Qual foi a proposta levantada pelos países industrializados durante a Conferência de Estocolmo 1972?

AS CONFERÊNCIAS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE225ESTOCOLMO-72Como vimos, os impactos ambientais são decor-rência de modelos de desenvolvimento que encaram a natureza e seus complexos e frágeis ecossistemas ape-nas como inesgotáveis fontes de energia e de maté-rias-primas, além de receptáculo dos resíduos poluen-tes produzidos pelas cidades, indústrias e atividades agrícolas. Todos esses impactos foram provocados por-que a natureza era vista apenas como fonte de lucros.A humanidade progrediu tanto em termos tec-nológicos que passou a ver a natureza como algo se-parado dela mesma. Já nos séculos XVIII e XIX, os impactos ambientais provocados pela crescente in-dustrialização eram muito grandes. Entretanto, ainda eram localizados e atingiam basicamente os trabalha-dores, as camadas mais pobres da população. Os pro-prietários das fábricas moravam distante das regiões fabris e tinham como se refugiar das diversas formas de poluição. Com o passar do tempo, devido à cres-cente expansão do processo de industrialização e ur-banização, os impactos ambientais foram aumentan-do, até que, após a Segunda Guerra Mundial (1939--1945), passaram a ter consequências globais.Para debater tais problemas, foi realizada, de 5 a 16 de junho de 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia). Nesse encontro, foram rediscutidas as polêmicas so-bre o antagonismo entre desen-volvimento e meio ambiente apresentadas em 1971 pelo Clu-be de Roma.Como vimos, a política do “crescimento zero” propu-nha o controle da natalidade e o congelamento do crescimen-to econômico como única solução para evitar que o aumento dos impactos ambientais levasse a uma tragédia ecológica mundial. Obviamente, essa era uma péssima solução para os países em desenvolvi-mento, os que mais necessitavam de crescimento econômico para promover as melhorias da qualida-de de vida da população.A Declaração de Estocolmo, documento elaborado ao final do encontro, composto por uma lista de 26 prin-cípios, estipulou ações para que os países buscassem resolver os conflitos inerentes entre as práticas de pre-servação ambiental e o crescimento econômico. Ficou estabelecido o respeito à soberania das nações, isto é, a liberdade de os países em desenvolvimento buscarem o crescimento econômico e a justiça social explorando de forma sustentável seus recursos naturais.

A Conferência de Estocolmo ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano ocorreu entre 5 e 16 de junho de 1972, na capital da Suécia.

Esse foi o primeiro evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir questões ambientais de maneira global.

A Conferência é considerada um marco na história da preservação do meio ambiente, pois pela primeira vez, dirigentes do mundo inteiro se reuniram para falar sobre o tema.

Objetivos da Conferência de Estocolmo

A Conferência de Estocolmo teve como objetivo discutir as consequências da degradação do meio ambiente como:

  • Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água
  • Debater soluções para reduzir os desastres naturais
  • Reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem
  • Elaborar as bases do desenvolvimento sustentável
  • Limitar a utilização de pesticidas na agricultura
  • Reduzir a quantidade de metais pesados lançados na natureza

O encontro também abordou as políticas de desenvolvimento humano e a busca por uma visão comum de preservação dos recursos naturais.

Participantes e discussões

A Conferência de Estocolmo contou com representantes de 113 países, entre eles o Brasil, e de 400 organizações governamentais e não-governamentais.

Houve duas posições antagônicas nesta conferência: os países desenvolvidos que defendiam o preservacionismo e os países em desenvolvimento, que alegavam a utilização dos recursos naturais para sua promoção econômica.

Estes últimos não concordaram com as metas de redução das atividades industriais, visto que tal ação poderia comprometer a economia.

Ao mesmo tempo, outros mostraram-se empenhados em cumprir os acordos estabelecidos. Por exemplo, os Estados Unidos comprometeram-se em reduzir a poluição em seu território.

