Quais são os benefícios do exercício físico para os hipertensos?

Quais são os benefícios do exercício físico para os hipertensos?

  • quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A inatividade física tem sido considerada “o maior problema de saúde pública” por ser o mais prevalente dos fatores de risco cardiovasculares e a segunda causa de morte no mundo.

A sobrevivência é menor em pessoas que passam a maior parte do tempo sentadas do que naquelas que passam pouco tempo sentadas. Atividade física refere-se a qualquer movimento corporal que aumente o gasto energético, o que inclui andar na rua, subir escada, fazer trabalhos físicos domésticos, fazer práticas físicas de lazer. O termo exercício físico refere-se à atividade física realizada de forma estruturada, organizada e com objetivo específico.

A prática regular de atividade física pode ser benéfica tanto na prevenção, quanto no tratamento da Hipertensão Arterial, reduzindo ainda a Morbimortalidade Cardiovascular. Indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver Hipertensão Arterial que os sedentários, e o aumento da atividade física diária reduz a Pressão Arterial. A prática de atividade física deve ser incentivada em toda a população, não havendo necessidade de nenhum exame prévio. O indivíduo deve procurar um médico, se sentir algum desconforto durante a execução.

Recomenda-se que hipertensos com níveis de Pressão Arterial mais elevados ou que possuam mais de 3 Fatores de Risco, diabetes, Lesão de Orgãos Alvo ou Cardiopatias façam um teste ergométrico antes de realizar exercícios físicos em intensidade moderada. Exercício aeróbico reduz a Pressão Arterial de pré-hipertensos e hipertensos. Ele também reduz a Pressão Arterial de vigília de hipertensos e diminui, em situações de estresse físico, mental e psicológico. O treinamento aeróbico é recomendado como forma preferencial de exercício para a prevenção e o tratamento da HA.

Exercícios resistidos dinâmicos e estáticos ou isotônico (contração de segmentos corporais localizados com movimento articular) reduz a PA de pré-hipertensos, mas não tem efeito em hipertensos e e ? recomendado em complemento ao exercício aeróbico.

Recomendações para todos os hipertensos – Prática de atividade física no mínimo 30 min/dia de atividade física moderada, de forma contínua (1 x 30 min) ou acumulada (2 x 15 min ou 3 x 10 min) em 5 a 7 dias da semana. Para maiores benefícios, o treinamento aeróbico deve ser complementado pela resistido. Treinamento aeróbico, como andar, correr, dançar, nadar, pelo menos 3 vezes/semana; o Ideal é 5 vezes/semana, pelo menos 30 min, sendo o Ideal entre 40 e 50 min de intensidade moderada. E o Exercício Resistido dinâmico deve ser 2 a 3 vezes por semana; sendo 8 a 10 exercícios para os principais grupos musculares.

Lembrando que o Exercício Físico tem uma série de outros benefícios já conhecidos como: diminuir o risco de Doenças do Coração; Osteoporose; Diabetes e Resistência à Insulina; Ajuda no controle da Obesidade, diminuindo e mantendo o peso; fortalece o Sistema Imunológico; Ajuda na produção de Serotonina (Hormônio do bem-estar); Diminui os riscos do Câncer de Mama, pois diminui os níveis de estrogênio; Aumenta a libido e o desempenho sexual, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico. Concluímos que a Atividade Física contribui para uma vida melhor e mais saudável.

Matérias Publicadas

Quais são os benefícios do exercício físico para os hipertensos?
Exercício físico já é considerado parte importante do tratamento contra a hipertensão Foto: GI/Getty Images

Publicidade

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No Brasil, cerca de 30% da população sofre com o problema que evolui quase sempre de forma lenta e sem sintomas.

E, além dos tradicionais fatores de risco — predisposição genética, excesso de consumo sal, obesidade, tabagismo… —, cabe destacar o papel do sedentarismo no enrijecimento das artérias. Sim, ficar sentado o dia inteiro contribui para a subida crônica da pressão, que pode lesar diversos órgãos, como coração, rins e cérebro.

Visto de outra forma, o exercício físico é uma tática essencial tanto para a prevenção quanto para o tratamento dessa enfermidade. Acontece que mexer o esqueleto eleva naturalmente a pressão durante a prática — logo, quando a pessoa já sofre com hipertensão, é preciso ficar de olho e tomar certas precauções para evitar sufocos.

Veja abaixo algumas dicas de como suar a camisa de forma segura. Elas foram extraídas do livro Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos (compre aqui).

Continua após a publicidade

Recomendações para os hipertensos

Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial — desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão. Agora, é bom não forçar e progredir nos treinos gradativamente, com supervisão profissional.

O exercício aeróbico é o mais indicado até por ter sido mais estudado pelos cientistas. Pelo visto, ele é especialmente benéfico para domar a pressão. Além disso, é o que mais facilita o controle da hipertensão durante a execução. Isso é importante, porque o indicado é medir a pressão algumas vezes ao longo do treino para checar se está tudo numa boa.

Leia mais: Crianças e jovens também podem ter doenças cardiovasculares?

Práticas muito intensas, principalmente se fazem o indivíduo prender a respiração, devem ser evitadas. Isso é comum, por exemplo, quando o sujeito levanta peso demais na academia. De novo: é melhor maneirar e evoluir aos poucos.

E não custa recordar que pacientes hipertensos devem passar por um checkup antes de dar início aos trabalhos físicos e obter a liberação do médico, não é mesmo?

Continua após a publicidade

  • Benefícios das atividades físicas
  • Hipertensão

Veja Saúde pelo menor preço do ano!

PRORROGAMOS A BLACK FRIDAY!
Ainda dá tempo de assinar um dos títulos Abril e também ter acesso aos
conteúdos digitais de todos os outros*
Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

Quais os benefícios da atividade física para hipertensos?

​A atividade física produz substâncias capazes de reduzir a pressão arterial por até 24h, diminuindo o risco de complicações e agravamento de doenças cardiovasculares, como acidente vascular encefálico, infarto e doença arterial obstrutiva periférica.

Como o exercício pode ajudar no controle da hipertensão?

Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos.