Quais foram as conquistas mais importantes da Seleção Brasileira de basquetebol nome da competição local e ano?

Ouça este artigo:

Mão Santa. Esse foi o apelido que Oscar Daniel Bezerra Schmidt, o maior nome do basquete masculino no Brasil, ganhou por seu talento e dedicação ao basquete brasileiro. Reverenciado até mesmo por mestres da NBA (National Basketball Association), Oscar começou sua história no Rio Grande do Norte, Natal, onde nasceu. Ainda pequeno, muda-se junto à família para Brasília, onde participa pela primeira vez de um jogo de basquete aos 13 anos. Com essa idade, o pequeno Oscar Schmidt já media 1,85m  e foi recomendado por seu tio Alonso a treinar no Unidade Vizinhança, clube da cidade. Naquele momento, em que Oscar dava seus primeiros passos em direção a uma carreira de grande sucesso, foi treinado por Zezão.

No primeira metade dos anos 70 o atleta muda-se para a cidade de São Paulo e começa a jogar no Palmeiras. Após algum tempo, ganha destaque na equipe alviverde e chega a ser convocado para o juvenil da seleção brasileira de basquete. Com facilidade incrível para pontuar, Oscar Schmidt foi eleito em 77 o melhor pivô de sua categoria. Prestes a completar 20 anos, integrou o grupo principal da seleção brasileira e ganhou, junto a seus companheiros, o título de campeão sul-americano. Um ano depois, no mundial realizado nas Filipinas, conquistou a medalha de bronze e, através de Cláudio Mortari, foi jogar no Sírio.

Em 1979, Oscar Schmidt ganhou a Copa William Jones, um dos títulos mais importantes do basquete. No ano seguinte, participou das Olimpíadas de Moscou, em que pontuou 169 vezes e ajudou o Brasil a conquistar o quinto lugar. Em 1982, tornou-se jogador do América (RJ), mas teve uma passagem breve pela equipe. Naquele mesmo ano, disputou o campeonato de basquete italiano atuando pelo Caserta. Na Itália, o atleta ficou pelo período de onze temporadas e conseguiu a marca de dez mil pontos no campeonato nacional.

Em 84, Oscar Schmidt participou novamente das Olimpíadas pelo Brasil, desta vez em Los Angeles. Apesar do bom desempenho do atleta, que marcou o mesmo número de pontos contabilizados em Moscou, a seleção brasileira ficou em nono lugar. Porém, sua atuação fez com que o New Jersey Nets, da NBA, se interessasse pelo atleta. Caso fosse contratado, Oscar não poderia mais jogar pela seleção nacional, então continuou jogando na Itália.

Em 85 Oscar Schmidt venceu o Pan-Americano nos Estados Unidos. Na ocasião, o Brasil venceu os EUA pelo placar de 120 x 115 com uma atuação histórica do atleta e da seleção. Três anos depois, nas Olimpíadas de Seul, Oscar sagra-se cestinha do torneio, mas o Brasil ficou novamente em quinto lugar.

A carreira de Oscar Schmidt continuou deslanchando fora do Brasil com o atleta quebrando recordes e ganhando diversos títulos. Porém, em 95, o jogador volta a atuar em seu país de origem ao ser contratado por uma equipe de São Paulo, na qual conquistou o oitavo título nacional de sua carreira. Um ano depois, Oscar deixa o campeonato paulista para jogar no Rio de Janeiro. Foi contratado pelo Flamengo e virou um ídolo do clube das massas.

Após algum tempo, descontente com a administração do basquete no Brasil, Oscar junta-se a outros grandes ícones do esporte como Magic Paula e Hortência para criar a NLB - Nossa Liga de Basquetebol. Desta forma, organizaram uma competição nacional com estatuto, sede e juízes próprios. Aos 55 anos, Oscar Schmidt foi diagnosticado com um tumor no cérebro e, desde então, luta contra a doença.

Fontes:
http://www.algosobre.com.br/biografias/oscar-schmidt.html
http://www.efdeportes.com/efd134/o-basquetebol-brasileiro-e-o-jogo-do-poder.htm
http://ego.globo.com/famosos/noticia/2013/08/oscar-schmidt-morro-de-medo-da-morte.html

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biografias/oscar-schmidt/

Muito do sucesso crescente da modalidade, especialmente no Brasil, se deve às competições, cada vez mais organizadas e com equipes de alto nível técnico, o que resulta em jogos mais atrativos e, consequentemente, maior audiência. Os torneios são organizados pelas mais diversas federações, a nível estadual, nacional e internacional. No âmbito estadual com a Federação Catarinense de Basketball (FCB), nacionalmente com a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) ou com a Federação Internacional de Basquete (FIBA), a nível mundial.

