Quais são as características da educação contemporânea?

educacao contemporanea

2133 palavras 9 páginas

Exibir mais

Índice
0.Introdução 3
0.1 Objectivo geral 3
0.2 Objectivos específicos 3
0.3 Metodologia 3
1. Pedagogia contemporânea 4
1.1 Pedagogia individual 4
1.2 Pedagogia psicológica e experimental 5
1.3 Pedagogia activa 6
1.4 Pedagogia social 6
1.5 A pedagogia filosófica 7
2. Conclusão 9
3. Bibliografia 10

0.Introdução
Na idade contemporânea que começa desde o século XX a teoria da educação não é, fundamentalmente, uma teoria da infância, e sim uma teoria da cultura e de suas relações com a natureza humana. Na pedagogia, a educação não é pensada a partir da criança; pelo contrário, é a criança que é pensada a partir da educação concebida como cultura. Deste modo, a noção de infância não é noção pedagógica de base, e sim uma noção derivada. Razão pela qual todos movimentos que explicam e definem a educação partem do exemplo de uma criança, isto por simples razão por ela constituir o núcleo fundamental para o progresso no futuro, dado que a educação pode ser transmitida de geração em geração a partir dos adultos para as crianças.
0.1 Objectivo geral
Compreender a educação contemporânea
0.2 Objectivos específicos
Identificar as características da educação na idade contemporânea,
Mencionar os defensores dos vários movimentos da educação contemporânea;
Explicar os vários conceitos da educação contemporânea de acordo com cada pedagogia
0.3 Metodologia
Com vista a alcançar estes e objectivos, foi necessário a escolha de metodologias capazes de satisfazer as nossas necessidades e

O conceito de educação contemporânea enfrenta mudanças cada vez mais profundas, uma vez que acompanha as demandas do mercado profissional, a realidade social e as transformações do mundo. E a velocidade com que essas mudanças acontecem é reflexo dos avanços tecnológicos, que, nos últimos tempos, vêm gerando uma revolução em todos os setores e também no segmento educacional.

 “Todos os desafios da educação contemporânea atravessam o espaço escolar. Não existe a escola e o mundo. O mundo atravessa a escola.”

Viviane Mosé

(Filósofa)

Os desafios da educação na atualidade constituem um tema que pode ser abordado por diversas vertentes. A realidade social marcada pelos conflitos e a violência, em especial nas escolas públicas, é um dos exemplos a serem trazidos para essa discussão. Assim como o aumento dos casos de transtornos de ansiedade em crianças e o uso de medicamentos também se trata de um dos grandes desafios enfrentados na história da educação contemporânea. 

Diante de tantos cenários, elencamos para este artigo alguns dos principais desafios relacionados a educação contemporânea no Brasil e no mundo, a partir do advento da tecnologia na escola tradicional e escola contemporânea. 

Acompanhar as demandas do mercado de trabalho

“Há um descompasso claro entre as demandas de aprendizado requeridas no século XXI e o que é oferecido pelo sistema educacional atual, cujas bases remontam à Revolução Francesa. Só essa sentença já evidencia que alguma coisa está fora da ordem.”

Sandro Magaldi I José Salibi Neto

(Livro Gestão do Amanhã)

Um estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial, em 2016, apontou que nos próximos anos mais de um terço das competências essenciais exigidas para a maioria das profissões relevantes será baseado em aptidões que ainda não são consideradas no processo educacional. Ainda assim, existe a possibilidade de algumas dessas competências ainda nem existirem.

Nesse mesmo estudo, chegou-se à conclusão que em torno de 50% do conteúdo trabalhado no 1º ano de um curso regular em uma universidade se torna obsoleto no seu 4º ano, tamanha velocidade de depreciação do conhecimento de determinadas matérias. Em decorrência disso, a formação de um estudante ou profissional deve ser contínua, ou seja, não se pode parar de estudar. Esse fenômeno é conhecido como “lifelong learning”.

