Quais são as responsabilidades dos outros profissionais da equipe multidisciplinar Além do enfermeiro?

Quando bem-estruturada, a equipe multidisciplinar de saúde pode ser usada como estratégia para tornar o atendimento mais qualificado, efetivo e seguro para o paciente. Além disso, é possível promover diferentes ações que resultem em benefícios clínicos, humanísticos e econômicos para a instituição.

Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é explicar a importância da equipe multidisciplinar para a eficiência na gestão de saúde, como ela é formada e os efeitos desse tipo de assistência na recuperação do paciente. Acompanhe!

Quais são as responsabilidades dos outros profissionais da equipe multidisciplinar Além do enfermeiro?

É um grupo de profissionais clínicos que trabalham unidos em prol do diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente. Assim, é priorizado um consenso nas decisões de cada intervenção. A meta é que os resultados alcançados sejam os melhores possíveis.

A quantidade de profissionais na equipe e a formação acadêmica de cada um depende da demanda clínica, dos recursos financeiros e do número de pacientes. Cada equipe estabelece normas e critérios de direcionamento e as melhores estratégias. O objetivo é seguir os protocolos da Saúde Pública e superar os gargalos mais comuns entre os desafios enfrentados pela instituição em que trabalham.

Imediatamente após a avaliação do paciente, a equipe se reúne e discute as principais estratégias de intervenção. O principal critério é o nível de gravidade da doença, o risco para o paciente e as ferramentas terapêuticas disponíveis. Desse modo, as diferentes especialidades se integram em prol de objetivos em comum: a melhoria da qualidade no atendimento e a reabilitação do paciente.

Qual a importância da equipe multidisciplinar?

Quando um grupo de profissionais trabalha conjuntamente, a percepção de problemas clínicos é maior, visto que cada um deles avalia o paciente objetiva e subjetivamente. Isso possibilita diferentes abordagens de questões específicas e ajuda na escolha das terapias mais adequadas.

Logo, quando a equipe é formada por muitos profissionais, maiores serão as chances de que o paciente tenha seu caso investigado de um modo mais detalhado e com mais critério nas decisões. Por consequência, essa forma de trabalho eleva a qualidade da assistência e possibilita o alcance de melhores resultados nos tratamentos.

Sob o âmbito hierárquico, a multidisciplinaridade é vista como uma excelente estratégia para otimizar serviços e processos. Essa equipe precisa ser composta por profissionais de diferentes áreas, mas que possam somar habilidades e competências para assegurar mais qualidade aos serviços oferecidos.

As equipes multiprofissionais de uma instituição de saúde podem trabalhar diversas iniciativas em prol da prevenção e da promoção da saúde. Vale destacar, porém, que o paciente precisa ser visto sob um contexto biopsicossocial, já que a interação mente e corpo influencia bastante os resultados do tratamento.

Por isso, os profissionais que integram essas equipes devem manter-se constantemente atualizados por meio de cursos de capacitação técnica, simpósios, congressos e similares. Dessa maneira, eles estarão mais aptos à identificação dos problemas que aumentam a demanda, obstruem o sistema e lotam hospitais. Muitas vezes, isso acontece por falta de atenção e cuidado na escolha das intervenções.

Assim, é de suma importância uma interação singular e o envolvimento de todos na adoção de medidas mais eficazes. O trabalho em equipe pode se tornar diferenciado ao ponto de olhar para o paciente como um todo e proporcionar um atendimento mais humanizado.

Como a equipe multidisciplinar é formada?

Basicamente, a equipe de profissionais atua em conjunto, mas em suas respectivas áreas de formação. Esse trabalho integrado evita o protagonismo de alguns especialistas e reduz o risco de falhas na avaliação diagnóstica e na conduta terapêutica.

Destacamos os profissionais que devem compor uma equipe multidisciplinar de saúde. Veja quais são e confira suas principais atribuições!

Médicos

Atuam em diversas frentes e conseguem prestar assistência em consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais. Também podem compor as equipes de Saúde da Família, cujo trabalho é voltado para a atenção à saúde domiciliar, durante o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e dificuldade de locomoção.

Enfermeiros

São os profissionais habilitados para trabalharem em diferentes áreas e funções, eles variam desde auxiliares a enfermeiros-chefes. Esses especialistas apoiam os médicos em procedimentos mais específicos, como intervenções cirúrgicas. Também são aptos para prestar suporte diretamente aos pacientes que necessitam de cuidados básicos ou especializados, tanto em instituições como em domicílio.

