Qual a importância da gestão de materiais dentro de uma organização?

Qual a importância da gestão de materiais dentro de uma organização?

Em qualquer organização o estoque é o local onde se deve armazenar os itens importantes para o desenvolvimento das atividades da instituição. Deste modo, quando é possível realizar a gerência adequada do estoque, evita-se desperdício e perder itens estocados significa literalmente perder dinheiro em caixa e no caso do setor público o dinheiro vem do nosso bolso.

Então o controle adequado do estoque é essencial para o bom andamento das atividades da administração pública direta e indireta. Deste modo, ela deve acontecer de forma rígida e principalmente transparente. Afinal, o cidadão possui o direito de saber como o dinheiro obtido através do pagamento dos impostos é empregado no processo de aquisição de recursos.

No entanto, neste momento surge a dúvida. Como realizar a administração do estoque observando o cidadão? A resposta é bem simples: automatize o processo.

Se você já possui uma pequena noção sobre controle de estoque, sabe que um dos maiores desafios é equilibrar o consumo dos itens com as necessidades da organização. Apesar de parecer uma questão fácil, nem sempre esses dois pontos conseguem convergir, e em muitos casos pode-se adquirir itens que não são tão importantes em excesso e itens essenciais de maneira escassa.

Por isso, possuir um sistema de almoxarifado é essencial para a gestão correta do estoque, pois ele se torna o principal responsável por gerenciar saldos e vencimentos dos itens estocados. Desenvolvendo relatórios mais exatos sobre as quantidades armazenadas e garantido que cada item seja adquirido no momento certo.

Se você se interessou pela ideia, entre em contato com um de nossos consultores e conheça um pouco mais sobre as nossas soluções para gestão e controle de estoques.

Equipe CENTI.

Comentários

Qual a importância da gestão de materiais dentro de uma organização?

Administração de materiais: entenda importância e benefícios

Qual a importância da gestão de materiais dentro de uma organização?
7 de junho de 2022

Por Equipe Metaro

Manter a administração de materiais eficiente é fundamental para garantir o sucesso dos negócios e aumentar a lucratividade! Saiba mais!

A administração de materiais é fundamental para garantir que a empresa cresça, bem como as atividades e processos tragam bons resultados.

Com ela, é possível gerir de forma mais eficiente os insumos necessários para os processos produtivos, garantindo a continuidade das atividades durante o processo produtivo.

Ou seja, impacta diretamente diferentes áreas, desde o setor financeiro, envolvendo a logística e até mesmo a satisfação dos clientes.

Continue a leitura e entenda melhor o que é a administração de materiais e qual a sua importância!

Conceito de administração de materiais

A administração de materiais pode ser definida como conjunto de decisões tomadas por uma ou mais pessoas, a fim de garantir o correto gerenciamento dos insumos disponíveis.

Seu principal objetivo é assegurar o fornecimento dos materiais necessários, planejando, executando e controlando o uso dos materiais. Isso faz com que os processos da empresa continuem sendo executados dentro do padrão e prazo requerido.

Esse processo envolve toda a cadeia de suprimentos, desde a compra da matéria prima para a produção, até a distribuição final do produto acabado, como por exemplo:

  • Estoque – supervisão e cumprimento das diretrizes da empresa referente aos materiais;
  • Distribuição e transporte – administração do processo de transporte, bem como de distribuição, tanto interno (atividades executadas dentro da empresa) quanto externo (até o cliente final);
  • Compra – administração da compra de todos os insumos necessários, levando em conta todos os processos, pedido, pesquisa de preço, negociação, fechamento de contratos, etc.
  • Almoxarifado – gerenciamento e controle de estoque, organização e acompanhamento da entrada e saída de insumos.

Contudo, para que essa administração seja eficiente, é necessário que todas as áreas da empresa estejam envolvidas, como:

  • Transporte;
  • Manutenção dos estoques;
  • Pedidos;
  • Armazenagem;
  • Manuseio;
  • Embalagens;
  • Suprimentos;
  • Planejamento dos processos;
  • Base de dados;
  • Armazenagem;
  • Compra de materiais;
  • Gerenciamento dos estoques.

Importância da administração de materiais e logística eficientes para sua empresa

Uma gestão eficiente é fundamental para o sucesso dos negócios. E para que isso aconteça é essencial que haja também uma boa administração de materiais e logística.

Os materiais são essenciais para que as atividades sejam realizadas: os produtos sejam produzidos, para posteriormente serem vendidos e assim, trazendo rentabilidade para a empresa.

Uma das adversidades que pode ser encontrada pela ineficiência na administração de materiais é a falta de produtos para a entrega.

Isto consequente leva a outras adversidades, como o atraso na entrega, paralisação da linha de produção, ociosidade dos colaboradores, falta de produtividade e a insatisfação dos clientes, por exemplo.

Assim, a ineficiência na administração de materiais é um grande obstáculo para um negócio, podendo impactar negativamente em vários setores.

