Qual a importância da educação ambiental para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável?

Mostrar registro completo

Título: A importância da educação ambiental no fortalecimento do desenvolvimento territorial sustentável: o papel dos institutos federais
Autor: SILVEIRA, SUZANA MARIA POZZER DA
Resumo: Da década de 1970 em diante a questão ambiental tornou-se uma preocupação, em âmbito internacional, sendo um marco a realização da Conferência de Estocolmo, em 1972. Nesse contexto, surge a expressão Educação Ambiental, a fim de contribuir no processo de sensibilização sobre a importância de novos valores, atitudes e práticas em prol do desenvolvimento sustentável. No entanto, mesmo tendo sido ampliado as legislações referentes ao tema, assim como as conferências internacionais, os protocolos, entre outros, pesquisas têm destacado a dificuldade em viabilizar esses propósitos, os quais muitas vezes tem se limitado às boas intenções. Tem sido comum, por exemplo, a pouca consideração em implementar a educação ambiental, de modo interdisciplinar, nos diversos níveis de ensino. Em geral, vem sendo efetivada de forma fragmentada ou setorializada, tendo por ênfase problemas pontuais, o que contradiz a Lei 9.795/99 (Lei da Educação Ambiental). Segundo essa legislação, a Educação Ambiental deve apresentar um caráter interdisciplinar, com uma abordagem integrada e contínua, não devendo, por exemplo, ser uma nova disciplina no currículo. Em face desse contexto, os Institutos Federais de Educação Científica, Profissional e Tecnológica tem papel estratégico na difusão e consolidação da Educação Ambiental, tendo em vista ser uma de suas atribuições contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios em que estão inseridos. Considerando esses aspectos, a pesquisa teve por objetivo compreender como a educação ambiental vem sendo implementada no Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul (IFC-SRS), tendo por referência o conceito de Desenvolvimento Territorial Sustentável. A metodologia foi de cunho qualitativo, tendo sido empregado o método de estudo de caso, assim como análise documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas e questionários. Os principais resultados da pesquisa indicam haver uma predominância da perspectiva disciplinar e setorializada de ensino/pesquisa/extensão, sendo a educação ambiental uma variável secundária.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172326
Data: 2017-01-16

Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização
TCL SUZANA MARIA POZZER DA SILVEIRA (3).pdf 860.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Ciências Sociais [430]

Mostrar registro completo

Qual a importância da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável?

Isso é fundamental, porque o impacto do homem nos ecossistemas gera problemas, como desmatamento, poluição, escassez de recursos, perda de habitat para os animais, extinção de espécies e geração de resíduos poluidores e contaminantes.

O que é e qual a importância da educação ambiental?

A Educação Ambiental é a transmissão de conhecimento sobre questões ambientais para que a sociedade volte a ter hábitos que permitam que o planeta se desenvolva sem consequências drásticas para garantir a manutenção da vida.

Qual a importância da educação ambiental para a vida de cada um de nós?

A educação ambiental permite uma consciência crítica da sociedade acerca da das questões ambientais e é uma ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos ambientais e minimização dos danos causados à natureza.

Qual é o papel da educação ambiental?

A Educação Ambiental é o ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar sua preservação e utilização sustentável dos recursos; é o conjunto de ações educativas voltadas para compreensão da dinâmica dos ecossistemas, considerando efeitos da relação do homem com o meio e ...