Como as folhas dos cactos são adaptações ao ambiente em que vivem?

PUBLICIDADE

Como as folhas dos cactos são adaptações ao ambiente em que vivem?
Cactos: plantas bem adaptadas ao clima desértico

Os seres vivos tendem a possuir adaptações de acordo com o ambiente em que vivem. Plantas de clima quente e seco, geralmente, têm suas folhas diminuídas, ou até mesmo modificadas em espinhos, como forma de reduzir a superfície de contato e evitar, assim, a transpiração. Raízes volumosas também são adaptações que estas plantas, geralmente, possuem.

Os cactos podem ser um bom exemplo, ao serem observadas tais características, além de terem seus caules suculentos e bastante impermeáveis. Assim, muitas destas espécies, ao contrário de diversas plantas que conhecemos, não suportariam o excesso de umidade ao serem regadas todos os dias, por exemplo. Em contrapartida, uma briófita não conseguiria suportar, por muito tempo, a exposição direta ao sol.

Para que seus alunos compreendam mais sobre adaptações, tais exemplos podem ser dados e, inclusive, observados em sala. Para tal, amostras de cactos e musgos podem ser disponibilizadas para que se forneça, a cada uma delas, condições ambientais diferenciadas.

Seus alunos devem registrar, em forma de relatório, suas observações, e também devem propor as condições as quais cada vegetal será exposto, a fim de elaborar hipóteses e relacionar os resultados obtidos com a morfologia destes.

É importante, nesta atividade, explicar sobre os estômatos e a função que exercem no que se diz respeito à entrada e saída de ar, e à saída de água na forma de vapor, relacionando as informações com os exemplares fornecidos. Também é válido frisar as modificações ocorridas nos vegetais que permitiram a conquista do ambiente terrestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Artigos relacionados


Como as folhas dos cactos são adaptações ao ambiente em que vivem?

Estratégias de ensino-aprendizagem

Criação de vídeos sobre o movimento vegetal

Clique aqui e veja como realizar uma aula com a criação de vídeos sobre o movimento vegetal.

O cacto é uma planta de regiões desérticas. Cresce em lugares secos, onde outras plantas têm dificuldade para sobreviver. Sua capacidade de armazenar água é o que o mantém vivo. Os cactos têm espinhos pontudos que os impedem de ser comidos por certos animais do deserto.

Como os cactos realizam a fotossíntese se não apresentam folhas?

Para realizarem a fotossintese os cactos precisariam respirar... mas como podem respirar se não têm folhas? Eles fazem-no através do caule. Os cactos precisaram sofrer uma série de modificações, de adaptações, para poderem sobreviver ao clima árido e seco do deserto.

Porque o cacto consegue sobreviver no deserto?

Pode-se afirmar que os cactos conseguem sobreviver em ambientes desérticos por conta de seus espinhos. Enquanto muitas plantas são incapazes de sobreviver em condições extremas como o deserto, os cactos possuem espinhos, que evitam a desidratação.

Como o cacto consegue sobreviver na caatinga?

Os cactos são encontrados principalmente em ambientes secos, como na Caatinga, bioma do Nordeste brasileiro. Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água. ... Além disso, o caule funciona ainda como uma reserva, uma vez que é rico em água.

Como as plantas se adaptam no deserto?

Plantas suculentas, como os cactos, aloes e agaves, vencem o calor e a secura, armazenando muita água em suas raízes, caules ou folhas. ... Para começar, quando chove, essas plantas absorvem muita água, rapidamente. No deserto, a água evapora rapidamente, nunca se aprofundando muito no solo.

Como as plantas do deserto conseguem sobreviver com a falta de água?

Resposta. eles possuem adaptações para isso, uma delas é a retanção de urina, uma vez que esses animais praticamante não a elininam, e assim retiram dos alimantos que ingerem e não a perdem com facilidade, pois seus rins nção deixam q seja relamante eliminada grande quantia de água.

Qual a planta que existe no deserto?

Principais plantas do deserto

  • Saguaro. ...
  • Árvore de elefante. ...
  • Cactus pipe. ...
  • Arbusto de creosoto. ...
  • Dasylirion liso. ...
  • Aloe ferox. ...
  • Palmeira. ...
  • Pratófitas.

Porque os animais precisam de água para sobreviver?

Nos animais, a tensão superficial que as moléculas de água formam sobre os alvéolos pulmonares e nas brânquias dos peixes permite que ocorram trocas gasosas e a consequente sobrevivência dos tecidos. Existem substâncias que, ao contrário das polares, não possuem cargas elétricas como a água.

Como os animais obtêm água?

Os seres vivos possuem papel determinante no ciclo da água. Além disso, as raízes das plantas absorvem água, e os animais obtêm essa substância bebendo-a ou retirando-a dos alimentos. Os animais perdem água por meio de processos como a eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração.

Quais elementos são necessários para o desenvolvimento dos animais?

Estão presentes em sistemas que possuem a capacidade da reprodução, mutação e hereditariedade, consideradas estas as três características fundamentais para os seres vivos, de acordo com a biologia moderna. São elementos organógenos o carbono, hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio.

Quais as condições físicas e os elementos necessários para a existência de vida como a conhecemos?

As três condições químicas e físicas essenciais para a formação e a existência da vida como a conhecemos são a presença de substâncias orgânicos à base de carbono (como os aminoácidos, por exemplo), a presença de uma fonte de calor (que pode ser proveniente da luz solar ou do magma incandescente do centro do planeta) e ...

Quais são os elementos necessários à existência dos seres vivos?

A lista seguinte mostra os bioelementos presentes no ser humano, ordenados por ordem de abundância:

  • Majoritários: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio.
  • Traços: ferro, zinco, cobre, flúor , bromo e selênio.

Quais os elementos naturais indispensaveis a vida na Terra mostre como a combinação desses elementos torna possível a existência de vida?

Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os elementos que garantem a existência de vida no planeta Terra?

Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.

Como ocorre o processo de combustão?

Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.

Como as folhas dos cactos são adaptados ao ambiente em que vivem?

Dentre as principais adaptações, podemos citar como exemplo as folhas reduzidas e os caules repletos de água e fotossintéticos. Além disso, algumas espécies apresentam caule com cutícula espessa e folhas modificadas em espinhos, que diminuem a perda excessiva de água.

Como o cacto se adapta ao meio ambiente?

→ Adaptações ao ambiente seco Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água. Os cactos, como já dito, possuem folhas reduzidas, uma característica que diminui a perda de água por transpiração.

Como são as folhas do cacto?

Suas folhas são reduzidas e foram modificadas em espinhos para se adaptar às necessidades da planta. Somente reduziram seu tamanho de modo a diminuir a área de superfície pela qual a água é perdida pela transpiração.

Como os espinhos dos cactos contribuem para a adaptação das plantas em ambientes secos?

Em alguns casos, como nos cactos, as folhas são transformadas em espinhos, o que diminui a superfície relativa da planta e a perda de água por evaporação. Os espinhos também protegem a planta dos animais que a procuram pelas suas reservas de água.