Esses dados reforçam a tese de que a maior parte das crianças de hoje em dia, estimado em 65%, terá acesso a empregos que ainda não existem. Além disso, também em 2016, a consultoria McKinsey publicou um estudo que indicava a automatização de até 45% das tarefas que atualmente são executadas por indivíduos, com a utilização de tecnologias já existentes. Sendo assim, é possível imaginar o crescimento exponencial dessa porcentagem, com as evoluções tecnológicas que não param de acontecer. 

Com isso, como a escola pode se moldar a um modelo ideal para preparar o profissional do futuro? Afinal, qual o perfil desse profissional?

Falta de um modelo eficiente de ensino à distância

“Há um consenso em todas as esferas da educação e da gestão de que ainda não foi desenvolvido um ambiente digital que permita engajamento pleno do estudante com o processo de aprendizado.”

Sandro Magaldi I José Salibi Neto

Conforme vimos no artigo sobre Educação 4.0, o advento da tecnologia trouxe o fenômeno da democratização da informação, a partir da facilidade no acesso à internet e do compartilhamento de conteúdo, de forma rápida e com um custo acessível. E, assim, surgiu um novo formato de educação contemporânea, os MOOCs (Massive Open On-line Courses), que significa Cursos On-line Abertos Massivos.

Essa adaptação do ensino que, num primeiro momento, consistiu basicamente na digitalização dos materiais e transmissão das aulas tradicionais evidenciou o despreparo das instituições ao usar essa evolução tecnológica no segmento educacional. O desconhecimento sobre a dinâmica do estudo on-line, considerando as circunstâncias dos ambientes físico e digital, não permitiu explorar todas as potencialidades do ensino à distância para o devido engajamento do aluno.

Segundo Magaldi e Neto, “foi adotado um repertório antigo para lidar com um fenômeno novo”, num processo de migração, o que mantém, ainda, o modelo tradicional acima dos MOOCs na educação contemporânea.

Quais são as características da educação contemporânea?

Valorizar o aprendizado acima da educação

“Educação é o que outras pessoas fazem por você. Aprendizado é aquilo que você faz por si mesmo.”

Joi Ito

(Diretor do MIT Media Lab)

Dentre os desafios da escola no mundo contemporâneo, pode-se destacar a dificuldade em despertar o interesse e a curiosidade dos alunos no processo de aprendizado, pois isso exige a quebra de paradigmas. E, sumariamente, esse movimento consiste na associação de práticas pedagógicas que se mostram eficientes na educação contemporânea e a adoção de novos elementos que estimulem essa geração de nativos digitais na construção do conhecimento.

Em paralelo, a escola no mundo contemporâneo deve reconhecer a importância de aproximar os atores da comunidade escolar – alunos, pais, professores, coordenadores – a fim de participarem ativamente do desenvolvimento educacional das crianças. A propósito, esse é o cerne da gestão escolar democrática, assunto que discutimos em outra oportunidade.

Essa valorização do processo de aprendizado promove o meio, o “como chegar à solução”, por meio das perguntas corretas, o incentivo à reflexão crítica e a formação do pensamento, em vez de focar no fim, na resposta rápida, pronta, memorizada e habitualmente transmitida pelo professor. 

Educador como Facilitador

Por isso, na educação contemporânea, o educador assume o papel de facilitador nesse processo de aprendizado, deixando de ser o único meio de acesso ao conhecimento dentro da sala de aula. Por sua vez, o professor passa a preparar o aluno para pensar, refletir e desenvolver o pensamento crítico, a partir de uma aprendizagem mais ativa e no acesso aos conhecimentos explícitos, geralmente, em dispositivos e plataformas. “Todos os programas educacionais devem se dedicar a ensinar aquilo que o indivíduo não tem acesso por si só.”

“Esse é um efeito colateral perverso do tradicional modelo educacional. Se o indivíduo assume o risco de buscar um caminho distinto e não obtém a solução padrão, mesmo considerando que a jornada seja criativa ou instigante, a avaliação tende a ser negativa.”

