Qual cidade era a capital do Brasil antes da construção de Brasília?

Qual cidade era a capital do Brasil antes da construção de Brasília?

Por que o Rio de Janeiro deixou de ser capital do Brasil? O Rio de Janeiro foi a segunda capital do Brasil. A cidade perdeu o seu posto em 1960 para a cidade planejada de Brasília. Leia o texto e descubra detalhes sobre essa transição e o porquê que ela aconteceu.

Tudo começa as vésperas da independência do Brasil. José Bonifácio, então político, percebeu que a capital do país estava em situação vulnerável. Naquela época ataques de corsários franceses eram comuns e, por encontrar-se no litoral o Rio de Janeiro era alvo fácil de um ataque. Assim José Bonifácio sugere que seja construída uma cidade no planalto central.

O plano sugerido por José Bonifácio foi deixado de lado inicialmente e, apenas no fim do século XIX, foi aderido quando o Brasil já era uma república. Tudo começou com um projeto de lei sobre a transferência da capital para o interior que foi aprovado no congresso em 1891.

No ano seguinte, em 1892, o congresso aprovou uma expedição para fazer o reconhecimento de um terreno no planalto Central e estabelecer seus limites. A expedição incluía  astrônomos, engenheiros, militares, médicos, botânicos e uma gama de outros cientistas.

Mas mesmo com a aprovação da lei e a demarcação do território os presidentes não demonstraram interesse em construir a nova capital. Ainda assim, o projeto de lei prevaleceu nas próximas constituições (1934 e 1946)

Só quando Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil que a ideia que mudou o destino do Brasil foi colocada em prática. Juscelino Kubitschek queria não apenas evitar ataques marítimos mas também povoar o centro do Brasil. Naquela época o Centro do país era completamente deserto.

50 anos em 5. Esse era o lema do Presidente Juscelino Kubitschek. Ou seja, o plano de seu governo era fazer o Brasil crescer 50 anos em 5. Para isso ele investiu na abertura de indústrias, construção de estradas e investimento em energia elétrica. E seu plano mais ambicioso era a construção de Brasília.

Em 1956 o governou lançou um concurso para escolher o melhor projeto para construção da nova capital do Brasil. O projeto vencedor foi o do urbanista carioca Lúcio Costa. Ele chamou para a construção dos prédios o famoso arquiteto Oscar Niemeyer

A construção dos prédios principais de Brasília durou 3 anos. A maioria dos trabalhadores vinham do Nordeste, mas também vinham de Goiás e de Minas Gerais. O trabalho era exaustivo e as condições eram super precárias

Foram inúmeros desafios para a construção da cidade. O aeroporto mais próximo, ficava na cidade de Anápolis, a mais de 100km de Brasília. A estrada que ligava as duas cidades era de chão, o que dificultava o transporte de material.

A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960. A cidade de Brasília foi projetada para ser símbolo da modernização e desenvolvimento de Juscelino Kubistchek. O presidente usou a obra como propaganda nacionalista e modernista, para exaltar o seu governo.

Quem mais sofreu com toda essa mudança foi o Rio de Janeiro, que perdeu seu posto de capital do Brasil para Brasília. Praticamente toda grande cidade do Brasil tem uma avenida com o nome Juscelino Kubitschek. Mas o mesmo não acontece no Rio de Janeiro. Não existe nenhuma rua e nenhum monumento ao então presidente do Brasil na cidade.

Algumas pessoas ainda dizem que o real motivo para capital ter se mudado para Brasilía não foi evitar uma invasão marítima ou desenvolver o centro do Brasil. Naquela época o Rio de Janeiro tinha uma das populações mais alfabetizadas do Brasil. O que o governo na realidade queria era se isolar da população alfabetizada e esquivar-se de protestos.

Leia o nosso artigo se você quiser entender porquê o Rio de Janeiro se tornou capital do Brasil. Agora se você quer saber mais sobre a história do Brasil junte-se ao nosso free walking tour rio de janeiro.

