Qual a importância de se conhecer o comportamento humano?

Toda pessoa é diferente uma da outra, afinal, cada uma possui suas próprias crenças, origens, cultura e costumes. São essas características que tornam o ser humano único. Portanto, entender essas diferenças é necessário dentro do ambiente corporativo – e na sociedade! – para respeitar e compreender o próximo.

Na área de gestão de pessoas existem diversas ferramentas que tornam possível o melhor entendimento sobre o profissionais e suas ações. Um desses recursos é o perfil comportamental, que funciona como um mapeamento que ajuda a detectar habilidades, aptidões e, sobretudo, padrões de comportamentos em determinadas situações.

Essas informações nas mãos do RH podem valer ouro, tanto para a empresa quanto para os funcionários, pois por meio delas os profissionais de Recursos Humanos juntamente com os gestores conseguem entender qual a melhor dinâmica para o desenvolvimento dos colaboradores, não somente dentro da organização, mas na vida de um modo geral.

Os principais perfis que podem ser encontrados em uma análise de perfil comportamental são: executores, comunicadores, planejadores e analistas. Você pode ler mais sobre esses conceitos no texto “Conheça 4 tipos de colaboradores e extraia o melhor deles na empresa”.  

Qual a importância de entender o comportamento humano?

A análise do comportamento humano está relacionado a psicologia e filosofia. O primeiro campo de estudo avalia as questões comportamentais e os processos mentais, isto é, o que motiva as pessoas, o que sustenta, as sensações, emoções, aprendizagem.

Já a segunda área busca entender, de grosso modo, como as pessoas se comportam diante de estímulos em um contexto social, ou seja, quais comportamentos são esperados ou pré-determinados pela sociedade em situações especificas ou até mesmo cotidianas.

Os profissionais de RH devem conhecer esses conceitos para entender o que motiva as pessoas dentro de uma empresa. E baseando-se no perfil comportamental é possível compreender o modus operandi dos profissionais e como eles funcionam em diversos contextos, como por exemplo, em momento de alta pressão se agem mais pela emoção ou razão, se possuem tomadas de decisões rápidas, se são pessoas resolutivas, entre outros aspectos.

Com base nas informações que são obtidas, os RH e gestores podem trabalhar de forma individual com os profissionais no intuito de maximizar as soft skills e trabalhar da melhor maneira possível para diminuir ou eliminar os bloqueios e inseguranças.

Deste modo, as principais vantagens da realização de um perfil comportamental são:

Mais autoconhecimento para o colaborar

Pessoas que buscam o autoconhecimento tendem a tomar decisões mais assertivas e conscientes com relação a si próprio. Portanto, possuem maior inteligência emocional para lidar com situações adversas, agindo de forma mais racionalizada e ter esse domínio é extremamente importante não somente dentro da empresa, mas em todos os outros aspectos da vida.

Facilidade no gerenciamento de conflitos na empresa

Justamente por entender como cada profissional age de acordo com as situações, os gestores conseguem direcionar e orientar de maneira mais assertiva os profissionais em momentos de conflitos, agindo como um mediador e até mesmo como um apaziguador quando a ocasião pede.

Além disso, com o perfil comportamental, os profissionais que possuem mais afinidades podem trabalhar juntos, tornando assim o ambiente mais harmonioso.

Desenvolvimento e retenção de talentos

As empresas têm papel fundamental no desenvolvimento dos colaboradores, mas cada funcionário possui necessidades diferentes, e por meio de um perfil comportamental é possível entender essas demandas e trabalhar de maneira mais personalizada com os profissionais, a fim de desenvolvê-los.

Agora que você entender a importância do perfil comportamental, que tal colocar em prática esse método?

Continue acompanhando o blog da Benefício Certo para ler mais sobre gestão de pessoas, RH e tendências do setor!

A Psicologia é a ciência que se preocupa em estudar a subjetividade humana. Atua tanto nas expressões humanas visíveis (comportamentos) como naquelas que não podem ser vistas, como nossos pensamentos. O termo “psicologia” tem origem grega e é formado a partir da junção de duas palavras:

Psique (mente) + logia (estudo)

Leia também: Os sonhos

Tópicos deste artigo

  • 1 - → Escolas da Psicologia
  • 2 - → Curso de Psicologia
  • 3 - → O que se estuda em Psicologia?
  • 4 - → Símbolos da Psicologia
  • 5 - → Juramento do psicólogo
  • 6 - → Áreas da psicologia
  • 7 - → Código de Ética Profissional do Psicólogo

→ Escolas da Psicologia

Assim como muitas áreas do conhecimento, a Psicologia apresenta diferentes abordagens de estudo. Como exemplo de escolas da Psicologia, temos o Behaviorismo e a Psicanálise.

Qual a importância de se conhecer o comportamento humano?

Entender a mente humana é um dos papéis do psicólogo.

  • Behaviorismo: está voltado para o estudo do comportamento humano. Para os psicólogos que utilizam essa escola, existem dois tipos de comportamentos: o respondente e o operante. No comportamento respondente, o indivíduo comporta-se involuntariamente. Já no operante, o indivíduo apresenta consciência de seu comportamento.

  • Psicanálise: tem como pilares as ideias de Sigmund Freud. Essa escola visa ao estudo da mente e tem como foco o inconsciente do indivíduo. De acordo com essa abordagem, o inconsciente expressa-se de modo velado no consciente. Assim, o inconsciente pode, por exemplo, manifestar-se nos atos falhos e sonhos. A cura de certos problemas, portanto, seria possível por meio da conscientização do inconsciente. De acordo com Freud,

sofremos de reminiscências que se curam lembrando”.

