Quais são os fatores que influenciam na escolha de uma forma farmacêutica?

Grátis

3 pág.

Quais são os fatores que influenciam na escolha de uma forma farmacêutica?

Quais são os fatores que influenciam na escolha de uma forma farmacêutica?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Desafio Colaborativo: Farmacotécnica Avançada
Tópico da discussão
Parte superior do formulário
Olá, prezado(a) aluno(a)! Tudo bem? 
Seja bem-vindo(a) ao nosso Desafio Colaborativo, da disciplina Farmacotécnica Avançada. 
O objetivo de nossa disciplina é ajudar você a construir as competências necessárias para a sua atuação profissional, utilizando todas as ferramentas que estarão à sua disposição ao longo do curso que você escolheu, no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 
É importante que você leia e interaja de maneira argumentativa com seus colegas, para que troquem conhecimentos e aprendam de maneira coletiva. Lembre-se de que essa atividade tem o intuito de ser colaborativa, por isso a interação com seus colegas é muito importante. 
 Vamos as Atividades! 
1.Leia o texto a seguir: 
O delineamento de formas farmacêuticas é um dos passos mais importantes do desenvolvimento de formulações. Porém, cabe ao farmacêutico ter um olhar crítico e pensar em todas condições, desde qual forma farmacêutica até quais adjuvantes farmacêuticos utilizar. Pensando, principalmente, no produto final, na estabilidade e na adesão. 
2.Elabore sua resposta de acordo com os seguintes questionamentos: 
1. Descreva os fatores que podem influenciar na escolha de formas farmacêuticas. 
2. Descreva os fatores que podem influenciar na escolha dos adjuvantes farmacêuticos utilizados em uma formulação. 
3. Exemplifique uma formulação que atenda à seguinte situação: prescrição com fármaco muito pouco solúvel em água, paciente possui quatro anos de idade e é alérgico a parabenos. 
A farmacotécnica é a área de responsabilidade dos farmacêuticos, que entende a manipulação dos princípios ativos e outras substâncias fundamentais para a produção de medicamentos. As formas farmacêuticas foram desenvolvidas para facilitar a administração de fármacos a pacientes de faixas etárias diferentes ou em condições especiais, e para permitir seu melhor aproveitamento. A seleção da forma farmacêutica ideal é um padrão de grande relevância para a qualidade farmacotécnica de um medicamento. A manipulação de medicamentos tem como fatores que influenciam na escolha das formas farmacêuticas o seu uso racional, evitando perdas e desperdícios, o ajuste de dose, de acordo com as necessidades clínicas dos pacientes, como também promover maior facilidade na administração de medicamentos, para atender as especificidades de cada paciente. Por esses motivos, as formas farmacêuticas são selecionadas com base na via de administração requerida, bem como em critérios como estabilidade físico-química do princípio ativo, entre outros. Quando se pensa em uma formulação manipulada, o foco costuma ser o ativo, ou seja, a droga em si. Mas a formulação bem sucedida depende muito da escolha correta de excipientes e adjuvantes, que interferem no resultado final do produto ou medicamento. Os excipientes e adjuvantes são elementos que facilitam a farmacotécnica das preparações. Pensando nisso, a escolha destes materiais devem ser feitas avaliando as propriedades físico-químicas dos fármacos, bem como a possibilidade de interações entre eles. Dependendo da sua solubilidade em água, cada fármaco possui um perfil diferente e único de liberação e de ação no alvo. Os fármacos pouco solúveis em água, assim como os que apresentam sérios efeitos colaterais, requerem uma tecnologia para a sua liberação em um alvo-específico. Outros problemas como lenta absorção e a aplicação de volumes excessivos em administrações intravenosas (IV) podem ser melhorados através do uso de sistemas de liberação sustentada. Isto ampliaria o uso de vários fármacos, alguns deles biotecnológicos, tais como a afidicolina que não contém em sua composição o parabeno.
REFERENCIAS
https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/farmacia-formas-farmaceuticas-artigo-tudo-que-voce-precisa-saber
https://farmaceuticodigital.com/2014/10/formas-farmaceuticas.html
http://anfarmag.com.br/ler-comunicado/escolha-de-forma-segura-os-excipientes-e-adjuvantes-de-suas-formulacoes
https://www.scielo.br/pdf/qn/v33n1/28.pdf
Parte inferior do formulário

Um dos parâmetros que deve ser monitorado durante o desenvolvimento de um produto farmacêutico é a estabilidade. Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a estabilidade farmacêutica é tida como a capacidade de um produto farmacêutico reter suas propriedades químicas, físicas, microbiológicas e biofarmacêuticas dentro dos limites especificados ao longo de sua vida útil.

