O que são boas práticas de manipulação fabricação de alimentos?

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n. 259 de 20 de setembro de 2002. Rotulagem geral de alimentos embalados. Brasília, DF, 2002a.

BRASIL. Resolução RDC n. 275, de 21 de outubro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 21 out. 2002b.

BRASIL. Resolução RDC n. 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 15 set. 2004.

BRASIL. Lei n. 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 16 jun. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conselho Deliberativo. Resolução n. 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE. Brasília, DF, 2013.

CÂMARA, M. C. C. et al. A produção acadêmica sobre a rotulagem de alimentos no Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica, Washington, v. 23, n. 1, p. 52–58, 2008.

CÂMARA INTERMINISTERIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, DF: CAISAN, 2011.

CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Vigilância Epidemiológica das doenças transmitidas por água e alimentos: investigação de surtos: normas e instruções. São Paulo, 2008.

FERNANDES, D. S. Avaliação do nível de conhecimento dos manipuladores de alimentos de unidades de alimentação e nutrição (UAN) sobre boas práticas de fabricação, após treinamento. 2010. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2010.

GENTA, T. M. de S.; MAURÍCIO, A. A.; MATIOLI, G. Avaliação das Boas Práticas através de check-list aplicado em restaurantes self-service da região central de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Health Sciences, Maringá, v. 27, n. 2, p. 151-156, 2005.

GIARETTA, F. R.; FATEL, E. C. S.; SIMM, K. C. B. Análise microbiológica e higiênico sanitária em uma panificadora do município de Realeza-PR. 2006. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, 2006. Disponível em: http://www.fag.edu.br/graduacao/nutricao/resumos2006doc/trabalho62.doc . Acesso em: 6 jun. 2015.

MARMENTINI, R. P.; RONQUI, L.; ALVARENGA, V. O. A importância das boas práticas de manipulação para os estabelecimentos que manipulam alimentos. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2014.

NASCIMENTO, G. A. do; BARBOSA, J. S. Boas práticas de manipulação uma revisão. Revista Higiene Alimentar, São Paulo, v. 21, n. 148, p. 24-30, 2007.

OLIVEIRA, M. N.; BRASIL, A. L. D.; TADDEI, J. A. A. C. Avaliação das condições higiênico-sanitárias das cozinhas de creches públicas e filantrópicas. Ciência e Saúde Coletiva, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 1051-1060, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2014.

PITTELKOW, A.; BITELLO, A. R. A higienização de manipuladores de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN). Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 6, n. 3, p. 22-27, 2014.

SÃO PAULO (Município). Prefeitura do Município de São Paulo. Secretaria Municipal da Saúde. Coordenação de Vigilância em Saúde. Manual de boas práticas de manipulação de alimentos. São Paulo, 2012.

Neste artigo vamos falar um pouco de como fazer a manipulação correta de alimentos. Essa prática começa desde a escolha e compra dos insumos a serem utilizados na produção até a venda ao consumidor. O objetivo principal é evitar que seu cliente tenha qualquer problema de saúde ao consumir o seu produto.

Esse não é um conceito novo, ele se relaciona com a industrialização da produção de alimentos, que passou a ser padronizada. Dessa forma, problemas relacionados à falhas de fabricação, falta de higiene e contaminação passaram a ter um impacto significativamente maior para as marcas.

Aproveite a leitura!

Efeito da pandemia na manipulação de alimentos

Durante a pandemia o setor da alimentação foi profundamente afetado pelo isolamento social, mesmo com cuidados redobrados, houve queda nas vendas. A Covid-19 também trouxe regras mais rígidas para o setor de produção de comestíveis e para estabelecimentos como, por exemplo, supermercados, restaurantes e bares.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária atualizou as orientações e medidas que as empresas devem adotar durante a pandemia de Covid-19. Os materiais destacam e reforçam a importância da adoção de boas práticas de fabricação e de manipulação dos produtos. Além disso, orientam sobre o uso adequado de máscaras e luvas pelos trabalhadores.

Embora é preciso deixar que claro que a Anvisa e a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam não haver evidências de contaminação pelo novo coronavírus por meio de alimentos.

Importância da manipulação dos alimentos

As boas práticas de manipulação de alimentos garantem organização e higiene para que tenhamos alimentos seguros. Elas envolvem todas as etapas desde a seleção de fornecedores, a compra, o recebimento, o preparo, a embalagem, o armazenamento, o transporte e finalmente à exposição a venda para o consumidor final.

Ao adotar procedimentos que compõe as boas práticas é possível diminuir o desperdício e aumentar o rendimento de cada processo. Além disso, vale ressaltar que a fase com maior quantidade de perdas é o início da produção (seleção e compra) e o armazenamento.

Dessa forma, para solucionar esses problemas é necessário que a empresa faça uma profunda avaliação dos seus métodos de produção e manipulação dos produtos.

