Qual a diferença entre aspecto ambiental e impacto ambiental de acordo com a ISO 14001?

Qual a diferença entre aspecto ambiental e impacto ambiental de acordo com a ISO 14001?


A proteção ao meio ambiente hoje é debatida em todo o mundo, você sabia? Pois, acredite, é verdade, e no Brasil não é diferente. “A sociedade, em geral, tem consciência da importância da discussão ambiental, embora em diferentes níveis de compreensão e de profundidade. Neste sentido, discutir e debater sobre a proteção do meio ambiente é saudável, mas precisa ir mais longe”, explica Ulysses Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural – Prevenção e Controle.

E aí, por onde começar? Quer uma dica? Que tal dar o primeiro passo abordando dois temas que, apesar de diferentes entre si, andam sempre de mãos dadas? Quais são eles? Impacto ambiental e aspecto ambiental. Vamos lá?


I- Impacto ambiental
Impacto ambiental é qualquer modificação que ocorre no meio ambiente. Um impacto ambiental pode ter causa natural ou resultar de atividades humanas, também chamadas atividades antrópicas. Um exemplo? A tragédia causada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, MG, em 25 de janeiro de 2019.

O que aconteceu em Brumadinho?
Depois do rompimento de barragem em Mariana, o rompimento da barragem em Brumadinho, que acumulava rejeitos de uma mina de ferro, foi o maior acidente de trabalho no Brasil (contabilizando 270 vidas humanas perdidas e 6 desaparecidas), e o segundo maior desastre industrial do século. Apesar de ter sido classificada como “de baixo risco e alto potencial de danos” pela Vale, o que aconteceu após o seu rompimento foi um dos maiores desastres ambientais da mineração do país.

Quando o impacto ambiental danifica o meio ambiente, é chamado impacto negativo. Quando resulta em benefício ambiental, é chamado impacto positivo.

II- Aspecto ambiental
Um impacto ambiental acontece se houver um elemento gerador. O elemento gerador, por sua vez, é chamado Aspecto Ambiental. Nesse caso, podemos dizer que o rompimento da barragem de Brumadinho, construída pela Vale, ação inteiramente humana, que acarretou um enorme prejuízo ambiental e humano, é o elemento gerador, também chamado aspecto ambiental.

Agora, para finalizar essa parte do debate, resta dizer que o efeito de um impacto ambiental pode ter amplitude variável, atingindo uma ou mais regiões, conforme o seu potencial de danos e sua intensidade, adquirindo, assim, diferentes níveis de importância. Conhecendo o aspecto gerador de um impacto, em uma atividade, por sua vez, é possível fazer a sua previsão e adotar medidas preventivas, ainda na etapa de planejamento da atividade que será implementada. Em todos e quais quer casos, “é melhor prevenir um impacto ambiental que remediá-lo depois.”

Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) a seguir:


- Precisando saber mais sobre o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental)?

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Fonte/Pesquisa: Wikipedia.

Qual a diferença entre aspecto ambiental e impacto ambiental de acordo com a ISO 14001?

Qual a diferença entre aspecto ambiental e impacto ambiental de acordo com a ISO 14001?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Qual a diferença entre aspecto ambiental e impacto ambiental de acordo com a ISO 14001?

Quais são os aspectos e impactos ambientais?

Mas afinal, qual a diferença entre aspecto e impacto ambiental? Aspectos ambientais são considerados todas as atividades, serviços ou produtos da empresa que possuem algum tipo de interação com o meio ambiente. Já os impactos são as ações que provocam modificações no meio ambiente.

Como identificar os aspectos e impactos ambientais em uma organização?

Impactos ambientais são quaisquer modificações do meio ambiente, positiva ou negativa, resultante ou não dos aspectos ambientais da organização....Saiba como identificar aspectos e impactos ambientais.

Aspecto AmbientalImpacto Ambiental
Produção de emissões atmosféricas Alteração da qualidade do ar

O que são aspectos e impactos ambientais pela ISO 14001?

Segundo a norma ISO 14001 aspecto ambiental é o “elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente” e os impactos ambientais são “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização”, ...

O que são os aspectos ambientais?

Um aspecto ambiental significativo tem a capacidade de causar um impacto ambiental também importante. Impactos ambientais se relacionam às consequências, ou seja, aos danos ou efeitos que os aspectos ambientais causam ao meio ambiente.