Alguns fatores podem alterar a estabilidade dos medicamentos. Esses fatores são conhecidos como extrínsecos e intrínsecos.

Fatores extrínsecos: temperatura, umidade, luz e gases atmosféricos;
Fatores intrínsecos: hidrólise, oxidação, fotólise;

Além desses fatores, a forma farmacêutica, cadeia de produção de medicamentos, a composição e a embalagem utilizada, também podem alterar a estabilidade desses produtos e, portanto, deve-se compreender através de estudos de estabilidade qual o impacto que cada fator pode ocasionar.

Por meio de estudos de estabilidade é possível avaliar a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos antes e após sua comercialização no mercado. Esses estudos são capazes de simular situações adversas nos locais onde esses medicamentos são armazenados, sendo monitorados através de análises do controle físico-químico das amostras. Nessas análises, normalmente é avaliado a aparência do medicamento, que deve ser mantido igual ao submetido no início do estudo, além do efeito terapêutico e da sua toxicidade.

Conheça os tipos de estabilidade:

Química: a integridade química e a potência do fármaco devem ser mantidas até o final do prazo de validade;
Física: está relacionada com as propriedades organolépticas do medicamento. Consiste na manutenção de suas propriedades físicas originais, incluindo aparência, palatabilidade, uniformidade, dissolução e dispersibilidade inalteradas;
Microbiológica: garantir a esterilidade ou resistência ao crescimento microbiológico seguindo as boas práticas de fabricação;
Terapêutica: a atividade terapêutica deve permanecer inalterada, garantindo a eficácia, até o final do seu prazo de validade;
Toxicológica: não deve ocorrer aumento de toxicidade;

Portanto, o parâmetro de estabilidade é essencial para assegurar a qualidade, eficácia e segurança de qualquer produto farmacêutico. Mediante aos estudos e testes realizados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece o prazo de validade dos medicamentos em que o mesmo pode ficar disponível para a sua comercialização na prateleira e uso pela população.

Referências Bibliográficas:

1) WHO. Internacional Stability Testing: guidelines for stability testing of pharmaceutical products containing well established drug substances in conventional dosage forms. Anex 5, WHO Techinical Report Series. 863, 1996. Disponível em: http://apps.who.int/medicinedocs/en/d/Js5516e/15.2.html. Acesso em: 11 mar. 2020
2) BRASIL. Resolução nº 01, de 29 de julho de 2005. Guia para a realização de estudos de estabilidade. Agência Nacional de Vigilância Sanitária
3) PORTAL EDUCAÇÃO. Estabilidade de medicamentos. Disponível em:< https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/estabilidade-de-medicamentos/22301>. Acesso em: 11 mar. 2020
4) ANSEL, H. C.; Loyd V. A. e POPOVICH, N. G. Pharmaceutical Dosage Forms and Drug Delivery Sistems. 7. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 1999. 595 p.

Quais os fatores que podem influenciar na escolha de formas farmacêuticas?

Escolha da forma farmacêutica da natureza físico-química do fármaco; do mecanismo de ação; do local de ação do medicamento; da dosagem – quantidade de fármaco na forma farmacêutica.

Como escolher a melhor forma farmacêutica?

Dentre as variáveis, é preciso saber a via que será administrada, a dosagem, a presença ou não de outras substâncias que podem aumentar ou diminuir a concentração administrada e, por último, a adesão do paciente à forma escolhida.

Quais os principais componentes de uma forma farmacêutica?

As formas farmacêuticas dos medicamentos incluem alguns componentes, como:.
Princípio ativo: molécula que tem ação no organismo do animal..
Coadjuvante: ajuda o princípio ativo com determinado fim..
- Terapêutico → soma ou auxilia na melhor absorção do princípio ativo. ... .
- Técnico → estabiliza o princípio ativo..

Como é dada a seleção da forma farmacêutica?

Pergunta 2 A seleção da forma farmacêutica é dada: A. Pela necessidade da administração do medicamento ao paciente, promovendo alterações tecnológicas na produção que possibilitem maior conforto durante o tratamento.