Quais são os trabalhadores que estão sujeitos a fazer o treinamento de NR 10?

10 de outubro de 2016

A norma regulamentadora nº 10 estabelece os requisitos e as condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de modo a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Neste post vamos explicar quem deve fazer o curso básico da NR-10, veja a seguir.

A norma regulamentadora nº 10 aplica-se às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

O subitem 10.6.1 da norma regulamentadora nº 10 estabelece detalhadamente que as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece o item 10.8 na norma regulamentadora nº 10 (habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores). Este item, especifica a classificação dos trabalhadores em relação a norma regulamentadora nº 10, conforme descreveremos abaixo:

  • Profissional Qualificado – É aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Por exemplo: Eletricista, eletrotécnico, engenheiro eletricista.
  • Profissional Legalmente Habilitado – É o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. Por exemplo: Engenheiro eletricista com registro no CREA.
  • Profissional Capacitado – É o trabalhador que recebe a capacitação, orientação e trabalhe sob a responsabilidade do profissional habilitado e autorizado.
  • Profissional Autorizado – São os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuência formal da empresa.

Veja alguns cursos disponibilizados no formato online (EAD) relacionados ao tema:

  • NR-10 Básico
  • NR-10 Complementar (SEP)
  • NR-10 Reciclagem Básica
  • NR-35 Trabalho em Altura (Teórico)
  • CIPA
  • NR-20 Básico

Características do Curso Básico da NR-10

O curso básico da NR-10 tem a carga horária mínima 40 horas, com uma programação mínima de assuntos de natureza multiprofissional (Equipamentos de proteção coletiva e individual, Proteção e combate a incêndios, Primeiros socorros, Análise e antecipação de riscos, Norma técnicas, Medidas de proteção disponíveis, entre outros), que deverão ser abordados com o objetivo de preparar os trabalhadores a realizarem corretamente as atividades que envolvam o risco elétrico.

A Beta Educação desenvolveu um excelente curso de NR-10 para as empresas que necessitam fornecer o curso aos seus funcionários. Para obter mais informações, acesse: http:http://betaeducacao.com.br/curso/nr-10.

Curso Básico da Reciclagem em NR-10

Conforme dispõe o subitem 10.8.8.2 da norma regulamentadora nº 10, deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir:

a) Troca de função ou mudança de empresa;
b) Retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;
c) Modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

A Beta Educação desenvolveu um excelente curso básico da NR-10 para as empresas que necessitam fornecer o curso aos seus funcionários. Para obter mais informações, acesse:http:http://betaeducacao.com.br/cursos/reciclagem-em-nr-10-basico

Navegação de Post

Quais tipos de trabalhadores devem fazer o curso de NR 10?

A NR 10 se destina a todos os profissionais que executam algum tipo de serviço ligado a instalações elétricas.

Quem deve realizar o treinamento da NR 10?

Nessa altura, você já sabe que essa norma regulamentadora estabelece que qualquer funcionário que trabalhe com instalações ou serviços elétricos deve ter treinamento específico sobre os perigos pertinentes ao emprego do segmento.

Quando e necessário NR 10?

Ou seja, a NR-10 é aplicável a todas as categorias empresariais que executem processos próximos à energia elétrica. Assim, ainda que esta não seja a atividade principal da empresa, caso ela atue com rede elétrica, ela é obrigada a seguir as formalidades e manter toda a documentação necessária.

Quais são os profissionais autorizados a trabalhar em instalações elétricas?

Mas afinal, quem pode trabalhar com eletricidade?.
Eletricistas. Profissionais com ensino médio e cursos profissionalizantes na área. ... .
Eletrotécnicos. Já o eletrotécnico é o profissional capacitado para trabalhar com eletricidade através de um curso técnico com certificação. ... .
Engenheiro eletricista..