Compartilhar:

Qual cidade era a capital do Brasil antes da construção de Brasília?
Qual cidade era a capital do Brasil antes da construção de Brasília?
Qual cidade era a capital do Brasil antes da construção de Brasília?

Na década de 1950, o processo de modernização da economia brasileira era um dos pontos fundamentais de discussão nos meios políticos e na sociedade brasileira. Na verdade, desde os tempos de Getúlio Vargas, entre 1930 e 1945, que o processo de industrialização e crescimento das cidades era resultado de uma política desenvolvimentista liderada pela ação do próprio governo brasileiro.

Em 1956, essa busca pelo desenvolvimento e pela modernização ganhou novos rumos com a chegada de Juscelino Kubitscheck ao posto de presidente do Brasil. Tendo como uma de suas marcas a modernização, JK, como era mais conhecido, tinha a ambição de executar o projeto “50 anos em 5”. Segundo esse ambicioso slogan, cada ano de seu governo representaria um avanço de dez anos na sociedade e na economia da nação.

Muitas vezes, esse tipo de projeto é marcado pela realização de grandes obras e construções que comprovam o que é anunciado. No caso de JK, a transferência e a construção de uma nova capital foi uma das ações de maior notoriedade e impacto de seu governo. Contudo, a ideia não era original. Em vários momentos foi cogitada a mudança da capital do país para o interior.

Para executar esse projeto de grandes proporções, o governo brasileiro entregou o projeto dos prédios públicos e do traçado da nova cidade nas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa. Juntos, desenvolveram um projeto arquitetônico arrojado e que contrastava com a as antigas e tradicionais capitais encontradas na Europa. Explorando curvas e formas, Brasília era algo nunca antes visto na própria história da arquitetura.

Entre as principais construções da cidade podemos destacar o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília e a Esplanada dos Ministérios. Além disso, podemos também salientar o desenho da cidade, organizado em formato de cruz e chamado de Plano Piloto. Marcado por grandes vias e grandes quadras, a cidade se organiza em setores que espalharam os serviços em diferentes pontos da cidade e um sistema de endereços eficiente.

Apesar de todas as características positivas e o traço moderno da nova capital, não podemos deixar de apontar os problemas trazidos com o surgimento da nova cidade. Primeiramente, devemos destacar que a construção de Brasília exigiu a realização de um grande número de empréstimos para a execução da obra. Com isso, a dívida externa do país aumentou muito e acabou trazendo sérios problemas para a economia.

Ao mesmo tempo, devemos destacar que a construção atraiu uma enorme quantidade de trabalhadores. Finalizadas as construções, muitos desses trabalhadores acabaram morando em regiões próximas à capital, dando origem a diversas cidades improvisadas que destoavam do projeto original destinado para a região. Ainda hoje, as regiões do chamado entorno de Brasília ainda são um delicado problema a ser resolvido por nossas autoridades.

Pesando problemas e qualidades, percebemos que Brasília é um importante marco histórico e arquitetônico do país. Além disso, tem a sua importância reafirmada ao ser o centro de onde emanam importantes decisões que afetam a vida de milhares de brasileiros. Sendo assim, misturando modernidade e política em suas origens, a capital torna-se um importante patrimônio a ser reconhecido por todos os cidadãos brasileiros.


Por Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Escola Kids
Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Qual cidade era a capital brasileira antes de Brasília?

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Qual foi a primeira capital brasileira?

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.

Quais foram as duas outras cidades antes de Brasília?

Antes da transferência para Brasília, duas outras cidades desempenharam o papel importante de capital federal. São elas: Salvador, de 1549 a 1763, Rio de Janeiro, de 1763 a 1960.

Qual era a capital do Brasil em 1950?

A primeira capital brasileira foi Salvador, entre 1549 e 1763, e depois o Rio de Janeiro, de 1763 a 1960. Fato pouco conhecido é que a a cidade de Curitiba foi nomeada capital do Brasil por três dias, de 24 e 27 de março de 1969. Atualmente, Brasília é a capital do Brasil desde 21 de abril de 1960.