Quais são as principais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas?

A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS: UMA REFLEXÃO PARA A ENFERMAGEM

LENI DIAS WEIGELT, JESSICA DA COSTA THIESEN, JOANA RIBEIRO FELDMANN, LUIZA SOUZA HOPP, MIRIAN MACIEL IORES


Resumo


A Escola das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência de desumanização no trabalho, tendo como principio a valorização dos trabalhadores, preocupando-se com o seu bem-estar e as relações na equipe. O reconhecimento dos fatores psicológicos e suas influências no rendimento do coletivo, bem como o entendimento de que a motivação e o prestígio dos líderes traz grandes benefícios tanto para o trabalhador, quanto para a lucratividade e o desenvolvimento das empresas. A ideia central desta teoria é de que o homem tem necessidade de segurança, afeto, prestígio e autorrealização. O objetivo deste trabalho foi revisar conteúdos sobre a Escola das Relações Humanas, bem como, os estilos de liderança e habilidades abordados pela mesma e relacionar com outras teorias administrativas apresentadas em sala de aula. O trabalho foi realizado inicialmente pelos acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem, do 8º semestre, da disciplina de Gerenciamento em Serviços de Saúde I, apresentado e discutido com a turma de alunos e professora, com o intuito de refletir sobre os resultados do trabalho, apresentado com a realidade atual dos serviços de saúde e de enfermagem. Identificou-se como resultado, que o fator social influencia no desempenho do trabalho, o homem é condicionado pelo ambiente, e que a interação entre os membros da empresa contribuem para o nível elevado da produção. Nem sempre o funcionário com cargo e especialização é o que mais se destaca pela eficiência. Através deste estudo sobre a Escola das Relações Humanas podemos considerar a existência de diversos estilos de liderança e refletir sobre a forma mais adequada de exercê-las, como futuros enfermeiros, para uma boa integração entre a equipe. Identificamos através da experiência, que as diferenças foram bastante significativas entre a Teoria Clássica e a Escola das Relações Humanas, sendo esta uma teoria que visa a integração do grupo para que o indivíduo sinta-se amparado; o coletivo tem a chance de opinar juntamente com as lideranças da empresa; o fator psicológico interfere mais na produção do que o fator físico; os elementos emocionais do comportamento humano interfere fortemente no trabalho, exigindo habilidades no trato destas questões; as sanções e a aprovação do grupo interferem de forma incisiva sobre o indivíduo. Concluímos, assim, que o líder deve reconhecer as capacidades dos integrantes do grupo de trabalho, sendo uma forma de motivação e de influenciar diretamente na produção e no bom desempenho do trabalhador.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Quais são as principais teorias das relações humanas?

As três principais características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.

O que são as relações humanas?

A expressão "relações humanas" significa, literalmente, o estabelecimento e/ou a manutenção de contatos entre sêres humanos( 7. 71. ). Como tal, ocorrem, diária e freqüentemente, na vida de todos nós.

Qual era o principal objetivo da Teoria das Relações Humanas?

A Teoria das Relações Humanas é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.

O que é o curso de relações humanas?

As Relações Humanas buscam conhecer os sentimentos e o comportamento dos trabalhadores e sua espontânea formação de grupos. Este Curso estuda o comportamento do empregado, do empregador e do ambiente de trabalho, no intuito de promover interação entre eles.

Quem estuda as relações humanas?

Psicologia social - o estudo das relações humanas | Arquivos Brasileiros de Psicotécnica.

Qual a ideia central da teoria das relações humanas?

A Escola das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência de desumanização no trabalho, tendo como principio a valorização dos trabalhadores, preocupando-se com o seu bem-estar e as relações na equipe.

Qual o foco da teoria humana?

A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos, como principal consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne. Foi um movimento de oposição à Teoria Clássica da Administração, que buscou enfatizar o lado humano e social das organizações, trazendo novos enfoques e conceitos.

Quanto tempo dura a faculdade de relações humanas?

Em geral, a graduação dura de 3 a 4 anos.

Quanto tempo dura o curso de relações humanas?

Visando mostrar a importância de um bom relacionamento e a comunicação entre as diversas relações humanas. Carga Horária: de 60 até 240 horas / aula.

Para que serve as relações humanas?

As relações humanas no trabalho ocorrem de maneira ininterrupta, a partir da interação entre duas ou mais pessoas. Essa habilidade é essencial para obter um clima organizacional produtivo e harmonioso porque gera empatia, colaboração e o alinhamento de objetivos.

Qual a importância do estudo da relação humana?

DOS VÍNCULOS COMO CONSTRUÇÃO DO SER. Como dito anteriormente, as relações são ferramenta fundamentais para construção do nosso caráter. Esse, por sua vez, orienta a nossa personalidade. E por serem tão importantes, também se configuram como o “cimento” para nossos vínculos, traumas e memórias.

Quanto ganha um profissional de relações humanas?

Salário por nível profissional

Porte da EmpresaJúniorPleno
Micro 6.627,86 7.078,55
Pequenas 6.095,34 6.546,03
Médias 7.840,61 8.291,30
Grandes Empresas 8.990,91 9.441,60

Mais 1 linha

Como se dão as relações humanas?

Ao conjunto de interações que mantêm os indivíduos no seio de uma sociedade dá-se-lhe o nome de relações humanas. Estas têm por base os vínculos, muitas das vezes hierárquicos, que existem entre as pessoas e que têm lugar através da comunicação (podendo ser visual, linguística, etc.).

Qual o foco da Teoria humana?

A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos, como principal consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne. Foi um movimento de oposição à Teoria Clássica da Administração, que buscou enfatizar o lado humano e social das organizações, trazendo novos enfoques e conceitos.

Quais as principais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas?

Quais as principais ideias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (1,0) R: O principal precursor da Teoria das Relações Humanas foi Elton Mayo tendo como principais ideais a escola de relações humanas a de que o ser humano possui sentimentos, necessidades físicas, biológicas, motivação no meio social, então assim ...

Qual é a principal ênfase da teoria comportamental?

As principais características da Teoria Comportamental são: A grande ênfase nas pessoas; A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho); O estudo do comportamento humano.

Qual foi a principal contribuição da Escola de Relações Humanas?

Entre as principais contribuições da escola de relações humanas encontramos: Ele considerava as empresas e organizações como um grupo de pessoas. Dá valor e prioridade às pessoas. Toma como base os princípios e conhecimentos da psicologia para aplicá-los à administração.

Qual é o objetivo do estudo das relações humanas?

O objetivo das relações humanas é melhorar o convívio das pessoas nos diversos grupos sociais de que participam, proporcionando um relacionamento harmonioso ente os seres humanos.

O que Elton Mayo defendia na sua teoria?

Mayo, defende a idéia do fator psicológico relacionado à luminosidade como um caráter de valorização da organização, enquanto que outros podem pensar que o fator iluminação está associado à melhor qualidade de luminosidade e visão para efetuar o trabalho correto.

Qual o foco de análise da Escola das Relações Humanas?

A Teoria das Relações Humanas, também chamada de Escola das Relações Humanas é a reunião das teorias sobre o comportamento humano no ambiente de trabalho, criadas para nortear os estudos da Administração.