Leia também: Consciente e Inconsciente

→ Curso de Psicologia

O curso de Psicologia possui duração média de cinco anos eintegra a área de conhecimento das ciências humanas. Esse curso é oferecido em várias faculdades públicas e também na rede privada. Dependendo da instituição de ensino escolhida, além da formar psicólogos, podem também ser oferecidas as opções de cursar as habilitações em bacharelado e licenciatura.

Qual a importância de se conhecer o comportamento humano?

As universidades oferecem formação de psicólogo e também habilitações em bacharelado e licenciatura.

A lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão do psicólogo. De acordo com essa legislação, “a formação em Psicologia far-se-á nas Faculdades de Filosofia, em cursos de bacharelado, licenciado e Psicólogo”. Ainda segundo essa lei, temos:

  • “Art. 11. Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia, é conferido o direito de ensinar Psicologia em cursos de grau médio, nos termos da legislação em vigor.

  • Art. 12. Ao portador do diploma de Licenciado em Psicologia é conferido o direito de lecionar Psicologia, atendidas as exigências legais devidas.

  • Art. 13. Ao portador do diploma de Psicólogo, é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.”

→ O que se estuda em Psicologia?

A Psicologia estuda a subjetividade humana e, portanto, atua na análise dos comportamentos e dos pensamentos humanos. No curso de Psicologia, o estudante terá disciplinas como:

  • História da Psicologia

  • Fisiologia do Sistema Nervoso

  • Anatomia do Sistema Nervoso

  • Gênero

  • Corpo e Sexualidade

  • Neuropsicologia

  • Direitos Humanos

  • Teoria e Técnicas Psicoterápicas

  • Psicologia Geral

  • Genética

  • Psicopatologia

  • Psicofarmacologia

  • Teoria Psicanalítica

  • Psicologia Social

  • Psicologia Genética

  • Ética

Vale salientar que as disciplinas variam de uma instituição de ensino para outra. Além disso, em muitas instituições, é possível cursar matérias optativas.

Leia também: Um estudo psicológico sobre o perfil dos jogadores estratégicos

→ Símbolos da Psicologia

Qual a importância de se conhecer o comportamento humano?

Lápis-lazúli é a pedra do curso de Psicologia.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia,

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • A faixa da beca dos formandos do curso de graduação em Psicologia é da cor azul;

  • A pedra para o anel de formatura é a pedra lápis-lazúli;

  • O símbolo da Psicologia é a letra grega “psi”.

Qual a importância de se conhecer o comportamento humano?

A letra grega “psi” é o símbolo da Psicologia.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, por meio da Resolução CFP nº 002/2006, estabelece o seguinte texto para juramento:

"Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições."

→ Áreas da psicologia

De acordo com a Resolução CFP nº 013/2007, que institui a consolidação das resoluções relativas ao título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro, as especialidades da Psicologia são:

I. Psicologia Escolar/Educacional

II. Psicologia Organizacional e do Trabalho

III. Psicologia de Trânsito

IV. Psicologia Jurídica

V. Psicologia do Esporte

VI. Psicologia Clínica

VII. Psicologia Hospitalar

VIII. Psicopedagogia

IX. Psicomotricidade

X. Psicologia Social

XI. Neuropsicologia

O Código de Ética Profissional do Psicólogo visa a determinar os padrões esperados em relação à atividade prática desse profissional. Trata, portanto, dos padrões de conduta esperados para a categoria. De acordo com esse código, os princípios fundamentais são:

Qual a importância de se conhecer o comportamento humano?

O psicólogo trabalhará a fim de promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

I - O psicólogo baseará seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

II - O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

III - O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente as realidades política, econômica, social e cultural.

IV - O psicólogo atuará com responsabilidade por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.

V - O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

VI - O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia seja aviltada.

VII - O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste código.

Ainda de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é importante frisar que “é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações a que tenha acesso no exercício profissional”. Além disso, “o psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão”.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Qual a importância de se compreender o comportamento humano?

Por fim, aprender sobre o comportamento humano também nos ajuda a nos conhecermos melhor. Assim, desenvolvemos atitudes mais positivas, ganhamos mais foco e entusiasmo e conseguimos nos manter focados em nossos objetivos. Pontos essenciais para qualquer pessoa que deseja conquistar o sucesso.

Como conhecer o comportamento humano?

7 Dicas Poderosas de Como a Entender a Mente Humana e Evoluir.
1 – Atente-se aos Seus Diálogos Internos. ... .
2 – Comece a Se Observar. ... .
3 – Reconheça os Comportamentos Inadequados. ... .
4 – Encontre Atitudes Positivas Para Substituí-los. ... .
5 – Defina Metas Para Transformar Hábitos. ... .
6 – Imagine Sua Vida Após Essa Mudança..

O que você entende por comportamento humano?

O comportamento humano é um conjunto de operações fisiológicas, motoras, verbais, mentais, nas quais o indivíduo faz agir o seu corpo (cérebro, músculos, língua, etc.), o que assume determinados significados em virtude de o Homem viver em sociedade e ser dotado de uma determinada cultura.

Qual é a importância do estudo do comportamento do homem?

A abordagem do desenvolvimento humano confere o conhecimento das características comuns de cada faixa etária e compreender as particularidades individuais, de modo a permitir a explicação da sua importância no processo de aprendizagem.