Quais as características que diferenciam os animais invertebrados?

A natureza está repleta de surpresas, mistérios e maravilhas! Parte desse encanto está nos animais invertebrados. Essa categoria possui inúmeras espécies interessantes e curiosas! Porém, quais são as características dos animais invertebrados?

Quais as características que diferenciam os animais invertebrados?

Quer saber quais são os animais invertebrados e o que os diferencia dos vertebrados? Continue a leitura! A  seguir, te explicaremos tudo sobre esses seres incríveis e que causam tantas dúvidas! 

O que são animais invertebrados

A natureza é complexa e muito pluralizada! Para ficar mais fácil de compreendê-la, os seres vivos foram divididos em diversas categorias. Essa divisão auxilia a classificação das espécies, levando em consideração a diversidade.

 Em primeiro lugar, os animais invertebrados fazem parte do reino animal, no qual todos os integrantes possuem categorias. Confira cada uma delas nas explicações abaixo. 

  • São pluricelulares: corpo possui mais de uma célula; 
  • Possuem células eucarióticas: células possuem membrana nuclear, também chamada de núcleo verdadeiro; 
  • São heterófilos: precisam se alimentar de outros seres vivos. Diferentemente das plantas, os animais não produzem o próprio alimento. 

Lembrando que as informações acima dizem respeito a todos os integrantes do reino Animal. Porém, o que é um animal invertebrado e o que o faz ser tão diferente? Há uma característica muito marcante nos invertebrados: a ausência de coluna vertebral e crânio. 

Sendo assim, como esses animais se movimentam? Para você entender melhor, separamos uma listinha com alguns exemplos de tipos de invertebrados conhecidos. 

Porém, atenção! A divisão dos animais vertebrados e invertebrados é considerada artificial. Os animais sem coluna vertebral estão distribuídos em diversos grupos. Isso quer dizer que existem espécies muito diferentes na mesma categoria. Veja alguns exemplos.

Filos dos invertebrados

Como vimos, esses animais heterófilos fazem parte de diversos grupos diferentes. Na biologia, o nome dos invertebrados é “filo”. Eles são divididos em oito filos diferentes, de acordo com as características.

1. Poríferos

Exemplo: esponjas-do-mar. 

Como o nome indica, este filo é caracterizado pela presença de poros. Os animais vivem no mar e se alimentam de pequenos organismos por meio da filtração da água.

2. Cnidários

Exemplo: corais, anêmonas, água-vivas. 

Os cnidários também são aquáticos, mas, aqui, encontramos algumas características diferentes. Podem ser divididos em dois grupos. Os pólipos são fixos, como corais e anêmonas. Já as medusas são animais de vida livre, como as águas-vivas. 

Quais as características que diferenciam os animais invertebrados?

3. Platelmintos

Exemplo: tênia (um verme muito conhecido dos humanos e dos pets). 

Os platelmintos também são conhecidos como vermes achatados. São animais invertebrados terrestres, mas podem viver na água. Alguns são parasitas.

4. Nematódeos ou nematelmintos

Exemplo: lombriga. 

Os nematódeos também são vermes, o que pode gerar certa confusão. Diferente dos filos apresentados até agora, os nematódeos são animais complexos, possuindo sistema circulatório e digestório completo. A forma também é diferente, sendo conhecida como cilíndrica ou fusiforme. 

5. Moluscos

Exemplo: polvo, lula, ostras e caracóis. 

Os moluscos são o segundo maior grupo de animais, possuindo uma grande variedade de espécies! Possuem corpo mole, sendo que alguns deles se protegem com uma concha, como os caracóis e as ostras. Já outros, como o polvo e a lula, não possuem concha. Também são animais complexos. 

6. Anelídeos

Exemplo: minhoca. 

Os anelídeos são conhecidos por uma característica marcante: a divisão do corpo em anéis! São animais complexos, com sistema circulatório, respiratório e digestório.

7. Equinodermos

Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar. 

Os equinodermos são animais marinhos que se destacam por possuir um endoesqueleto ou um esqueleto interno. Também possuem certo grau de complexidade nos sistemas.

8. Artrópode

Exemplo: insetos, aracnídeos, crustáceos. 

Este é o grupo com maior diversidade em todo o reino animal! Os artrópodes incluem animais muito comuns em nosso dia a dia, como formigas, abelhas, aranhas, moscas e camarões. São complexos, assim como alguns dos filos acima. 