Além disso, tem o basquete americano e a poderosa NBA, principal liga da modalidade no planeta e onde estão os melhores jogadores de basquete do mundo.

Confira, a seguir, algumas das principais competições de basquete de Santa Catarina, do Brasil e do mundo, de clubes e seleções.

Principais competições de Santa Catarina

Jogos abertos de Santa Catarina

Principal evento esportivo do Estado, os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) já soma mais de sessenta edições. Famosos e vitoriosos esportistas catarinenses, como o tenista Guga, o enxadrista Henrique Mecking e o ex-jogador de basquete Tiago Splitter (primeiro brasileiro a ser campeão da NBA) deram os primeiros passos na carreira nas disputas do JASC.

Englobando diversas modalidades, o JASC tem no basquete um dos pontos fortes. Na primeira edição, realizada em 1960, o time campeão foi o Florianópolis, seguido por Brusque e Joinville. Quase duas décadas depois, em 1977, houve, pela primeira vez, uma disputa de basquete feminino no JASC. A fase final da competição ocorreu em Blumenau e o time de Florianópolis ficou com o primeiro lugar. Na última edição, em 2021, a equipe de Blumenau conquistou a modalidade tanto no masculino, quanto no feminino.

Campeonato Catarinense adulto

O campeonato Catarinense de Basquete é disputado desde 1995, iniciando-se com o surgimento da FCB no mesmo ano. Ao longo das 26 edições já realizadas, muitos talentos passaram pelas quadras estaduais.

No masculino, os maiores campeões são o Joinville, com oito títulos, e o Blumenau, com seis. Aliás, em 2021 as duas equipes disputaram a final do torneio, que terminou com vitória do Blumenau.

Basquete Feminino Blumenau mantém hegemonia em SC. — Foto: BFB | Divulgação

Assim como o masculino, o feminino também é disputado desde 1995. O Basquete Feminino Blumenau desponta como o maior vencedor. A equipe chegou às últimas 14 decisões, sendo vencendo 12 delas. Em 2021, o time do vale conquistou o pentacampeonato (cinco títulos seguidos) superando o ADIEE/Avaí na grande final.

Principais competições do Brasil

Novo Basquete Brasil (NBB)

Organizado pela Liga Nacional de Basquete, com chancela da CBB, o Novo Basquete Brasil (NBB) começou em 2008 e substituiu o Campeonato Nacional de Basquete. O NBB é hoje a principal competição da modalidade no país.

O Franca, de São Paulo, é o maior vencedor do antigo torneio, com seis títulos. Na era do NBB, o maior campeão é o Flamengo, que acumula sete conquistas - inclusive a última edição, de 2021, superando o São Paulo por 3 a 0 na série de melhor de cinco jogos.

Liga de Basquete Feminino (LBF)

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é a principal competição feminina do Brasil. Foi criada em 2010 pela Liga Nacional de Basquete e, atualmente, é chancelada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), além de reconhecida pela FIBA.

Os torneios anteriores foram a Taça Brasil, entre 1984 e 1997, e o Campeonato Nacional, de 1998 até 2010. Unimep e Ourinhos são os maiores campeões dessas ligas respectivamente. Já na LBF, o maior campeão é o Americana com quatro títulos. Em 2021, o campeão foi o Ituano Basquete, vencendo o time das catarinenses de Blumenau na decisão.

Apesar da derrota na final, o segundo lugar teve sabor de título para o time catarinense. Foi a primeira vez que uma equipe do sul do Brasil chegou à final da competição - uma campanha histórica do Basquete Feminino Blumenau.

Principais competições do mundo

O basquete estreou como modalidade olímpica nos jogos de Berlim, em 1936. 32 anos antes, em 1904, apareceu como jogo de exibição. O basquete feminino só foi incluído nos Jogos de Montreal, em 1974.

Os Estados Unidos, grande potência do basquete mundial, são os atuais campeões tanto no masculino quanto no feminino. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, superaram a França e o Japão na disputa pelo ouro, respectivamente. Os norte-americanos são os maiores campeões olímpicos no basquete.

