Qual a importância da gestão estratégica de custos nas organizações?

A Gestão de Custos compõe todos os gastos e investimentos necessários para que a organização realize suas atividades e produza. Ela serve para direcionar o planejamento estratégico do seu negócio.  

Um ponto importante é que essa gestão auxilia na definição da melhor margem de lucro, sendo essencial para a gestão de desempenho e rendimento da sua empresa.  

Para entender melhor quais tipos de custos existem dentro da empresa, é preciso organizá-los entre os custo fixos e variáveis. 

  • Custo fixos são aqueles que acontecem frequentemente, como energia e água, fornecedores, salários, alugueis e outros. 
  • Custos variáveis são gastos correspondentes à produção e comercialização dos produtos/serviços, como por exemplo a comissão dos vendedores. 

Entender os benefícios da gestão de custos é muito importante para a saúde financeira da sua empresa, conseguindo equilibrar de forma tranquila as entradas e saídas. 

Entre os benefícios dessa prática, temos: 

➡️ Aumento da margem de lucro das operações; ➡️ Melhoria da qualidade informacional para tomada de decisão; ➡️ Maior eficiência no processo orçamentário;➡️ Redução significativa de desperdícios; ➡️ Melhoria na produtividade.

Pensando em nisso, a Unus Consultores conta com profissionais qualificados para prestar um serviço que permite compreender, desde a origem até o melhor gerenciamento de despesas, buscando aplicar metodologia para “reduzir custos” da sua empresa. 

A  Gestão Estratégica de Custos (GEC) consiste em um método com o objetivo de melhorar os processos de aperfeiçoamento e criação de valor, buscando aumentar a lucratividade com alternativas para diminuir os custos de produção. Dessa forma, você será capaz de avaliar toda a sua cadeia de produção.

Com isso, sua empresa estará preparada para administrar os custos e tornar os meios produtivos mais eficientes e de acordo com as necessidades do seu negócio. Quer saber como fazer tudo isso? Continue acompanhando este post!

Ações da GEC

Para implementar a gestão estratégica de custos de forma eficiente e de um modo que esteja de acordo com a sua empresa, é preciso considerar algumas ações. São elas:

Custeio ABC

É a ferramenta criada para o gerenciamento e o custeio das atividades que demandam recursos, de modo que seja possível medir, reduzir, identificar ou eliminar as atividades que não geram valor ao seu cliente.

Resumindo, está relacionada às atividades que a sua empresa realiza no processo de fabricação de seus produtos ou serviços.

Sendo assim, é possível mensurar os custos e, para isso, basta que você atribua os recursos de cada atividade e designe-as com base em seu custeio. Com isso, também é possível diminuir as distorções causadas pelo rateio que, geralmente, é utilizado na absorção de custos.

Custeio de atributos

É a consideração de todos os atributos usados para custear os produtos ou serviços que os diferenciam de acordo com as necessidades e preferências dos seus clientes. Dessa forma, é possível melhorar significativamente a eficácia dos seus serviços e, assim, aumentar a lucratividade.

Benchmarking

Tem o objetivo de buscar melhorias nas práticas dos serviços ou produtos. Por meio desse processo, a melhoria se dá pela identificação e avaliação comparativa entre as melhores ações utilizadas na gestão, praticadas no mercado.

Resumindo: você analisará como uma empresa, no mesmo segmento da sua, desempenha determinadas funções a fim de melhorar os seus processos.

Com isso, você será capaz de oferecer resultados melhores do que os seus concorrentes por meio da busca por melhoria contínua em relação aos seus processos, custos, prazos e etc.

Estimativa de custo da concorrência

Para uma gestão estratégica de custos efetiva, será necessário que você realize uma coleta de dados e estimativas dos seus concorrentes, levando em consideração os fornecedores, os clientes e os processos em comum. Dessa maneira, é possível que você se mantenha em constante comparação.

Indicadores que mantêm a eficácia da GEC

Para manter o bom funcionamento da gestão estratégica de custos, você pode acompanhar alguns indicadores ou KPIs para a verificação dos resultados. Alguns são:

Rentabilidade

Por meio da rentabilidade, você saberá se o investimento, plano, ou meta, é recomendado ou viável economicamente, tendo conhecimento sobre a possibilidade de o objetivo ser alcançado (ou não) da forma esperada.

Capital de giro

Com os resultados do seu giro, é possível avaliar como está o andamento das suas vendas, das compras e principalmente dos prazos e diferenças de dias existentes entre estes itens. Com isso, você terá mais base para definir estratégias a fim de melhorar a lucratividade e a redução de custos da sua empresa.

Endividamento

Fazer uma avaliação do nível de endividamento do seu negócio é essencial para a sua análise financeira e de riscos. Dessa forma, é possível conferir se a sua empresa será capaz de cumprir com as obrigações relacionadas às dívidas.

Margem

A margem de lucro está diretamente ligada à sua gestão estratégica de custos, pois é ela quem aponta se você está lucrando ou não.

Aplicando os passos da gestão estratégica de custos, é possível ter uma visão mais ampla dos resultados que a sua empresa vem apresentando e alcançar uma base mais sólida para a tomada de decisões, além de aumentar a sua lucratividade e reduzir os custos de produção por meio das análises citadas.

Se você ainda tem dúvidas sobre como aplicar essa gestão na sua empresa, entre em contato conosco que o ajudaremos e tornaremos seu trabalho ainda mais fácil. Vamos lá!

Qual a importância da gestão estratégica de custos?

A gestão estratégica de custos é importante para as organizações, pois auxiliará nas suas decisões, quando colocada em prática, seja no planejamento, na execução de suas ações e na tomada de decisão.

O que e gestão de custo importância e benefícios para a empresa?

Gestão de custo pode ser definido como o processo de planejamento e controle do orçamento do negócio. Auxilia na previsão de despesas da empresa para que se possa limitar seus gastos dentro do orçamento. Dessa forma, é parte integrante da gestão do negócio.

Por que a gestão estratégica de custos e importante para a empresa e quais outras áreas também podem contribuir na elaboração das estratégias?

Uma gestão de custos eficaz viabiliza a análise antecipada dos riscos, bem como a possibilidade de elaboração de ações para evitá-los ou, ao menos, reduzir seus impactos nos resultados. Ao diminuí-los, consegue-se também minimizar as oscilações na produção.

O que e uma gestão estratégica de custos?

A Gestão Estratégica de Custos (GEC) consiste em um método com o objetivo de melhorar os processos de aperfeiçoamento e criação de valor, buscando aumentar a lucratividade com alternativas para diminuir os custos de produção. Dessa forma, você será capaz de avaliar toda a sua cadeia de produção.