Sandro Magaldi I José Salibi Neto

Gestão escolar contemporânea

A onipresença da tecnologia exige uma reformulação do ensino e uma reestruturação do ambiente escolar, assim, modelos de gestão empresarial, como o Design Thinking, Business Model Generation, Lean Startup devem fazer parte dos programas educacionais. Da mesma forma, as escolas só têm a ganhar ao aprender com outros segmentos, para que a construção do seu currículo seja ainda mais condizente com a realidade do mercado.

Magaldi e Neto, em seu livro Gestão do Amanhã, propõem alguns questionamentos importantes no âmbito da educação contemporânea, dentre eles:

  • Você conhece instituições que estão revolucionando a educação?
  • Quais são os casos de empresas mais representativos para seu negócio?
  • Qual é o seu atual nível de conhecimento a respeito de novas tecnologias e modelos de aprendizagem?
  • Você conhece as novas profissões que estão surgindo a cada dia?

Sem dúvidas, esse é um novo olhar sobre o sistema educacional e um dos principais desafios quando o assunto é educação contemporânea, uma vez que mexe com a estrutura da educação básica e a preparação para o profissional do futuro. 

“Está claro que o processo de adaptação a esse novo mundo é confuso, tumultuado e gera muito desconforto. Por outro lado, esse é o tempo em que todos estão inseridos e no qual é possível se beneficiar do bônus da ignorância para a criação de um novo paradigma na educação.”

Sandro Magaldi I José Salibi Neto

Quais são as características da educação contemporânea?

Isabela Bola

Coordenadora de Marketing em YOU Bilíngue

Publicitária formada pela PUC-Campinas e Especialista em Marketing pela USP.

Quais são as características da educação contemporânea?

Últimos posts por Isabela Bola (exibir todos)

  • Educação contemporânea: entenda os principais desafios! - 28 de abril de 2020
  • Aula tradicional x CLIL: Entenda as diferenças! - 12 de março de 2020
  • Como o uso do espaço escolar reflete na proposta pedagógica da escola - 28 de fevereiro de 2020

Classifique este post!

[Total: 5 Média: 4.2]

Posts Relacionados

  • Quais são as características da educação contemporânea?

    Entenda os diferenciais da Educação Bilíngue

    A escola de hoje mudou. Isso é fato. Falamos acerca disso e todas as implicações, porquês e para onde estamos indo aqui mesmo no blog em postagens anteriores. Já neste artigo, você vai entender alguns…

  • Quais são as características da educação contemporânea?

    A importância da BNCC na Educação Infantil

    No final de 2017, foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) a nova BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Isso significa que todos os sistemas de ensino e as escolas brasileiras, sejam elas…

    Quais as principais características das escolas contemporâneas?

    A escola contemporânea se vê diante das transformações da sociedade, obrigando-a a buscar novos posicionamentos. Tais posicionamentos referem-se a uma mudança de paradigma nas concepções de escola e de ensino-aprendizagem, uma vez que o fracasso escolar se impõe de maneira acentuada na atualidade.

    Quais são as finalidades da educação contemporânea?

    A educação contemporânea é um enfrentamento. A intenção é possibilitar aos alunos um desenvolvimento orgânico e abrangente, deixando de limitá-los a segmentos ou fragmentos. Além disso, a educação contemporânea engloba todos os atores sociais — escolas, familiares e professores — no mesmo processo.

    Qual é a definição de educação na contemporaneidade?

    A contemporaneidade nos remete a algo que passou por diversas transformações, no espaço escolar temos urgência na formulação de práticas pedagógicas, de novos currículos e de metodologias, de formas de avaliação que promovam a inclusão e a visibilidade desses sujeitos.

    Como deve ser o professor na educação contemporânea?

    O papel do professor deve ser o de ajudar o aluno a desenvolver sua aptidão do pensar, através da técnica do diálogo, estimular a capacidade cognitiva do aluno através do saber aprender, saber fazer, saber agir , saber conviver e se conhecer.