Porém, para uma administração de materiais eficiente, é necessário que haja também uma gestão eficaz da área logística. Isso porque a administração de materiais  abrange toda a cadeia de suprimentos, que depende das atividades logísticas para serem desenvolvidas.

Por exemplo: para a fabricação de um determinado produto, é necessário matérias primas, que precisam estar disponíveis no estoque, sendo esta uma das função do setor de administração de materiais.

Porém, para que a matéria prima chegue a empresa, ela precisa sair do estoque e ser transportada até a linha de produção – é aí que a área logística entra em ação.

Sendo assim, é imprescindível que as duas áreas trabalhem juntas, para que tanto os processos logísticos quanto a administração de materiais seja eficiente, e não ocorram adversidades – como a ociosidade na produção ou atrasos na entrega.

Qual a importância da gestão de materiais dentro de uma organização?

Vantagens que uma administração de materiais e logística proporciona

Uma administração eficiente e adequada pode proporcionar diversas vantagens para uma empresa. Dentre as quais podemos citar:

Qualidade dos produtos fabricados

Uma boa administração e gestão possibilitam não somente controlar a quantidade de insumos, mas também a qualidade das matérias primas utilizadas.

Consequentemente, os produtos produzidos apresentam maior qualidade, essencial para garantir a satisfação dos clientes, bem como destaque perante os concorrentes.

Satisfação dos clientes

A ineficiência na administração de materiais e logística gera diversas consequências, como por exemplo, atraso nos processos produtivos e falta de produtos para entrega. Esse tipo de adversidade resulta na insatisfação dos clientes.

Por isso, a administração de materiais se torna importante ao ponto de possibilitar que os processos produtivos e logísticos sejam mais eficientes, garantindo assim a satisfação dos clientes.

Otimização do uso dos insumos

Com a administração de materiais, há um controle mais assertivo dos estoques e insumos disponíveis na empresa. Além disso, as matérias primas são organizadas de modo que a quantidade correta seja disponibilizada para a execução dos processos.

Ou seja, os insumos são otimizados, garantindo o máximo de aproveitamento.

Redução de custos e desperdícios

Com a otimização do uso das matérias primas, somente a quantidade necessária é utilizada na produção. Além disso, há um melhor aproveitamento dos insumos em estoques.

Neste caso, os desperdícios e os custos com a compra de matérias primas necessárias para a fabricação dos produtos são reduzidos.

Produtividade

Através de uma administração de materiais eficiente, os materiais necessários para produção são disponibilizados no momento necessário.

Desta forma, os processos produtivos são executados sem interrupções, por falta de insumos, por exemplo, garantindo maior produtividade e uma logística mais ágil.

Maior rentabilidade

Por meio da administração de materiais utilizados, todas as áreas são otimizadas, garantindo também uma gestão mais eficiente.

Desta forma, os custos são reduzidos, maximizando a rentabilidade e os resultados da empresa.

Sua empresa já utiliza o método de administração de materiais?

Resumidamente, uma administração eficiente é capaz de proporcionar diversas vantagens para a empresa, que envolvem a redução de custos, aumento na produtividade, ganhos na rentabilidade, além de garantir maior satisfação aos clientes, gerando maior vantagem competitiva.

E você, aí na sua empresa, já realiza esse tipo de administração de materiais? Coloque na balança todos os pontos citados e garanta melhorias na sua empresa!

Se você quer ter acesso a muitas outras informações, continue acompanhando o nosso blog! Por lá você encontrará muito mais!

Qual a importância da gestão de materiais dentro de uma organização?

Qual a importância da gestão de materiais para a organização?

A gestão dos recursos materiais é imprescindível para que uma organização tenha êxito em sua atividade. É ela que vai garantir que o uso dos materiais disponíveis seja feito da forma mais adequada. Através de uma boa administração, prejuízos são evitados.

Qual o principal objetivo da gestão de materiais?

O que é gestão de materiais 1 - Entregar o produto ao cliente no tempo ideal, dentro do prazo estipulado; 2 - Manter um estoque adequado, sem excesso ou falta de produtos; 3 - Garantir a alta qualidade que é medida pelo próprio cliente, afinal, é ele quem decide se o produto é bom ou não.

Quais são os benefícios da gestão de materiais?

Qual a importância da gestão de materiais?.
Redução da perda de materiais no estoque ou almoxarifado..
Redução no tempo de requisição e entrega dos materiais..
Estoque sempre em níveis ideais, com boa previsibilidade..
Matéria-prima de qualidade, sempre em quantidade suficiente para a a produção..
Redução de custos..

Por que o controle de materiais é importante?

O controle de materiais na indústria serve para garantir que a empresa tenha estoques em níveis equilibrados, usando um espaço adequado, com baixas perdas e dentro da validade. A indústria precisa gerenciar os materiais de forma consistente, já que o estoque na verdade é boa parte do capital da empresa.