Quais as principais sintomas das doenças transmitidas através da água?

Na água do esgoto estão presentes diversos micro-organismos que podem causar doenças nas pessoas que têm contato com ela. Essas enfermidades podem apresentar quadros mais leves e simples ou então se mostrarem agressivas e levar à morte.

Por isso, é essencial conhecer os riscos que a água do esgoto oferece e também as doenças causadas por ela. Assim, ficará mais fácil identificar e seus sintomas e buscar ajuda médica.

No post de hoje, vamos apresentar 6 doenças provocadas pela água do esgoto e também por alimentos contaminados. Continue a leitura e saiba como se prevenir.

1. Amebíase

Também chamada de disenteria amebiana, essa doença é uma infecção intestinal que impede que o organismo absorva os nutrientes presentes na alimentação. O contágio é feito pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

O indivíduo infectado apresenta sintomas como: diarreia, dor no abdômen, calafrios e febre.

O tratamento da amebíase é feito basicamente por meio de remédios antiparasitários, porém varia de acordo com a gravidade da infecção apresentada por cada pessoa.

2. Giardíase

Causada pelo parasita Giardia intestinalis, trata-se de uma infecção que acomete o aparelho digestivo. O consumo de alimentos ou água contaminada pelo parasita é o meio de transmissão da doença.

A pessoa infectada apresenta sintomas como: dor no abdômen, diarreia, perda de peso, náusea, febre e fraqueza.

O tratamento da giardíase é feito por meio de medicamentos antiparasitários e varia segundo o grau de infestação e infecção do indivíduo.

3. Febre tifoide

Trata-se de uma infecção causada pela bactéria Salmonella typhi. A transmissão da doença ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados pelo micro-organismo.

O indivíduo infectado apresenta sintomas como: dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, febre, vômito, perda de apetite e peso, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

O tratamento da febre tifoide é feito com antibióticos. Além disso, recomenda-se que o indivíduo infectado repouse e mantenha-se hidratado. É possível fazer a prevenção da doença por meio da vacina.

4. Hepatite A

Esta é uma doença altamente contagiosa que atinge o fígado. É transmitida por meio de fezes contaminadas presentes na água do esgoto. Logo, o contato com essa água é o que ocasiona o contágio.

A pessoa infectada apresenta sintomas como: escurecimento da urina, amarelamento da pele, amarelamento do branco dos olhos, fezes claras, calafrios, febre, fraqueza, fadiga, perda do apetite e náuseas.

O tratamento da hepatite A não é específico para o vírus, pois o sistema imunológico é responsável por combatê-lo. Por esse motivo, apenas são receitados medicamentos para combater os sintomas e mudanças na alimentação com reforço para a imunidade e ação diurética.

5. Cólera

Doença muito comum em locais carentes de saneamento básico, a cólera é transmitida por meio da água do esgoto e alimentos contaminados pela bactéria Vibrio cholerae. É uma infecção que acomete o intestino.

A pessoa infectada apresenta sintomas como: vômito, diarreia intensa e desidratação.

O tratamento da cólera é feito com medicamentos antibióticos. Também é realizada a hidratação do indivíduo com soro, por via oral ou intravenosa.

6. Ascaridíase

Causada pelo parasita Ascaris Lumbricoide, a ascaridíase também popularmente chamada de lombriga ou bicha. A doença é caracterizada pela instalação do parasita no intestino do indivíduo.

A ascaridíase é provocada pela ingestão dos ovos presentes em alimentos ou água contaminada. O indivíduo infestado apresenta sintomas como: dificuldade para evacuar, dor no abdômen e enjoo.

O tratamento da doença não é complicado e pode ser feito com o uso de medicamentos antiparasitários, como o Albendazol.

Para se prevenir dessas e outras doenças, é essencial evitar o contato com a água do esgoto, não sair em dias de enchente, evitar nadar em rios e lagos contaminados e consumir apenas água tratada. Além disso, os alimentos também devem ser bem higienizados antes do seu preparo.

Caso você ou alguém da sua família apresente algum dos sintomas citados acima, procure imediatamente um médico.

Gostou das informações? Você pode conferir outros temas interessantes como este curtindo nossa página no Facebook e acompanhando nossas postagens.

A água, apesar de ser essencial para nossa sobrevivência, está relacionada com diversas doenças que afetam os seres humanos. Denominamos de doenças relacionadas com a água aquelas que sua transmissão, de alguma maneira, está ligada a essa substância. Essas doenças podem estar diretamente relacionadas com a água, quando são ocasionadas, por exemplo, por sua ingestão, ou indiretamente, isto é, quando a água serve de criadouro para algum vetor, como é o caso da dengue.

De uma maneira geral, as doenças relacionadas com a água poderiam ser evitadas com medidas bastante simples. Além disso, o investimento em saneamento básico é essencial para evitar grande parte dessas enfermidades.

Tópicos deste artigo

  • 1 - → As formas de transmissão das doenças relacionadas com a água
  • 2 - → As formas de prevenção contra as doenças relacionadas com a água

→ As formas de transmissão das doenças relacionadas com a água

Veja as principais formas de transmissão:

  • Doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada:A ingestão de água que contém substâncias ou organismos patogênicos pode desencadear uma série de problemas, que, na maioria das vezes, resultam em casos de diarreia. Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.

  • Doenças relacionadas com o contato com água contaminada: Algumas vezes o simples contato com a água pode expor nosso corpo a agentes patogênicos. Esse é o caso da esquistossomose, que é transmitida após a penetração de larvas (cercárias) pela nossa pele e mucosas. Essa doença pode ser aguda ou crônica. Na fase aguda, pode desencadear diarreia, febre, dores de cabeça, emagrecimento, náusea e vômitos. Na fase crônica, podem ocorrer problemas como o aumento do fígado. Outro exemplo de doença transmitida dessa maneira é a leptospirose, causada por urina de rato contaminada.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Doenças relacionadas com a falta de saneamento básico e má higiene: A falta de saneamento básico e hábitos de higiene precários podem colocar o sujeito em situações de risco. Ao não lavar as mãos adequadamente ou ainda não lavar os alimentos ou lavá-los com água contaminada, podemos entrar em contato com agentes patogênicos, sendo esse o caso de algumas verminoses, como a ascaridíase, também chamada de lombriga.

  • Doenças relacionadas com vetores que se desenvolvem na água:Nesse caso, temos doenças transmitidas por organismos que passam parte do seu ciclo de vida na água e são essenciais para a transmissão de algumas enfermidades. Como exemplo de doenças transmitidas por vetores e que se relacionam com a água, podemos citar a malária, a zika, a chikungunya e a dengue. Em todos os casos citados, a doença é transmitida por um mosquito, que passa parte de seu desenvolvimento em ambientes aquáticos.

→ As formas de prevenção contra as doenças relacionadas com a água

Como é possível perceber, as formas de prevenção quando o assunto é doenças relacionadas com a água são várias, uma vez que existem diferentes formas de transmissão. Apesar desse fator, algumas medidas básicas são fundamentais para evitar essas e outras doenças:

  • Lavar bem as mãos e os alimentos;

  • Beber apenas água filtrada ou fervida;

  • Não fazer as necessidades fisiológicas em locais não apropriados;

  • Não deixar expostos recipientes que podem acumular água;

  • Tampar a caixa d'água.;

  • Não jogar lixo em ambientes aquáticos e em locais impróprios para o descarte desse material;

  • Evitar água de enchentes e locais em que a qualidade da água não é conhecida.

Por Ma. Vanessa dos Santos