Copa do mundo de basquete

A Copa do Mundo de basquete é um torneio de seleções organizado pela FIBA e, da mesma forma que a disputa no futebol, acontece de quatro em quatro anos.

A copa masculina acontece desde 1950, e a seleção brasileira é bicampeã desse torneio, conquistando os títulos nos anos de 1959 e 1963. Os Estados Unidos são os maiores campeões, com cinco títulos. A atual campeã é a Espanha, que venceu a Argentina na final em 2019.

Já a Copa do Mundo feminina acontece desde o ano de 1953, o Brasil foi o vencedor deste torneio uma vez, no ano de 1994, com a histórica seleção que contava com a rainha Hortência e Magic Paula. A seleção americana domina o histórico com dez conquistas, além de ser a atual campeã vencendo a última edição realizada em 2018.

A National Basketball Association (NBA) é a liga de basquete dos EUA, e também considerada a melhor liga do mundo. Fundada em meados dos anos 40, foi lá que brilharam os maiores jogadores da história, como Michael Jordan, LeBron James, Kareem Abdul Jabbar, Kobe Bryant, Larry Bird entre outros.

Os maiores campeões são o Los Angeles Lakers e o Boston Celtics com 17 troféus. Já o atual campeão da NBA é o Milwaukee Bucks, que venceu o Phoenix Suns nas Finais de 2021.

Alguns atletas brasileiros já brilharam nas quadras da NBA. O catarinense Tiago Splitter, natural de Blumenau, foi o primeiro brasileiro a ser campeão da competição. A conquista aconteceu em 2012, quando defendia o San Antonio Spurs. Outro brasileiro campeão da NBA é Leandrinho, que conquistou a liga em 2014 atuando pelo Golden State Warriors.

O basquete no Velho Continente

Não é só em território americano e brasileiro que o basquete faz sucesso. Na Europa a modalidade também é uma febre - tendo, inclusive, alguns dos países mais fortes do mundo no esporte, como a Espanha e a Lituânia.

Uma das principais competições de basquete do mundo é a Euroleague, torneio que reúne as principais equipes do velho continente. O sucesso é tanto que a média de público da competição, de quase 9 mil pessoas por jogo, só é superada pela NBA, liga mais famosa do mundo.

Organizada pela FIBA, a Euroleague tem como maior campeão o Real Madrid, da Espanha, que venceu a competição por 10 vezes. O atual campeão é o Anadolu Efes, da Turquia, que levantou a taça pela primeira vez em 2021 ao superar o Barcelona na final.

Saiba mais sobre o basquete profissional de Santa Catarina acessando o especial Basquete Transforma SC no GE.

Quais foram as conquistas mais importantes da seleção brasileira de basquetebol?

O Brasil possui cinco medalhas olímpicas no basquete (três bronzes entre os homens; e uma prata e um bronze entre as mulheres), além de já ter sido campeão mundial três vezes: uma vez com o time feminino, em 1994; e em duas ocasiões com o masculino, em 1959 e em 1963.

Qual a principal conquista da seleção masculina de basquete?

Em Jogos Pan-Americanos, ganhou a medalha de prata em 1963, e medalha de bronze em 1951, 1955 e 1959. Foi ainda medalha de bronze nos Jogos Olímpicos em 1960 e cinco vezes Campeão Sul-Americano com o Brasil, em 1959, 1960, 1961, 1963 e 1971.

Qual o título mais importante do basquete?

Confira os 7 principais campeonatos de basquete!.
7 - Lega Basket Serie A. A Itália é casa de um dos principais campeonatos de basquete do mundo. ... .
5 - Basketbol Süper Ligi. Na Turquia, um dos esportes mais populares é o da bola laranja. ... .
4 - Liga ACB. ... .
3 - EuroCup. ... .
2 - EuroLeague. ... .
1 - NBA..

Quantas vezes a seleção brasileira de basquete ganhou o primeiro lugar?

Nas catorze edições, o título de Campeão foi obtido por apenas cinco países: Argentina (1 vez), Brasil (2 vezes), Estados Unidos e Rússia (3 vezes cada) e Iugoslávia (5 vezes), sendo esta a última campeã, repetindo o feito de 1998, no campeonato realizado na Grécia (FIBA, 2002).