A característica mais marcante dos artrópodes é a presença de um exoesqueleto: um esqueleto externo que protege e oferece sustentação. A natureza é realmente incrível, não é mesmo?

Os animais invertebrados fazem parte da classificação que corresponde a todos aqueles que não apresentam coluna vertebral e crânio, o que faz com que muitos tenham o corpo mole. Entretanto, alguns dispõem de um exoesqueleto de calcário, como os corais, e outros de um exoesqueleto de quitina, como os besouros, que os deixam bastante rígidos.

Por serem a grande maioria das espécies de animais de todo o mundo, os invertebrados aparecem com muita frequência na prova de Biologia no Enem e nos vestibulares. Por isso, é preciso dar uma atenção especial a esse tema para se dar bem, não é mesmo?

Neste post, vamos mostrar as principais informações que você precisa saber sobre animais invertebrados. Vamos lá?

O que são animais invertebrados e quais são as suas características?

Os animais invertebrados não apresentam esqueleto interno e costumam ser conhecidos pelo seu corpo mole. Apesar de essa ser a principal característica para diferenciá-los dos vertebrados, é importante entender um pouco mais sobre eles.

Alguns são conhecidos por terem um exoesqueleto que garante a sua sustentação e sua proteção. As principais características desse grupo incluem:

  • simetria bilateral — as metades do corpo são simétricas. Entretanto, as esponjas não têm nenhuma simetria e os Equinodermos apresentam simetria radial;
  • presença de órgãos e tecidos — todos eles têm essa estrutura, exceto os Poríferos;
  • reprodução sexuada — a maior parte deles se reproduz por meio de gametas, mas alguns apresentam reprodução assexuada;
  • heterótrofos — não produzem o seu próprio alimento, ou seja, se alimentam de outros seres vivos;
  • eucariontes: as células são nucleadas, e o núcleo é envolvido por uma membrana;
  • pluricelulares — o corpo é formado por muitas células especializadas;
  • aeróbicos — retiram o oxigênio da água ou do ar, de acordo com o seu habitat.

Quais são os grupos de invertebrados?

Os animais invertebrados estão divididos em cerca de 33 filos, mas somente oito deles são mencionados nos livros didáticos: Equinodermos, Artrópodes, Anelídeos, Moluscos, Nematelmintos, Platelmintos, Cnidários e Poríferos. Confira, a seguir, as principais características deles.

Poríferos

Os Poríferos são muito conhecidos por nós. Afinal, quem nunca assistiu ou ouviu falar do Bob Esponja? Esses animais apresentam o corpo cheio de poros e se alimentam por meio da filtração da água. São sésseis (não se locomovem) e apresentam vários formatos, cores e tamanhos, dependendo da substância que eles absorvem e da qualidade da água do meio em que vivem.

Cnidários

Cnidários são animais predominantemente marinhos, com poucas espécies de água doce. Os principais representantes são as hidras, as anêmonas, os corais e as águas-vivas. Eles apresentam somente uma cavidade gastrovascular que tem abertura única, servindo como boca e ânus.

Além disso, possuem duas formas corporais (polimórficos): medusas e pólipos. As medusas são natantes e livres, enquanto os pólipos são sésseis. Como forma de defesa dos predadores e de captura de presas, contam com um tipo especial de célula nos tentáculos (cnidócito), que contém um líquido urticante.

Platelmintos

São vermes com corpo achatado, apresentam poucos centímetros de comprimento e um sistema digestório incompleto. São conhecidos pelos exemplares que provocam doenças aos seres humanos, mas a maioria das espécies é de vida livre. Os principais são: esquistossomo, planárias e tênias.

Nematelmintos

São os vermes cilíndricos, que apresentam o corpo afilado e alongado nas extremidades. Muitos representantes são transmissores de várias doenças, como a elefantíase, o amarelão e a ascaridíase.

Diferente dos outros grupos citados, esse é o primeiro filo que apresenta sistemas completos, como excretor, nervoso e digestório. Os representantes mais comuns são oxiúros e lombrigas.

Quais as características que diferenciam os animais invertebrados?
Quais as características que diferenciam os animais invertebrados?

Moluscos

São animais de corpo mole, muito conhecidos pela concha que protege o corpo, mas abrangem outros exemplares famosos, como o polvo e a lula (que tem uma concha interna). Podem ser encontrados em solo úmido e em ambiente marinho ou de água doce. Além dos exemplos citados, também fazem parte do grupo os mariscos, os caracóis, as lesmas, as ostras e os caramujos.