O debate durante a conferência foi inflamado pela necessidade de adoção de um novo modelo de desenvolvimento econômico. Algo que conciliasse o uso das reservas naturais não renováveis, como o petróleo, ao mesmo tempo que não reduzisse o crescimento econômico.

Brasil na Conferência de Estocolmo

O Brasil foi um país decisivo em muitas das discussões promovidas. O País, que estava em pleno "milagre econômico", defendeu o uso dos recursos naturais a qualquer custo, sem se importar com a preservação ambienta.

O Ministro Costa e Cavalcanti, Ministro do Interior e chefe da delegação brasileira durante o evento, declarou:

Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição mais tarde.

Princípios da Conferência de Estocolmo

Após os debates foi elaborado o documento intitulado "Declaração sobre o Meio Ambiente Humano".

Entre os princípios desta Declaração está o reconhecimento de que os recursos naturais necessitam de gestão adequada para não serem esgotados. Afinal, estes precisam estar presentes e disponíveis para as gerações futuras.

O documento aponta que a capacidade de produção de recursos renováveis do planeta deve ser mantida e, se possível, melhorada e restaurada.

Entre os princípios da Declaração sobre o Meio Ambiente Humano estão:

  • Descarte correto de substâncias tóxicas
  • Apoio à luta contra a poluição
  • Prevenção à poluição em mares, utilização legítima do mar
  • Garantia de ambiente seguro para assegurar a melhoria da qualidade de vida
  • Assistência financeira e transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento
  • Melhoria das políticas adequadas dos estados-membros da ONU
  • Gestão racional dos recursos naturais em benefício de toda a população
  • Investimento em educação e pesquisa
  • Eliminação completa das armas de destruição em massa, como bombas nucleares

Importância da Conferência de Estocolmo

Embora nenhum acordo concreto fosse concluído em Estocolmo, a Conferência abriu caminho para o desenvolvimento sustentável, o Direito Ambiental e a consciência ecológica.

Também inaugurou a agenda mundial de discussões ambientais, e após a sua realização, a ONU criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

De igual maneira foi decidido que o dia 5 de junho, quando se iniciou a conferência, seria comemorado o Dia do Meio Ambiente.

O próximo passo seria a realização da Cúpula da Terra, que ficou conhecida como a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992.

Leia também:

  • Agenda 21
  • Dia Mundial do Meio Ambiente
  • Acordo de Paris
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Meio Ambiente

Referências Bibliográficas

"1972: o Brasil na Conferência de Estocolmo". Gabinete de História. Publicado em 18 de outubro de 2013. Consultado em 08.12.2020.

"Conferência de Estocolmo". Desvendando a História. Produzido por TV UVA. Publicado em 14 de junho de 2016. Consultado em 08.12.2020.

Qual foi a proposta levantada pelos países industrializados durante a Conferência de Estocolmo 1972?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual foi a proposta levantada pelos países industrializados durante a Conferência de Estocolmo?

Nele foi proposta a estagnação total do crescimento econômico como forma de impedir tragédias ambientais de grandes proporções no mundo. Solução que não agradava os países subdesenvolvidos que almejavam obter desenvolvimento a fim de garantir melhor qualidade de vida às suas populações.

O que foi proposto na Conferência de Estocolmo?

A Conferência de Estocolmo teve como objetivo discutir as consequências da degradação do meio ambiente como: Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água. Debater soluções para reduzir os desastres naturais. Reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem.

O que aconteceu em Estocolmo em 1972?

A Conferência de Estocolmo aconteceu nos dias 5 a 16 de junho e 1972 e reuniu chefes de Estado de 113 países, além de diversas organizações internacionais governamentais e não governamentais, observadores e jornalistas. Pautou temas como poluição atmosférica e consumo excessivo dos recursos naturais.

Qual desentendimento ocorreu na Conferência de 1972?

Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.