Psicólogos

São especialistas que dão o suporte necessário à saúde mental. Eles atuam no atendimento de crianças, adultos e idosos por meio de dinâmicas de apoio e de reabilitação da saúde emocional.

Fisioterapeutas

Orientam e oferecem exercícios para o tratamento e reabilitação de variados problemas de saúde. Entre suas atribuições, esses profissionais ajudam na recuperação de lesões e na prevenção de doenças relacionadas aos vícios de postura ou decorrentes de má-formação ou de acidentes.

Farmacêuticos

Eles podem prestar apoio à equipe multidisciplinar na elaboração de medicações específicas e no controle de qualidade dos produtos oferecidos pela farmácia. Também são responsáveis pela supervisão e higiene dos ambientes hospitalares.

Nutricionistas

Esse integrante pode atuar junto ao médico para a definição de um diagnóstico nutricional ou integrado ao educador físico, psicólogo ou aos demais profissionais da equipe. Sua função é investigar as condições clínicas do paciente, avaliar o impacto de seus hábitos alimentares sobre a saúde e propor as intervenções mais adequadas nesse quesito.

Assistentes sociais

Esse profissional consegue trabalhar em várias frentes de ação dentro de uma unidade hospitalar, posto de saúde ou mesmo nos ambulatórios. O assistente social atua integrado à equipe multidisciplinar no amparo de pacientes em condição de vulnerabilidade social.

Como a equipe multidisciplinar impacta a gestão da instituição?

A formação de profissionais com conhecimento técnico contínuo e humanizado é de grande valia para a gestão da instituição. Isso, porque, ao tomarem decisões únicas, favorecem a avaliação dos recursos disponíveis ou optam por ferramentas inovadoras baseadas na telemedicina e nos laudos a distância.

Ademais, no processo decisório multidisciplinar são considerados os melhores níveis de evidência, o que diminui o risco de complicações e, consequentemente, o tempo de internação.

Ao analisar as alternativas disponíveis, a equipe selecionará a terapia de melhor custo-benefício. Isso é importante, porque reduz o aporte financeiro com estratégias que nem sempre trarão resultados satisfatórios ao paciente. Tais fatores influenciam diretamente a eficiência da gestão e contribuem, consideravelmente, com o crescimento almejado por todas as instituições.

Por fim, é possível concluir que a equipe multidisciplinar é um eficiente recurso para elevar a eficácia e a qualidade dos serviços relacionados aos cuidados na saúde. Porém, o sucesso dessa estratégia depende da capacitação dos profissionais, da habilidade de gestão e do investimento em inovações tecnológicas para acompanhar a constante evolução nesse campo tão importante.

E você, já formou sua equipe multidisciplinar ou ainda necessita de mais informações em saúde? Aproveite para saber também como aumentar a produtividade na gestão hospitalar!

Quais são as responsabilidades dos outros profissionais da equipe multidisciplinar Além do enfermeiro?

Quais são as responsabilidades dos outros profissionais da equipe multidisciplinar?

O que é uma equipe multidisciplinar na saúde? É um grupo de profissionais clínicos que trabalham unidos em prol do diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente. Assim, é priorizado um consenso nas decisões de cada intervenção. A meta é que os resultados alcançados sejam os melhores possíveis.

Quais são os principais profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar?

A equipe multiprofissional pode ser constituída por todos os profissionais que lidem com pacientes hipertensos: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, fisioterapeutas, musicoterapeutas, farmacêuticos, funcionários ...

Qual o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar?

"O Enfermeiro é um dos elementos que compõe a equipe multiprofissional no sistema de saúde: colabora no planejamento e execução dos programas a serem desenvolvidos e pela intimidade com os problemas, é o elemento credenciado para identificar as necessidades do paciente, sendo o contingente humano de maior sensibilidade ...

Qual a importância de uma equipe multidisciplinar de saúde?

Uma equipe multidisciplinar acostumada com o ritmo de trabalho traz vários benefícios à assistência e à operadora do plano. O paciente se beneficia de um atendimento completo e individualizado. Além disso, uma equipe de vários profissionais sincronizados diminui o atraso em interconsultas.