A importância dos manipuladores e das regras de higiene

Os manipuladores são as pessoas do serviço de alimentação que entram em contato direto com os alimentos: produzem, coletam, transportam, recebem, lavam, descascam, preparam e também distribuem o produto.

Dessa forma, esses trabalhadores entram em contato direto e/ou indireto com o alimento. Essa ação pode ser qualificada pelo processo de produção, preparação, transporte, venda, recebimento e até mesmo servir a comida.

O objetivo de manter regras de boas práticas rígidas é reduzir ao máximo qualquer possibilidade de transmissão de doenças por comestíveis, aproveitar o máximo de nutrientes, garantir a qualidade e condições higiênicas e sanitárias do alimento final.

Como o seu alimento pode ser contaminado e como evitar isso

A contaminação pode acontecer, caso não houver todos os cuidados, em situações como, por exemplo:

  • Equipamentos e utensílios usados para o preparo de um determinado alimento e logo em seguida utilizados para a elaboração de outro comestível, de origem diferente, ou em estado diferente (cru ou cozido), sem a devida higienização entre uma feitura e outra.
  • Armazenar alimentos de origens diferentes no mesmo vasilhame ou no mesmo refrigerador sem as devidas separações.

O que são boas práticas de manipulação fabricação de alimentos?

Principais cuidados na hora de manipular os alimentos:

  1. Limpar de forma adequada o local de trabalho no início e ao final das atividades;
  2. Não permitir que os alimentos entrem em contato com o cabo dos utensílios, mesmo que os colaboradores estejam usando luva.
  3. Utilizar equipamentos apropriados na manipulação dos alimentos. Materiais resistentes e lisos são os indicados, porque evitam arranhões, que podem acumular sujeira e bactérias, além de facilitar a higienização;
  4. Mantenha o piso, a parede e o teto conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos;
  5. As caixas de gordura e de esgoto devem estar localizadas fora das áreas de preparo e de armazenamento de alimentos;
  6. A cozinha deve ter lixeiras de fácil limpeza, com tampa e pedal, sendo necessário também fazer a retirada do lixo diariamente;
  7. Ao retirar os resíduos da área de preparo, eles devem estar em sacos bem fechados;
  8. Após o manuseio do lixo, deve-se lavar as mãos com sabão líquido e hipoalergênico e as ensaboar em média 15 segundos com movimentos circulares;
  9. Deve-se usar água de boa qualidade, ou seja, incolor, insípida (sem sabor) e inodora, e livre de micro-organimos perigosos no preparo dos alimentos;
  10. Os estabelecimentos devem ser abastecidos com água corrente tratada ou de sistema alternativo;
  11. Os freezers e refrigeradores não devem permanecer superlotados, os alimentos devem ser armazenados separadamente, em embalagens fechadas e limpas, evitando contaminações cruzadas;
  12. Use somente água potável para o preparo dos alimentos e do gelo;
  13. Os vasilhames devem estar identificados com o nome do alimento, data de preparo e o prazo de validade;
  14. Os utensílios usados no dia a dia também devem ser sempre higienizados. Lave tudo muito bem com uma esponja limpa e detergente neutro, enxágue, faça a desinfecção com solução clorada e deixe secar ao ar. Guarde os utensílios em um local limpo e protegidos de recontaminação;
  15. Higienizar os equipamentos elétricos, como liquidificadores e geladeiras. Para isso, retire o equipamento da tomada e desmonte o utensílio, caso necessário e depois lave com detergente e enxágue. Por fim é só desinfetar com uma solução clorada, secar ao ar e remontar o objeto.

Conclusão

Em suma, com essas boas práticas você manterá a qualidade dos alimentos e do seu ambiente de trabalho. Isso deve ser rotina para evitar que a sua empresa tenha problemas com a segurança alimentar e garantir a satisfação dos seus clientes.

Enfim, caso você queira saber manipulação de alimentos, entre em contato.

O que são as Boas Práticas de Fabricação manipulação de alimentos?

O que são Boas Práticas? São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Quais são as Boas Práticas de manipulação de alimentos?

Boas práticas na manipulação de alimentos.
Eliminar Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA;.
Aproveitar ao máximo os nutrientes presentes no alimento;.
Garantir as condições higiênicas e sanitárias do alimento preparado;.
Estar de acordo com as regras da legislação sanitária;.
Garantir a qualidade dos alimentos;.

Quais são as boas práticas de fabricação?

Boas Práticas de Fabricação: como é realizado o controle?.
Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios. ... .
Controle da potabilidade da água. ... .
Higiene e saúde dos manipuladores. ... .
Manejo dos resíduos. ... .
Manutenção preventiva e calibração de equipamentos: ... .
Controle integrado de vetores e pragas urbanas..

Quais são os três pilares das Boas Práticas de manipulação?

Entendo que existem 3 pilares que sustentam a aplicação das BPFs: 1) conscientização dos perigos de contaminação; 2) produção em concordância com o controle de qualidade; e 3) clareza de que o barato sai caro.