Qual a importância do planejamento nas aulas de matemática?

O que são e como elaborar:

O que é um plano de aula?

       Um plano de aula funciona como um roteiro do professor, onde ele detalha quais atividades serão realizadas em sala e quais os seus objetivos, de modo que essa organização ajude em sua prática pedagógica e na aprendizagem de seus alunos.

      É no plano de aula que o professor aborda detalhadamente suas metodologias, quais recursos serão usados em sala de aula, quais atividades serão realizadas para atingir esses objetivos e qual será a forma de avaliação da turma.

    O plano pode abordar um tema geral, como por exemplo Funções quadráticas, ou apenas um subtema, como Concavidade da parábola, e pode durar algumas aulas ou até o bimestre todo.

O que um plano de aula deve conter?

Os itens básicos de um plano de aula são:

  • Disciplina
  • Turma
  • Responsável
  • Tema
  • Conteúdo
  • Quantidade de aulas
  • Objetivos
  • Recursos e Estratégias
  • Desenvolvimento
  • Avaliação

Qual a importância do planejamento nas aulas de matemática?

Montando seu plano

Vamos entender esses itens na prática:

  • Disciplina – diz respeito a sua area de ensino. Exemplo: matemática;
  • Turma – especifica para qual público o plano se dirige, por exemplo, 6º ano do Ensino Fundamental;
  • Responsável É o responsável pelo plano;
  •  Tema – É o tópico geral que voce irá tratar. Exemplo: Geometria Plana;
  • Conteúdo – São recortes ou subitens do tema, por exemplo, você pode tratar de todo o conteúdo de Geometria Plana previsto para o 6º ano, ou elaborar um plano apenas sobre polígonos regulares. Isto fica a seu critério;
  • Quantidade de aulas – É o número de aulas previstas para a implementação do plano. Exemplo: 2 horas-aula (100 minutos);
  • Objetivos – Aqui você deve expor os objetivos que espera que os ALUNOS alcancem. Este ponto é de extrema importância, pois você deve estabelecer esses objetivos pensando em quais atividade serão realizadas em sala para atender esses objetivos e de que forma você pode avaliar se esses eles foram atingidos. Na escrita dos objetivos alguns verbos para usar são: 

Dissertar, descrever, comentar, elaborar, identificar, diferenciar, efetuar, apontar, sistematizar, demonstrar, resolver, solucionar, representar, estabelecer, apresentar, manusear, questionar, criticar, expressar, aplicar, relacionar, utilizar, classificar, analisar, discutir, interpretar, coletar, resumir, comparar, obter dados, organizar, planejar.

  • Recursos e Estratégias – São os materiais ou recursos que voce usara em sala. Como estratégias há tendências muito interessantes para usar no ensino da matemática:
    • Uso de jogos
    • Uso de história da matemática
    • Uso de tecnologias
    • Uso de resolução de problemas

Lembre-se que ao usar alguma dessas tendências, por vezes é necessário propor um combinado com a turma antes das atividades. Por exemplo, no uso de jogos, alguns  combinados são: “Esta atividade tera duração de x aulas”, “Todos os membros do grupo devem entender as resoluções feitas”, etc.

  • Desenvolvimento – Aqui se dá a parte mais importante do plano, é onde voce descreverá detalhadamente cada atividade que será realizada, quais recursos serão utilizados, qual o tempo necessário para cada uma delas. Essa descrição das atividades recebe o nome de rubrica, e voce deve escrever de modo que isso te guie em suas aulas, de modo simples e objetivo;
  • Avaliação – A avaliação não necessariamente deve ser uma prova conteudista. Há diversas formas de se avaliar o aprendizado dos alunos, como observar a participação deles, pedir atividades para serem realizadas em grupos produtivos (alunos que sabem mais com alunos que sabem menos), atividades para casa ou ate mesmo o desempenho ao longo das aulas, com atividades em sala. O mais importante é que voce se lembre que a avaliação deve conter conteúdos  trabalhados com os alunos. Não se pode pedir em uma avaliação conteúdos que não foram abordados em sala ou pedir resoluções com grau de dificuldade muito além do que foi trabalhado com os alunos. Devemos ser coerentes aqui, e é na avaliação que podemos verificar se os alunos conseguiram de fato atingir aos objetivos propostos no início do plano;

Agora é sua vez!

Monte seu plano de aula e faça com que o aprendizado seja interessante e uma boa experiência para seus alunos!!

Você pode querer alguma ajuda da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para ver alguns livros interessantes aprovados pelo governo, e da Matriz de Avaliação Processual de Matemática do estado de São Paulo. Além disso, busque sempre mais recursos pois eles são indispensáveis em nossas aulas.

Para te ajudar ainda mais, disponibilizamos um plano realizado na disciplina de Educação Matemática Escolar I da Unicamp, desenvolvido por alunos de Licenciatura, incluindo eu, que trabalho nesse site! 

[powr-pdf-embed id="f2fd34d2_1575463422"]

Boa sorte!

Qual a importância do planejamento durante as aulas de matemática?

O Planejamento do ensino de matemática O Planejamento constitui em primeiro lugar, um instrumento para o aluno, no qual o professor estabelece com objetividade, simplicidade, validade e funcionalidade a ação educativa em matemática, cuja finalidade é contribuir com a formação do aluno em dimensão integral.

Qual a importância do planejamento para as aulas?

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

O que é planejamento de ensino e qual a sua importância?

O planejamento pedagógico, como o próprio nome já indica, é uma maneira de organizar as atividades e os conteúdos que serão trabalhados na escola durante o ano letivo. Esse documento esboçará as intenções da escola, explicitando os objetivos que cada professor ou turma espera atingir ao final das aulas.

Como fazer um planejamento de aula de matemática?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos).
Reflita sobre o público-alvo. ... .
Escolha o tema da aula. ... .
Defina o objetivo a ser alcançado. ... .
Defina o conteúdo a ser abordado. ... .
Decida a duração da aula. ... .
Selecione os recursos didáticos. ... .
Defina a metodologia a ser utilizada. ... .
Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos..