Quais foram as consequências do tráfico negreiro para a história do continente africano?

Atualizámos a nossa política de privacidade de modo a estarmos em conformidade com os regulamentos de privacidade em constante mutação a nível mundial e para lhe fornecer uma visão sobre as formas limitadas de utilização dos seus dados.

Pode ler os detalhes abaixo. Ao aceitar, está a concordar com a política de privacidade atualizada.

Obrigado!

Ver política de privacidade atualizada

Encontrámos um problema, por favor tente novamente.

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • consequencia do trafico de escravo

    2373 palavras | 10 páginas

    Consequências do tráfico de escravos para a Democracia africana Quais as consequências do tráfico de escravos para a democracia Africana Reconhecemos que a escravidão e o tráfico escravo, incluindo o tráfico de escravos transatlântico, foram tragédias terríveis na história da humanidade, não apenas por sua barbárie abominável, mas também em termos de sua magnitude, natureza de organização e, especialmente, pela negação da essência das vítimas ; ainda reconhecemos que a escravidão e o tráfico escravo são crimes contra a humanidade e assim devem sempre ser considerados, especialmente o tráfico de escravos transatlântico, estando entre as maiores manifestações e fontes de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata; e que os Africanos e afro-descendentes, Asiáticos e povos de origem asiática, bem como os povos indígenas foram e continuam a ser vítimas destes actos e de suas consequências; “ “. Reconhecemos que o colonialismo levou ao racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, e que os Africanos e afro-descendentes, os povos de origem asiática e os povos indígenas foram vítimas do colonialismo e continuam a ser vítimas de suas consequências. Reconhecemos o sofrimento causado pelo colonialismo e afirmamos que, onde e quando quer que tenham ocorrido, devem ser condenados e sua recorrência prevenida. Ainda lamentamos que os efeitos e a persistência dessas estruturas e práticas estejam entre os factores que contribuem para a…

  • CONSEQUÊNCIA DO TRAFICO DE ESCRAVO

    2989 palavras | 12 páginas

    a presidência do Rev. Frei Martinho Lutero, Mestre de Artes, Mestre de Sagrada Teologia e Professor oficial da mesma. Ele, portanto, pede que todos os que não puderem estar presentes e disputar com ele verbalmente, façam-no por escrito. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. 1. Ao dizer: "Fazei penitência", etc. [Mt 4.17], o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse penitência. 2. Esta penitência não pode ser entendida como penitência sacramental (isto é,…

  • 4461 palavras | 18 páginas

    a terceiros". Em apertada síntese, a teoria do risco administrativo importa atribuir ao Estado a responsabilidade pelo risco criado pela sua atividade administrativa. Essa teoria surge como expressão concreta dos princípios da equidade e da igualdade de ônus e encargos sociais. É a forma democrática de repartir os ônus e encargos sociais por todos aqueles que são beneficiados pela atividade da Administração Pública. Com efeito, se a atividade administrativa do Estado é exercida em…

  • Consequencias directas do Trafico de escravos

    2140 palavras | 9 páginas

    2 Tráfico de Escravo………………………………………………………………pag. 3 Consequências Direitas do Trafico de Escravos………..……………………….pag. 5 O Comércio Triangular………………………………………………………….pag. 6 Conclusão……………………………………………………………………….pag. 8 Bibliografia……………………………………………………………………...pag. 9 Introdução No âmbito da disciplina de Historia, abordarei sobre a consequências do Tráfico de Escravos. O tráfico de escravos era uma das formas de comércio, altamente lucrativa, já…

  • As consequencias do trafico de escravos na demografia aficana

    5984 palavras | 24 páginas

    DEMOGRAFIA DA ESCRAVIDÃO. Um micromodelo dos efeitos do tráfico∗ Heitor Pinto de MOURA FILHO♣ Palavras-chave: escravidão, modelos demográficos Resumo São notórias as dificuldades de se obter séries de dados, regulares e confiáveis, que descrevam o conjunto de características demográficas que poderíamos denominar de padrão (número de pessoas existentes, nascidas e falecidas, distribuídas por idade, sexo e condição social, em certa área geográfica). À falta de todos esses elementos,…

  • a papel da colonização e a expansão do poderio europeu

    5178 palavras | 21 páginas

    Consequências do tráfico de escravos para a Democracia africana Quais as consequências do tráfico de escravos para a democracia Africana Reconhecemos que a escravidão e o tráfico escravo, incluindo o tráfico de escravos transatlântico, foram tragédias terríveis na história da humanidade, não apenas por sua barbárie abominável, mas também em termos de sua magnitude, natureza de organização e, especialmente, pela negação da essência das vítimas ; ainda reconhecemos que a escravidão e o…

  • Trafico de escravos

    4632 palavras | 19 páginas

    UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA SAGRADA FAMÍLIA HIPOGEP ANO I SEMESTRE I História de África até séc. XVIII ___________________________________________Maio de 2012 O Tráfico de escravos em África do séc. XVI a XIX Por dr. Justino Moisés -Conceitos operacionais -A origem da escravatura -A historiografia da escravatura: Posturas eurocentristas e africanistas face a escravatura -O tráfico transatlântico e transíndico de escravos em África -A…

  • Génese do trafico de escravos e suas rotas

    1986 palavras | 8 páginas

    Introdução Génese do trafico de escravos e suas rotas A escravidão esteve presente no continente africano muito antes do início do comércio de escravos com europeus na costa atlântica. O fenómeno da escravatura desde tempos imemoriais. A escravidão de seres humanos era, em geral, o resultado de guerras entre povos e era amplamente praticada em todo o mundo e em todas as culturas, desde a antiguidade mais remota. …

  • Hus

    2743 palavras | 11 páginas

    sobre as consequências directas e indirectas do Tráfico de Escravos. O tráfico de escravos era uma das formas de comércio, altamente lucrativa, já exercida pelos mercadores fenícios. Nas sociedades mediterrâneas grega e romana, os escravos constituíam um importante“artigo”comercial. Desenvolvimento Durante os primeiros quatro séculos - do século 15 a metade do 19 - de contato dos navegantes europeus com o Continente Negro, a África foi vista apenas como uma grande…

  • A Origem do Trafico de Escravo

    2499 palavras | 10 páginas

    INTRODUÇÃO Neste trabalho abordarei sobre a origem do tráfico de escravo, onde começou e porquê. Chama-se de tráfico escravos o transporte forçado de pessoas como escravos para as Américas e para outras colónias de países europeus, durante o período colonialista. DESENVOLVIMENTO Origem A escravatura foi praticada por muitos povos, em diferentes regiões, desde as épocas mais antigas. Eram feitos escravos,…

Quais foram os impactos dos tráficos Negreiros para o continente africano?

Com o fim do tráfico de escravos africanos foi motivado por razões econômicas. As nações europeias, principalmente a Inglaterra, viram no continente africano uma fonte profícua de riqueza. A manutenção do sistema de comércio de pessoas era inviável para a exploração dos recursos naturais do continente.

Quais foram as consequências do fim do tráfico negreiro?

Aos negros que migraram para as cidades, só restaram os subempregos, a economia informal e o artesanato. Com isso, aumentou de modo significativo o número de ambulantes, empregadas domésticas, quitandeiras sem qualquer tipo de assistência e garantia; muitas ex-escravas eram tratadas como prostitutas.

Quais são as consequências da escravidão?

Ao longo dos anos, essa falta de atenção para com essa parcela da população gerou violência, exclusão, desemprego, o uso de drogas, marginalização social, vários tipos de problemas, que serão discutidos ao longo do texto.

O que foi o tráfico negreiro e suas consequências na formação social da população brasileira?

Tráfico negreiro é o nome que se dá ao sequestro de negros africanos, durante o período colonial, na condição de escravos, para as Américas e outras colônias europeias. Ao trazer africanos para o Brasil, no século 16, o objetivo dos portugueses era suprir o problema da mão-de-obra.