1. qual é a diferença entre as usinas termelétricas e as usinas termonucleares?

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras termelétrica ou termoelétrica sempre que quisermos referir uma usina que utiliza fontes térmicas na produção de energia elétrica, ou seja, através da queima de carvão, óleo combustível, gás natural, bagaço de cana, resíduos de madeira e outros. As duas palavras são socialmente aceitas e muito utilizadas pelos falantes. Podemos dizer apenas termelétrica ou termoelétrica, bem como usina termelétrica ou usina termoelétrica.

As palavras termelétrica ou termoelétrica são formadas por derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o prefixo term(o)- mais a palavra elétrica. O prefixo term(o)- é um elemento de formação de palavras de origem grega e exprime a ideia de calor, temperatura.

Exemplos:
As termelétricas utilizam combustíveis fósseis e biomassa para a produção de energia.
As termoelétricas utilizam combustíveis fósseis e biomassa para a produção de energia.

Em 2010 existiam 1384 usinas termelétricas em funcionamento no Brasil.
Em 2010 existiam 1384 usinas termoelétricas em funcionamento no Brasil.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: termelétrica, termoelétrica.

1. qual é a diferença entre as usinas termelétricas e as usinas termonucleares?

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Também podem interessar

Outras dúvidas

Veja também

  • Palavra-chave ou palavra chave
  • Desver: uma nova palavra?
  • Prefixo pré: com hífen ou sem hífen?
  • Prefixo pós: com hífen ou sem hífen?
  • Prefixo pró: com hífen ou sem hífen?
  • Hidrelétrica ou hidroelétrica
  • Palavras terminadas em EZA e ESA
  • Plural das palavras terminadas em ÃO

Ouça este artigo:

A usina termoelétrica é uma instalação industrial que produz energia a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis (como carvão mineral, óleo, gás, entre outros) ou por outras fontes de calor (como a fissão nuclear, em usinas nucleares).

Essas usinas funcionam da seguinte maneira:

Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, essa água será transformada em vapor, cuja a força irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um gerador.

Uma maneira de se aquecer o caldeirão é através da queima de combustíveis fósseis (óleo, carvão, gás natural). Após a queima eles são soltos na atmosfera causando grandes impactos ambientais.

Uma outra maneira de aquecimento é utilizando a energia nuclear, através de reações nucleares como a quebra (fissão) do urânio.

1. qual é a diferença entre as usinas termelétricas e as usinas termonucleares?

Usina Nuclear é um tipo de termoelétrica. Ilustração: US NRC.gov [adaptado]

Após o vapor ter movimentado as turbinas ele é enviado a um condensador para ser resfriado e transformado em água líquida para ser reenviado ao caldeirão novamente, para um novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utilizando água de um rio, um lago ou um mar, mas causa danos ecológicos devido ao aquecimento da água e consequentemente uma diminuição do oxigênio. Outra maneira de resfriar esse vapor é utilizando água armazenada em torres, por sua vez esta água é enviada em forma de vapor a atmosfera, alterando o regime de chuvas.

Um dos maiores problemas das usinas termoelétricas é a grande contribuição que elas têm com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas, devido a queima de combustíveis. No caso das usinas termoelétricas de Angra dos Reis que usam como fonte de calor energia nuclear, além da poluição térmica ainda existe o problema do lixo atômico.

Mas estas usinas não têm só desvantagens, as vantagens delas é que podem ser construídas próximas a centros urbanos, diminuindo as linhas de transmissões e desperdiçando menos energia. Também são usinas que produzem uma quantidade constante de energia elétrica durante o ano inteiro, ao contrário das hidrelétricas, que tem a produção dependente do nível dos rios. No Brasil, as térmicas complementam a matriz energética de hidrelétricas, sendo ligadas apenas quando há necessidade (como em períodos de estiagem).

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisica/usina-termoeletrica/

Qual a diferença entre usinas termonucleares e termelétricas?

Nas termelétricas, o vapor vem da queima de combustíveis fósseis (como carvão, gás natural e óleo diesel) ou de biomassa (como bagaço de cana). Nas termonucleares, o vapor é produzido pela fissão nuclear, que ocorre nas barras de urânio ou de outro material raioativo como o plutônio.

Como funciona as usinas termelétricas e termonucleares?

Mas como funciona a usina termelétrica, exatamente? A geração de energia se dá por meio da queima de combustíveis fósseis, de modo que o calor do processo aquece a água em uma caldeira, a qual se transforma em um vapor com alta pressão que faz as pás das turbinas da usina girarem.

Qual é a principal diferença entre as usinas nucleares e as termelétricas quanto à forma de produzir energia?

Usina termelétrica utiliza a queima de combustíveis fósseis para obter energia elétrica, através da energia térmica. E a Usina nuclear utiliza como fonte térmica para produzir energia elétrica por meio da fissão nuclear utilizando o elemento químico urânio.

Quais são as principais semelhanças entre as usinas termelétricas e termonucleares?

As usinas nucleares funcionam de forma similar às usinas termoelétricas, mas utilizam uma reação nuclear (fissão de núcleos de urânio ou tório) para gerar calor. Este calor é utilizado para aquecer a água que vai movimentar a turbina.