Anelídeos

A característica principal dos Anelídeos é o corpo dividido em anéis. Ocorrem em vários habitats, sendo encontrados em solo úmido e ambientes de água salgada e doce. Os principais exemplos são as sanguessugas e as minhocas.

Equinodermos

São animais exclusivamente marinhos, conhecidos pela simetria radial (pode ser dividido em diversos planos dispostos em torno de um eixo longitudinal). Apresentam um sistema formado por uma rede de canais hidráulicos que são ramificados, formando os chamados pés ambulacrais, o que garante a movimentação deles.

Os representantes mais conhecidos são o pepino-do-mar, o ouriço-do-mar e a estrela-do-mar.

Artrópodes

Os Artrópodes são o grupo com o maior número de espécies conhecidas. A característica principal é a presença de apêndices articulados e um exoesqueleto que reveste o corpo, atributo que confere o sucesso adaptativo do grupo. O exoesqueleto limita o crescimento desses animais e, por isso, de tempos em tempos eles realizam a muda (ou ecdise), que é troca do esqueleto externo.

São seres que estão muito presentes no nosso dia a dia. Alguns exemplos são:

  • quilópodes — centopeias e lacraias;
  • diplópodes — piolho-de-cobra;
  • crustáceos — camarões, lagostas e caranguejos;
  • aracnídeos — escorpiões, opiliões e aranhas;
  • insetos — besouros, percevejos, borboletas, moscas, mosquitos, libélulas etc.

Quais são as espécies em extinção?

Em 2018, o IBGE divulgou um mapa que mostra as 130 espécies de invertebrados que estão ameaçados de extinção. Nessa lista estão incluídos 96 insetos e outros 34 invertebrados terrestres. As espécies pertencem a grupos como:

  • besouros;
  • libélulas;
  • aranhas;
  • formigas;
  • abelhas;
  • moluscos.

Alguns animais listados estão em fase de extinção crítica, já que interferem no equilíbrio do ecossistema de algumas áreas, como é o caso das abelhas, que são essenciais para a polinização das flores.

Como estudar o tema na prática para o Enem?

Por sua grande importância, os animais invertebrados são muito cobrados na prova do Enem e de vestibulares. Em geral, além de saber as características que definem cada grupo, o aluno deve conhecer sobre o habitat, o nicho ecológico, o comportamento de reprodução e quais doenças podem ser causadas ou transmitidas por eles.

Em uma questão do Enem de 2013, foi abordado o comportamento sexual de alguns invertebrados, em que as fêmeas predam os machos após a cópula e a inseminação. O estudante deveria saber que o canibalismo sexual é importante nesse grupo, porque favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais, garantindo o fluxo gênico da espécie.

Para estudar animais invertebrados para o Enem, uma boa opção é fazer resumos, anotar as principais características de cada grupo frisando as novidades evolutivas e fazer as provas anteriores. Uma ótima dica é conhecer alguns canais do YouTube para estudar para o Enem, o que ajuda a fixar o conteúdo estudado. Entre eles está o Trilha do Enem, que monta um plano de estudos para o seu perfil.

E aí, gostou deste post e quer saber como organizar o seu cronograma de estudos para o Enem? Então, aproveite e baixe gratuitamente a nossa planilha!

Quais as diferenças dos animais invertebrados?

Os animais invertebrados, por sua vez, têm como principal característica não apresentar coluna vertebral. Isso significa que eles não apresentam crânio e nem medula espinhal. Há alguns seres, como insetos, que são invertebrados e possuem esqueleto externo. Trata-se de um tipo de proteção.

Quais são as características dos animais invertebrados?

Os animais invertebrados são aqueles que não possuem coluna vertebral e crânio. Em geral, têm o corpo mole, mas em alguns casos possuem exoesqueleto (esqueleto externo) que ajuda na locomoção e na proteção contra os inimigos.

Qual a principal característica que define os animais invertebrados?

Animais invertebrados caracterizam-se pela ausência de uma coluna vertebral e de crânio. Como exemplo podemos citar os insetos, crustáceos e anelídeos. Os invertebrados são animais que não apresentam coluna vertebral e crânio.

Quais são as características dos animais invertebrados que os diferenciam dos animais vertebrados?

Primeiramente, a presença de coluna vertebral é uma característica para diferenciar esses dois grupos de animais. Os animais vertebrados possuem coluna vertebral. Neste sentido, esses seres têm ossos e um esqueleto interno. Com isso, o corpo desses animais possui sustentação.