Por que podemos entender que o resultado da revolução inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra assumisse o pioneirismo na revolução industrial?

Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

História

Escola Educacao Criativa

Por que podemos entender que o resultado da revolução inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra assumisse o pioneirismo na revolução industrial?

Enviada por:

Vilaine Medeiros


1 resposta(s)

Por que podemos entender que o resultado da revolução inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra assumisse o pioneirismo na revolução industrial?

Junior Junior

Há mais de um mês

Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).

Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).

Essa pergunta já foi respondida!

Perguntas recomendadas

Explique o que ocasionou a revolução industrial? Curte

Vilaine Medeiros

Quais as consequências da revolução industrial? Curti por favor

Vilaine Medeiros

Pq podemos entender que o resultado da Revolução Inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra assumisse a dianteira na Revolução Industrial?

Vilaine Medeiros

Pergunta enviada por Fabiana Almeida Souza dos Santos, Prado, BA

Porque o país soube lidar com o contexto da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos - até então feitos artesanalmente. Com a nova demanda, porém, o país criou máquinas, aumentou a produtividade e diminuiu os custos, provocando uma crise do sistema artesanal no restante do mundo. Outros fatores favoreciam a Inglaterra: a presença de mão de obra barata e de comerciantes empreendedores, a possibilidade de utilizar matéria-prima do próprio país e das colônias e, por fim, condições de continuar exportando (possuíam navios e tinham o controle de portos e rotas de comércio).

Fonte Rosana Schwartz, historiadora e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Na segunda metade do século XVIII, acontecia a Revolução Industrial na Inglaterra, processo que proporcionou as significativas mudanças na economia e na sociedade inglesa. Mas, pouco nos perguntamos, quais foram os motivos do pioneirismo inglês no processo de industrialização?

Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas. A seguir iremos nos ocupar de cada um desses motivos.

O primeiro motivo seria o acúmulo de capitais que a Inglaterra havia alcançado pelo monopólio comercial durante a Expansão Marítima europeia, desde o século XVII, a Inglaterra implantou uma política Mercantilista de acúmulo de metais preciosos (ouro e prata) oriundos de suas colônias e também das colônias portuguesa e espanhola. O Mercantilismo inglês colocou a economia em crescimento.

Os Cercamentos se constituíram como o segundo motivo do processo industrial ter iniciado na Inglaterra no século XVIII. Os grandes proprietários rurais através de decretos reais puderam incorporar as terras comunais, antes pertencentes à igreja católica e camponeses. Esses últimos foram expulsos das terras e se deslocaram para as cidades para trabalhar nas indústrias. As terras passaram a ser utilizadas pelos grandes proprietários para criação de ovelhas e produção de lã, matéria-prima essencial para produção de tecidos nas pioneiras manufaturas têxteis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O terceiro motivo foi a presença de fontes de energia natural na Inglaterra, como o carvão e o ferro. O território inglês era constituído por importantes reservas de minério de ferro e carvão mineral (Minas inglesas), que posteriormente se tornou o principal combustível das inovações técnicas, ou seja, das máquinas a vapor que substituíram as máquinas movidas à força motriz humana, pela força motriz mecanizada, ampliando bruscamente a produção de mercadorias.

A principal inovação técnica no século XVIII foi a máquina a vapor, a criação desta ferramenta para as fábricas foi o quarto motivo do pioneirismo inglês no processo industrial. A máquina a vapor revolucionou o processo de produção de mercadorias, a substituição da energia humana pela energia a vapor (carvão mineral e minério de ferro) levou ao aumento da produção de mercadorias e a crescente industrialização e urbanização da Inglaterra no século XVIII.

Todos os quatro motivos interligados foram primordiais para o processo de industrialização ter ocorrido na Inglaterra, proporcionando grandes mudanças sociais e econômicas no mundo com o desenvolvimento do sistema capitalista.


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por que podemos entender que o resultado da Revolução Inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra?

Ao determinar a limitação do poder real em seu país, a Revolução Inglesa foi de suma importância para que a burguesia fosse claramente beneficiada pela atuação de seu parlamento.

Por que podemos entender que o resultado da Revolução Industrial foi de suma importância?

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

Por que a Inglaterra foi a pioneira na Revolução Industrial Brainly?

Porque o país soube lidar com o contexto da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos - até então feitos artesanalmente.

Qual e a relação entre a Revolução Industrial e a Revolução Inglesa?

A Revolução Inglesa é considerada a primeira revolução burguesa da Europa. Ou seja, marca a ascensão política da burguesia em relação à nobreza, um processo que se espalharia pelo continente e se consolidaria com a Revolução Francesa em 1789. Também foi fundamental para permitir a Revolução Industrial na Inglaterra.