Quais são exemplos de aspectos ambientais?

A identificação de aspectos ambientais frequentemente considera, por exemplo, emissões no ar, liberações na água e em terra, uso de matéria prima, desperdício e recursos naturais, impactos na biodiversidade, etc.

Qual a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais?

O Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA é um diagnóstico da situação ambiental de uma empresa e auxilia o processo de tomada de decisões. O LAIA trás planos de ações aos gestores ambientais para a mitigação dos impactos ambientais. O levantamento é uma ferramenta do SGA (Sistema de Gestão Ambiental).

O que é levantamento de aspectos e impactos ambientais?

O Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais – LAIA é um diagnóstico da situação ambiental de uma empresa e auxilia o processo de tomada de decisões. O LAIA trás planos de ações aos gestores ambientais para a mitigação dos impactos ambientais.

Como o FMEA contribui para o gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais?

Através do método avaliativo dos aspectos e impactos ambientais do FMEA verificou-se que o alto consumo de energia e água, ocasionam um impacto relevante para a sociedade local, bem como a contaminação do solo e do lençol freático devido a mistura de componentes químicos (sabão, detergente, branqueadores, cheiros e etc ...

Qual é a definição de aspecto ambiental de acordo com a ISO 14001?

Podemos definir Aspectos Ambientais como elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente, causando ou podendo causar impactos ambientais, sejam eles positivos ou negativos.

Qual é a importância da ISO 14001 para as empresas?

A certificação em ISO 14001 demonstra que a organização está preocupada com a sua lucratividade e com a gestão dos impactos ambientais. ... A norma é um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho da organização. Como não fica apenas no papel, exige o comprometimento de todos.

Como realizar a identificação dos impactos ambientais?

  • Para realizar a identificação dos aspectos/impactos ambientais, a empresa deverá realizar um trabalho descritivo da relação da empresa com o meio ambiente. O resultado dessa descrição será a elaboração de um documento que conterá todos os aspectos da empresa e todos os impactos que cada aspecto poderá gerar.

Qual é a identificação dos aspectos ambientais?

  • A identificação dos aspectos e impactos ambientais envolve um trabalho descritivo da relação da empresa com o meio ambiente, na prática o resultado deste trabalho será a confecção de uma espécie de documento que contém todos os pontos em que as operações da empresa podem afetar, de alguma forma, o ambiente ao seu redor.

Quais são os impactos ambientais?

  • Eles podem interagir com o meio ambiente, causando ou podendo causar impactos ambientais, positivos ou negativos. Saiba mais sobre a ISO 14001. Impactos ambientais são quaisquer modificações do meio ambiente, positiva ou negativa, resultante ou não dos aspectos ambientais da organização.

Quais são os aspectos ambientais mais importantes?

  • A identificação de aspectos ambientais frequentemente considera, por exemplo, emissões no ar, liberações na água e em terra, uso de matéria prima, desperdício e recursos naturais, impactos na biodiversidade, etc.

Qual a diferença entre aspectos ambientais e impacto ambiental?

Aspectos ambientais são considerados todas as atividades, serviços ou produtos da empresa que possuem algum tipo de interação com o meio ambiente. Já os impactos são as ações que provocam modificações no meio ambiente.

O que são aspectos e impactos ambientais pela ISO 14001?

ISO 14001 – Levantamento de Aspectos e Impactos É uma norma que visa basicamente resolver, mitigar ou prevenir problemas ambientais. AISO 14001 também aborda a questão de riscos e oportunidades, ou seja, efeitos potenciais adversos (ameaças) e efeitos benéficos (oportunidades) no escopo da Gestão Ambiental.

Qual a diferença entre aspecto e impacto?

Impacto ambiental é qualquer modificação que ocorre no meio ambiente por causa natural ou pela ação do homem. Aspecto ambiental, por sua vez, é o elemento gerador do impacto ambiental. A proteção ao meio ambiente hoje é debatida em todo o mundo, você sabia? Pois, acredite, é verdade, e no Brasil não é diferente.

Qual é o conceito de aspecto ambiental presente na norma ISO 14001 2004?

Segundo a norma ISO 14001 aspecto ambiental é o “elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente” e os impactos ambientais são “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização”, ...