Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial financeira são

A Contabilidade através das demonstrações contábeis retrata os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos, por meio do grupamento dos mesmos em classes amplas de acordo com as suas características econômicas. Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no balanço patrimonial são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido (Pronunciamento Conceitual Básico - R1). Os Elementos Diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração do resultado são as receitas e as despesas. Com relação ao exposto, acima assinale a opção CORRETA.

  • Avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido, deve-se atentar para a sua realidade financeira e não apenas para a forma legal.

  • Muitos ativos, como, contas a receber e imóveis, estão associados a direitos legais, incluindo o direito de propriedade. Ao determinar a existência do ativo, o direito de propriedade não é essencial.

  • Pode-se afirmar que a forma física de um bem é essencial para a existência de ativo. Assim sendo, as patentes e os direitos autorais, são considerados ativos, caso deles sejam esperados que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e caso eles sejam por ela controlados.

  • A decisão da administração de uma entidade para adquirir ativos no futuro dá origem, por si só, a uma obrigação presente.

  • Perdas representam outros itens que se enquadram na definição de despesas e podem surgir no curso das atividades eventuais da entidade, representando acréscimos nos benefícios econômicos e, como tais, não diferem, em natureza, das demais despesas.

/Questões de Concurso

Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são: ativos, passivos e patrimônio líquido.

Resolva à questão abaixo:

Q162228 | Contabilidade Geral, Componentes patrimoniais, Auditor do Estado Ciências Contábeis, SECONT ES, CESPE, 2009

Texto associado.

Com relação ao pronunciamento conceitual básico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), anexo à Deliberação CVM n.o 539/2008, julgue os itens de 71 a 80.

Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são: ativos, passivos e patrimônio líquido.

  1. Certo
  2. Errado

11 resposta(s)

Pâmela Van Der Sand Do Calmo

Há mais de um mês

Ativos, passivos e patrimonio liquido.

Ativos, passivos e patrimonio liquido.

Kriz Oliveira

Há mais de um mês

Ativos
Passivos
Patrimônio líquido

Igor Ligabue

Há mais de um mês

Curte pf.

Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial financeira são
Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial financeira são

Essa pergunta já foi respondida!

Utilizadores registados

Assine J� Desde €75,00

Escolha a dura��o de assinatura mais conveniente para si.

Assine Agora

Se possui um n�mero de s�rie ou um c�digo de acesso experimental, por favor crie o seu acesso.

Criar Acesso


Facilidade de consulta e Leitura

Na BDJUR, toda a legisla��o, c�digos e jurisprud�ncia � apresentada em p�ginas bem formatadas, com um espa�amento e tamanho de letra estudado para uma leitura confort�vel.

Tratamento Jur�dico

O tratamento jur�dico na BDJUR � efectuado diploma a diploma, ao n�vel do artigo individual. S�o efectuadas todas as rela��es consideradas relevantes, devidamente destacadas do texto para uma consulta f�cil.

Pesquisa Instant�nea e F�cil

A pesquisa em todo o conte�do da BDJUR � instant�nea e apresenta-lhe os melhores resultados automaticamente. Pode tamb�m especificar todas as condi��es de pesquisa tais como data, �rea de Direito, etc.

Exporta��o em PDF

Exporte toda a Legisla��o do Di�rio da Rep�blica e Jurisprud�ncia em formato PDF para impress�o ou consulta sem necessidade de liga��o � Internet. O PDF mant�m a excelente legibilidade da vers�o online.

Conhe�a todas as funcionalidade da BDJUR na p�gina de Apresenta��o do Servi�o.

Quais são os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira?

Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.

São elementos da posição financeira?

Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição financeira no balanço são os ativos, os passivos e os capitais próprios. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração dos resultados são os rendimentos e os gastos.

Quais os elementos principais que compõem o patrimonial?

Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações).

O que é mensuração patrimonial?

A avaliação patrimonial é o serviço realizado com objetivo de determinar os valores reais e atuais de todos os bens da empresa. Seu objetivo é estabelecer o valor total do patrimônio da organização.