Qual teoria fundamentou a sistematização da assistência de enfermagem?

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruna Renata Farias dos Santos

Karmillys Kerley Santos da Costa

Universidade do Estado do Pará, Belém-Pará. 

Claudiane Santana Silveira Amorim

Universidade do Estado do Pará, Belém-Pará. 

Manuela Furtado Veloso de Oliveira

Universidade do Estado do Pará, Belém-Pará. 

Camilla Cristina Lisboa do Nascimento

Universidade do Estado do Pará, Belém-Pará. 

Regiane Camarão Farias

Universidade doEstado do Pará, Belém-Pará. 

Aloma Sena Soares

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Lisiany Carneiro de Santana Moreira

Universidade doEstado do Pará, Belém-Pará.   

Marcelo Williams Oliveira de Souza

Universidade doEstado do Pará, Belém-Pará.   

Marcia Helena Machado Nascimento

Universidade doEstado do Pará, Belém-Pará.   

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de graduandos de enfermagem no processo de assistência prestada a um paciente pediátrico em isolamento respiratório, fundamentando-se na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) para efetivar a Sistematização da Assistência de Enfermagem, servindo como base para atender a criança de forma holística. Relato de experiência: Os acadêmicos prestaram assistência a um paciente de dois anos de idade com cardiomiopatia congênita, o qual durante o período de hospitalização ficou em isolamento respiratório devido infecção de vias aéreas superiores. Os estudantes verificaram que o paciente havia sido diagnosticado com atresia pulmonar com comunicação intraventricular (1cm), persistência do canal arterial (2,5 mm) e crise de hipoxemia. Após a assistência de enfermagem os acadêmicos elencaram os principais diagnósticos de enfermagem: Troca de gases prejudicados relacionado à cardiomiopatia congênita, caracterizado por cianose central e periférica, dispneia de esforço; débito cardíaco diminuído relacionado à cardiomiopatia congênita caracterizado por alterações eletrocardiográficas. As principais prescrições de enfermagem relacionaram-se ao controle de infecção. Considerações finais: Fundamentar a assistência de enfermagem a pacientes pediátrico em isolamento respiratório, na Teoria das NHB, contribui para o cuidado holístico, suprindo as necessidades em todos os níveis (psicobiológico, psicossocial e psicoespiritual).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar

SantosB. R. F. dos, CostaK. K. S. da, AmorimC. S. S., OliveiraM. F. V. de, NascimentoC. C. L. do, FariasR. C., SoaresA. S., MoreiraL. C. de S., SouzaM. W. O. de, & NascimentoM. H. M. (2020). Sistematização da assistência de enfermagem em isolamento respiratório pediátrico a fulgor da teoria das necessidades humanas básicas: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (50), e2914. https://doi.org/10.25248/reas.e2914.2020

Seção

Relatos de Experiência

Copyright © | Todos os direitos reservados.

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo e qualquer forma de republicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. A reprodução total ou parcial para quaisquer fins deve ser autorizada pela revista.

Pergunta de Vitória Andreia Pereira Moreira em 30-05-2022

(4 votos)



Quem criou a sistematização da assistência de enfermagem?

Wanda Horta Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do Enfermeiro. No Brasil foi desenvolvido no ano de 1970 pela Enfermeira Wanda Horta. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o contexto histórico, processo de implantação e obstáculos da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Como foi desenvolvida a SAE?

Criado em janeiro de 1976 pela Pró-Reitoria de Graduação, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) nasceu com o propósito de desenvolver programas de apoio e de assistência aos estudantes que encontrassem dificuldades de permanência na Universidade, principalmente em função de problemas econômicos.

Quais são os 5 passos da SAE?

Conheça as cinco etapas do processo de enfermagem dentro da Sistematização da Assistência de Enfermagem

  1. Coleta de dados de Enfermagem ou Histórico de Enfermagem. ...
  2. Diagnóstico de Enfermagem. ...
  3. Planejamento de Enfermagem. ...
  4. Implementação. ...
  5. Avaliação de Enfermagem (Evolução)


O que é a sistematização da assistência de enfermagem?

A sistematização da assistência de enfermagem é um instrumento científico que proporciona ao enfermeiro o planejamento e a sistematização de suas ações. Como método no processo de trabalho do enfermeiro, acarreta maior visibilidade de suas ações.


Quais são as etapas do processo de enfermagem do trabalho?

Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.

Quando surgiu a enfermagem no Brasil?

Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil Começou em 1916 com um curso de socorrista, para atender às necessidades prementes da 1ª Guerra Mundial. Logo foi evidenciada a necessidade de formar profissionais (que desenvolveu-se somente após a fundação da Escola Anna Nery) e o outro para voluntários.


Como deve ser realizado o processo de enfermagem?

Quais são as etapas que compõem os processos de enfermagem?

  1. Coleta de dados de enfermagem e histórico. ...
  2. Diagnóstico de enfermagem. ...
  3. Planejamento de enfermagem. ...
  4. Implementação das ações propostas. ...
  5. Avaliação da enfermagem.

Quais são os requisitos da SAE?

Artigo 1º - a implantação, planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem Além disso cita que: . Artigo 2º - a implementação da SAE deve ocorrer em toda instituição da saúde pública e privada. Artigo 3º - a SAE deve ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário .

Por que a SAE é importante para a assistência de enfermagem?

Autonomia A implementação da SAE é fundamental por contribuir para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem (Marques; Carvalho, 2005), para a caracterização do corpo de conhecimentos da profissão (Jesus, 2002) e por trazer implicações positivas para o pacientee para equipe de


Quando começou a atenção dos enfermeiros brasileiros para a SAE?

A partir dos estudos de Horta (1979) no final da década de 1960 que a atenção dos enfermeiros brasileiros começou a ser direcionada para a SAE. Enfatizou-se o planejamento da assistência na tentativa de tornar autônoma a profissão e de caracterizá-la como ciência, por meio da implantação da SAE

Qual teoria fundamenta a sistematização da assistência de enfermagem?

Conclusão: a Sistematização da Assistência de Enfermagem apoiada na teoria do cuidado transcultural proporcionou melhorias à saúde do acamado e da sua família, motivando a adesão dos cuidadores ao plano de cuidados.

Como surgiu a sistematização da assistência de enfermagem?

História do SAE Criado em janeiro de 1976 pela Pró-Reitoria de Graduação, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) nasceu com o propósito de desenvolver programas de apoio e de assistência aos estudantes que encontrassem dificuldades de permanência na Universidade, principalmente em função de problemas econômicos.

Qual teoria de enfermagem está mais relacionada com SAE?

Resultados: em 79% dos artigos analisados foi enfatizada a necessidade de utilizar um modelo teórico para implementar o Processo de Enfermagem, sendo as mais utilizadas a Teoria da Adaptação de Callista Roy e a de Jean Watson, ambas utilizadas para a implementação da SAE em 15,7% da amostra.

O que e a teoria de Wanda Horta?

Segundo a teoria de Wanda Horta, a enfermagem e as demais áreas da saúde precisam trabalhar observando os seus pacientes e dando a eles o que é de necessidade básica. Para isso, foram criados seis passos fundamentais, que regem esse procedimento e que fazem parte da Enfermagem nos dias de hoje.