Qual a importância do conhecimento das propriedades dos materiais de construção?

Apresentação em tema: "Importância dos materiais de construção"— Transcrição da apresentação:

1 Importância dos materiais de construção
Eng. Msc. Michel Fernando Albertim

2 Materiais de Construção I
- O aluno deverá saber as propriedades, limitações, vantagens e utilização dos materiais para especificá-los com precisão; - Não adianta somente saber calcular uma viga é preciso também saber dosar o concreto;

3 Materiais de Construção I
- Da qualidade dos materiais empregados irá depender a solidez, a durabilidade, o custo e o acabamento. Ex.: uma parede pode ser feita de diferentes materiais, mas, a cada um corresponderão diferentes qualidades e diferentes aparências, caberá ao profissional escolher o mais apropriado;

4 Materiais de Construção I
- Seu conhecimento profundo pode representar, muitas vezes a resposta a problemas aparentemente insolúveis, ou uma grande economia na construção. - Em resumo é com a disciplina materiais de construção que se aprendem as qualidades, os defeitos e as possibilidades de cada material. Pois conhecidas, cabe ao projetista escolher aqueles mais apropriados para aquele projeto.

5 Materiais de Construção I
História: - Nas civilizações primitivas, o homem empregava os materiais assim como os encontrava, não os trabalhava; - Pouco tempo depois aprendeu a modelá-los e adaptá-los as necessidades; - Até a época dos grandes descobrimentos as técnicas e resumia em modelar os materiais encontrados;

6 Materiais de Construção I
História: - Na construção predominavam a pedra, a madeira e o barro. Os metais eram pouco empregados e muito menos os couros e fibras vegetais; - Com o tempo o homem passou a exigir materiais mais resistentes, maior durabilidade e melhor aparência;

7 Materiais de Construção I
História: - Durante muito tempo, para grandes vãos e cargas só se usava a pedra; - Tornava necessário um material de fácil moldagem como o barro e resistente como a pedra. Daí surgiu o concreto; - Pouco tempo depois aperfeiçoou e para vencer grandes vãos surgiu o concreto armado e depois surgiu o concreto protendido;

8 Materiais de Construção I
História: - Sua evolução é tão rápida que o profissional que deseja ficar atualizado deve estar sempre atento aos novos materiais que surgem.

9 Materiais de Construção I
História:

10 Materiais de Construção I
História:

11 Materiais de Construção I
História:

12 Materiais de Construção I
História:

13 Materiais de Construção I
História:

14 Materiais de Construção I
História:

15 Materiais de Construção I
História:

16 Materiais de Construção I
Especificações Técnicas e Memorial Descritivo: - Conceito: são os elementos escritos de um projeto de engenharia; - Um projeto de engenharia não consiste apenas em plantas, desenhos e cálculos. Inclui uma parte de redação, sob forma de memorial descritivo e de especificação técnica; - Memorial descritivo é a simples descrição e indicação dos materiais a serem empregados e dos locais de construção.

17 Materiais de Construção I
Especificações Técnicas e Memorial Descritivo: - É dirigido a pessoas que não tem formação técnica, com a finalidade de fazê-los compreender o projeto e sua aparência quando for concluído.

18 Materiais de Construção I
Especificações Técnicas e Memorial Descritivo: Especificações Técnicas indicam minuciosamente as propriedades mínimas que os materiais devem apresentar e a técnica que será empregada na construção. - É dirigido ao Construtor, Engenheiro, Técnico e Tecnólogos em Edificações e visa assegurar que a obra será executada com os cuidados apontados, ou seja especificados no projeto. - Ex.: Reboco: o reboco deverá revestir a alvenaria da edificação, composta de argamassa de cimento portland, areia e barro no traço 1:6:2;

19 Materiais de Construção I
Especificações Técnicas e Memorial Descritivo: Ex.cont.: Os rebocos serão regularizados a réguas de alumínio, desempenadeira de madeira e esponja e deverão apresentar aspectos uniformes, com parâmetros perfeitamente planos, sem ondulação ou desigualdade de alinhamento.

20 Materiais de Construção I
Especificações Técnicas e Memorial Descritivo: Como especificar materiais: a) Use da maior exatidão possível definindo todos elementos que possam variar de procedência; b) Cite sempre os dados técnicos do material desejado, para não dá margem para o construtor aplicar o material mais conveniente (qualidade duvidosa). Ex.: Lajota cerâmica 20x20 cor branca, de resistência a abrasão PEI4;

21 Materiais de Construção I
Especificações Técnicas e Memorial Descritivo: Como especificar materiais: c) Convém nomear o material, sua classe, o tipo, a dimensão desejada, e até a marca (procedência); d) Procurar não esquecer nenhum material; e) É recomendável rever catálogos dos materiais que estão sendo especificados para estar atualizados.

22 Materiais de Construção I
Especificações Técnicas e Memorial Descritivo: Como especificar materiais: c) Convém nomear o material, sua classe, o tipo, a dimensão desejada, e até a marca (procedência); d) Procurar não esquecer nenhum material; e) É recomendável rever catálogos dos materiais que estão sendo especificados para estar atualizados.

23 Materiais de Construção I
Normalização: Origem: embora rudimentar a normalização já era empregada por alguns povos antigos. Os tijolos dos Persas eram de dimensões normalizadas, assim como a seção dos aquedutos romanos e as pedras de construção dos egipícios.

24 Materiais de Construção I
Normalização: Em cada país existe organismo que estabelecem normas que padronizem as especificações dos materiais. Entidades normalizadoras: No Brasil cabe a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – RJ (sociedade civil sem fins lucrativos); - Existem outras entidades particulares ou oficiais que tem o mesmo objetivo:

25 Materiais de Construção I
Normalização: - Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP); - Instituto Brasileiro de Concreto (IBC); - Instituto Brasileiro do Pinho (IBP); - Inmetro. Exemplo de entidades americanas: - American Society for Testing Material (ASTM); - American Standard Association (ASA); - International Organization for Standadization (ISO).

26 Materiais de Construção I
Normalização: - Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP); - Instituto Brasileiro de Concreto (IBC); - Instituto Brasileiro do Pinho (IBP); - Inmetro. Exemplo de entidades americanas: - American Society for Testing Material (ASTM); - American Standard Association (ASA); - International Organization for Standadization (ISO).

Qual a importância de se conhecer os materiais de construção?

Nenhuma obra é feita sem uso de materiais de construção. Sua qualidade e durabilidade garantem a qualidade e durabilidade da edificação. Algumas propriedades fazem com que eles sejam adequado ao uso, entre eles estão: a resistência, a trabalhabilidade, a durabilidade, a higiene e a segurança.

Qual a importância do conhecimento da ciência dos materiais para a engenharia?

A ciência e engenharia de materiais têm um papel basilar em todo o ciclo de tecnologia energética, desde a melhoria das fontes primarias (petróleo, carvão, gás natural, energia nuclear, hidrelétrica etc.), até novos sistemas para transmissão e conservação e novos produtos e serviços para o consumidor.

Qual a importância dos materiais?

Para além do conforto visual e físico que podem proporcionar, os materiais são essenciais para criar um espaço coerente e à imagem da empresa (e dos colaboradores) que o vai utilizar.

Qual o objetivo de se estudar a ciência e engenharia dos materiais?

A ciência e engenharia de materiais é fundamental para estudantes e profissionais desta área do conhecimento que tem como objetivo estudar e desenvolver estruturas e materiais para produzir produtos com o desempenho adequado e a durabilidade esperada.