Como é a linha de transmissão de Itaipu?

Como é a linha de transmissão de Itaipu?

Linhas de transmissão de Itaipu foram derrubadas pelo vento no Paraná | Redes sociais

Os violentos temporais que atingiram o estado do Paraná neste sábado derrubaram linhas de energia e interromperam a transmissão a partir da usina de Itaipu, informou a empresa em um comunicado em seu sítio em espanhol. Manobras de emergência foram feitas para evitar um apagão no Brasil e no Paraguai com a queda da geração. Vendavais com rajadas de vento atingiram vários pontos do estado paranaense com estragos e danos na rede elétrica.

Las compuertas del vertedero de ITAIPU se abrieron hoy debido a la desconexión de líneas de transmisión de 765 kV, en territorio brasileño, afectadas por el temporal.

Leé más ? https://t.co/RTSPCtE7K8 pic.twitter.com/IK7pQIddXp

— ITAIPU Binacional Py (@itaipuparaguay) October 24, 2021


De acordo com o comunicado de Itaipu Binacional, na tarde deste sábado diversas unidades geradoras do setor 60 Hz foram desligadas devido a uma série de desconexões de linhas de transmissão de 765 kV ocasionadas pelo temporal que atingiu a região entre Foz de Iguaçu e Ivaiporã, no Brasil. Relatórios preliminares indicam que provavelmente houve queda de torres e linhas de transmissão entre os locais mencionados.

O acionamento dos esquemas de proteção na usina, após o desligamento das linhas de transmissão, acarretou a redução da geração de energia e do fluxo de água que passa pelas unidades geradoras desconectadas. Para compensar a queda abrupta da vazão, as comportas do vertedouro foram abertas. Essa operação foi necessária, segundo o comunicado, para atender ao disposto no Acordo Tripartite entre Paraguai, Argentina e Brasil, que estabelece limites para a variação de níveis no ponto de medição da água abaixo da Tríplice Fronteira.

A Diretoria Técnica da usina indicou que o vertedouro permanecerá aberto com a vazão mínima possível até que a vazão de descarga em ITAIPU se iguale aos limites esperados. Atualmente, a geração total de energia hidrelétrica é de 6.700 MW e a vazão é de 1.383 metros cúbicos por segundo.

A administração de Itaipu informou ainda que não houve danos às instalações da usina hidrelétrica. O Aeroporto de Foz do Iguaçu registrou vento de 80 km/h, mas as rajadas no Oeste do Paraná passaram de 100 km/h. A queda da torres de linhas de transmissão sugere que o vento em alguns pontos podem ter atingido marcas tão altas quanto 120 km/h a 150 km/h.

O cenário que trouxe o tempo severo no Paraguai e no Paraná é consequência de dois sistemas meteorológicos. O primeiro é um centro de baixa pressão profundo de 995 hPa que atuava hoje com ar quente no Paraguai e no Norte da Argentina. O segundo, uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil e encontra ar muito quente em sua dianteira.

Inicialmente, houve a formação de um sistema convectivo de mesoescala (aglomerado de nuvens de temporal) sobre o Paraguai com nuvens muito carregadas que avançaram para o Oeste do Paraná com tempestade. Na sequência, formou-se uma linha de tempestades muito intensa associada ao deslocamento da frente fria capaz de gerar fenômenos muito severos que atua nesta noite principalmente do Centro para o Norte do Paraguai, Sul do Mato Grosso do Sul e no Paraná.

Sobre o autor

Como é a linha de transmissão de Itaipu?

MetSul.com

MetSul.com é a plataforma de notícias, previsões e dados da MetSul Meteorologia com uma equipe de meteorologistas e jornalistas. Você pode enviar suas sugestões de pauta e interagir em nossas redes sociais.

PREVISÃO DO TEMPO PARA A SUA CIDADE


Aprobación: DEC.CMC N°07/10

Nº COF: COF 03/10

País: Paraguai

Programa:

I) Programa de Convergência Estrutural

Componente:

I.i) Construção, adequação, modernização e recuperação de vias de transporte; de sistemas logísticos e de controle fronteiriço que otimizem o escoamento da produção e promovam a integração física entre os Estados Partes e entre suas sub-regiões

Organismo ejecutor:

Itaipú Binacional

Estado: Finalizado

Aporte FOCEM: USD 305.688.713,49
Aporte local: USD 109.675.689,45
Costo total USD: USD 415.364.402,94

PAC: Descargar PDF

Alcance:

A linha de transmissão possui um traçado Este-Oeste atravessando a Região Oriental do Paraguai, afectando áreas de 4 (quatro) Departamentos e 20 (vinte) municípios, sendo a principal área de influência do projecto todo o Sistema Interconectado Nacional (SEM) do Paraguai.

Descripción:

O projeto propõe a implantação de uma linha de transmissão de 500 kV de Itaipu até Villa Hayes, a construção da Subestação em Villa Hayes, e a ampliação da Subestação na margem direita de Itaipu.

O objetivo do Projeto é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Paraguai e fornecer energia para facilitar o crescimento econômico no Paraguai.

Galería de fotos:

Qual o motivo de Itaipu possui linhas de transmissão tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua?

Originalmente as linhas de corrente alternada foram construídas para escoar a energia gerada em 60 Hz da Usina de Itaipu, porém podem transmitir de quaisquer outras fontes, caso a Usina de Itaipu não esteja em operação. As linhas de corrente contínua são exclusivas para transmitir a energia gerada por Itaipu.

Qual é a voltagem de transmissão da Itaipu?

Esse sistema leva a energia produzida pelo setor de 60 Hz de Itaipu (frequência brasileira) para a proximidade do centro de consumo da região Sudeste do Brasil e, embora apelidado de 750 kV, sua tensão de transmissão é de 765 kV.

Qual a usina brasileira que possui uma linha de transmissão em CC?

Na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em construção, também foram projetadas duas linhas de transmissão por corrente contínua. Uma delas ligará a subestação Xingu, no Pará, à subestação Estreito, em Minas Gerais, percorrendo 2.092 km.

Como Itaipu gera energia elétrica?

A Itaipu produz eletricidade com base na energia hidráulica, ou seja, pelo aproveitamento da energia potencial gravitacional da água contida em uma represa elevada. Esta energia está presente na natureza e pode ser aproveitada em desníveis acentuados ou quedas d'água.