Quais os principais benefícios da gestão de riscos e compliance para as organizações empresariais?

Tempo de leitura: 4 minutos

Compliance é uma expressão que vem sendo cada dia mais utilizada no meio empresarial brasileiro. Originária do termo inglês “to comply”, ela significa estar em conformidade com a lei, normas e regulamentos incidentes sobre um negócio. Neste sentido, além de compreender os conceitos, também é importante que o empresário saiba quais são os benefícios na prática.

O compliance deve ser visto não só como uma estratégia, mas sim um padrão de comportamento organizacional. Portanto, colocar em prática suas ações, garante alinhamento junto à legislação e às relações mais éticas e transparentes, seja sob o ponto de vista interno da empresa como junto ao mercado.

O maior desafio das empresas na sua adoção é manter uma cultura e integridade corporativa que não se paute exclusivamente ao que determina a lei e as normas anticorrupção. Para que as principais atribuições de compliance sejam eficazes é primordial analisar e identificar riscos do negócio e da organização, criar controles eficientes, detectar e resolver problemas e orientar todo o time.

Neste artigo, você entenderá melhor como a estratégia se traduz em benefícios para a sua empresa e saberá o que fazer para implementar no seu negócio. Acompanhe!

1. Eficiência operacional

A partir do momento que uma empresa estabelece padrões de comportamento e ações voltadas para o atendimento da legislação em vigor, das normas técnicas e demais padrões para o funcionamento adequado do negócio, a eficiência operacional acaba se tornando uma consequência natural.

Destacamos, ainda, que é muito comum as empresas adotarem Manuais de Procedimentos para mapear e pormenorizar cada um dos processos dentro da organização, com o objetivo de torná-lo um verdadeiro guia operacional para cada integrante do time.

Isso significa que, o empresário que está alinhado com as normativas em vigor, minimiza riscos para o seu negócio, garantindo um desempenho maior na eficiência e, assim, alcança resultados mais favoráveis, tanto em relação a sua lucratividade quanto à concorrência.

2. Aumento na produtividade

O colaborador que trabalha em uma empresa correta, que cumpre com as suas obrigações e se preocupa com a regularidade de suas ações, se sente mais seguro e satisfeito em sua jornada.

Assim, em uma empresa, onde os processos são bem organizados e os colaboradores se sentem valorizados, há muito mais motivação e engajamento para o trabalho no dia a dia.

Além disso, o nível de estresse é mais baixo e a qualidade de vida no ambiente de trabalho é elevada, uma vez que os funcionários de empresas que adotam o compliance não têm preocupações quanto o atraso de salários, riscos de acidentes de trabalho ou de problemas com a conduta inadequada de colegas ou superiores.

3. Vantagem competitiva

O mercado está cada dia mais exigente e competitivo e isso faz com que os gestores e empresários mantenham ações alinhadas e focadas em qualidade, trazendo resultados que beneficiam a empresa, tanto internamente quanto com relação ao externo.

Uma organização empresarial que adota o compliance está criando um diferencial que será rapidamente reconhecido pelo seu mercado de atuação, gerando uma vantagem competitiva significativa com relação à concorrência, principalmente se ela não for adepta da estratégia.

Com o passar dos anos, acredita-se que as empresas que não adotam boas práticas, investindo em ações, como o compliance, tendem a desaparecer gradativamente, uma vez que as políticas de segurança e redução de riscos são cada dia mais importantes para a sobrevivência de um negócio.

4. Segurança jurídica

Sem dúvida, um dos aspectos mais marcantes do compliance é a segurança jurídica que ele traz para as empresas. Isso porque o objetivo central da estratégia é justamente pautar as ações do negócio nas regras e normas descritas na legislação.

Desta maneira, uma empresa que respeita a lei e garante que o seu negócio está alinhado com as diretrizes e imposições legais, garante muito mais segurança jurídica para a sua rotina, minimizando significativamente os riscos de multas, processos administrativos e demandas judiciais.

5. Redução de custos

A redução de custos é uma resposta natural do negócio para alguns benefícios anteriormente citados, como a segurança jurídica, a eficiência operacional e o aumento na produtividade.

Com relação à segurança jurídica, a redução de riscos vinculados a demandas judiciais, administrativas e imposição de multas, representa uma economia financeira expressiva para o negócio.

Somado a isso, a produtividade e a eficiência de um negócio são sinônimos de lucratividade e redução de custos, uma vez que garantem que os recursos estão sendo gastos de forma eficiente pela empresa.

Sabemos que o setor financeiro costuma ser um dos que mais gera preocupação por parte dos empresários e que as finanças ditam como serão as estratégias, ações e investimentos de um negócio. Desta forma, investir em compliance e garantir uma assessoria de qualidade são diferenciais que contribuirão para uma gestão de custos mais efetiva.

6. Reputação no mercado

Você sabe responder quais são as principais características de uma empresa que possui reputação na sua área de atuação?

Sem dúvida, um dos aspectos mais importantes para que uma organização empresarial tenha reputação no mercado é forma como ela se posiciona com relação a ele. Assim, empresas que pautam suas ações no respeito aos clientes, fornecedores e concorrentes, se destacam daquelas que não aplicam boas práticas.

A reputação e uma imagem positiva são um reflexo do compliance e demonstram o interesse que a empresa tem de manter o negócio em harmonia com a legislação, respeitando todos os envolvidos em uma cadeia de negociação (colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes, terceiros etc.).

Como você pode ver, utilizar o compliance para guiar as práticas organizacionais, reduz de maneira significativa os riscos do negócio, contribuindo para criar um ambiente de trabalho mais saudável e confiável para os funcionários e auxiliar na construção de uma reputação sólida junto ao mercado.

A implementação do compliance requer o apoio técnico de profissionais especializados, que realizarão uma análise global de todos os setores da empresa, com o mapeamento de processos e a avaliação individual das práticas adotadas, interna e externamente.

Com esta análise em mãos, uma assessoria será capaz de auxiliar na reorganização do negócio, no treinamento dos funcionários e na criação de um novo fluxo de trabalho, alinhado com a legislação fiscal, tributária, trabalhista e demais normas específicas que se apliquem à empresa.

Conhecer o seu negócio, entender quais são as regras que devem ser seguidas para garantir a segurança jurídica e aplicá-las na sua rotina são uma excelente maneira de contribuir para o desenvolvimento saudável e o crescimento sustentável.

Agora que você já conhece os principais benefícios do compliance, que tal ficar por dentro de outros temas relevantes para uma gestão mais eficiente do seu negócio? Siga a Lafs Contabilidade nas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn — e acompanhe nossos conteúdos exclusivos!

Quais são os benefícios do compliance dentro de uma empresa?

Quais são os benefícios que o Compliance pode trazer?.
Preservação da integridade da companhia. ... .
Maior nível de proteção contra multas e sanções. ... .
Vantagem competitiva. ... .
Ganho de credibilidade no mercado. ... .
Leve a cultura do Compliance a todos os setores. ... .
Seja transparente com os seus colaboradores..

Qual o benefício da gestão de risco para as empresas?

Os principais benefícios da gestão de risco cria um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários e clientes; aumenta a estabilidade das operações comerciais e reduz problemas jurídicos; oferece proteção contra eventos prejudiciais à empresa; protege todas as pessoas e ativos contra possíveis danos.

Quais são os benefícios do programa de compliance para as organizações I Prevenção de riscos?

Benefícios do Compliance.
Prevenção de Riscos. ... .
Aumento da produtividade da equipe. ... .
Otimização da eficiência operacional. ... .
Correção efetiva de não-conformidades. ... .
Desenvolvimento de Vantagem Competitiva. ... .
Demonstre a importância e necessidade do Compliance. ... .
Realize análises de riscos..

Quais os principais benefícios da gestão de operações para as empresas e os potenciais riscos quando a empresa não se preocupa ou não implementa esta gestão?

Veja, agora, quais são os principais benefícios que as empresas podem ter ao implementar uma boa gestão de riscos:.
Aumentar a probabilidade de alcançar os objetivos;.
Melhorar a identificação de oportunidades e ameaças;.
Melhorar a governança;.
Melhorar a confiança das partes interessadas;.