São os seres vivos que se movimentam nadando pela coluna ou corrente de água?

As águas-vivas são animais pertencentes ao filo Cnidaria. Também conhecidas como medusas, produzem substâncias urticantes que as auxiliam na captura das presas.

São os seres vivos que se movimentam nadando pela coluna ou corrente de água?
As águas-vivas locomovem-se por contrações do corpo ou sendo levadas pelas correntes marítimas

As águas-vivas, ou medusas, são animais marinhos pertencentes ao filo Cnidaria, classe Scyphozoa. O corpo tem a forma de um sino margeado por tentáculos e apresenta uma organização simples, havendo uma cavidade gastrovascular central com uma única abertura que atua como boca e ânus. A parede é formada pela epiderme (derivada da ectoderme) e pela gastroderme (derivada da endoderme), intercaladas por um material gelatinoso chamado de mesogleia.

→ Locomoção

A locomoção ocorre por contrações do corpo graças às células mioepiteliais ligadas ao sistema nervoso que agem como músculos. Elas também podem ser levadas pelas correntes marítimas.

→ Sistema nervoso

Apresentam uma rede nervosa bem desenvolvida com uma mancha ocelar sensível à luz, um estatocisto que auxilia na direção dos movimentos e duas fossetas sensitivas, provavelmente quimiorreceptoras, que auxiliam na identificação do alimento.

Muitos indivíduos são predadores e capturam suas presas com seus tentáculos. Estes possuem células, os cnidócitos, que atuam tanto na defesa quanto na caça. Essas células possuem uma cápsula, o nematocisto, que se abre assim que o cnidócito é tocado. Dentro dessa cápsula há um filamento enrolado com uma ponta que se desenrola e penetra na pele da presa ou de um possível predador, injetando uma toxina capaz de paralisar e matar pequenos animais. Alguns indivíduos também se alimentam de organismos planctônicos que entram em seu corpo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A digestão é intra e extracelular, e seu sistema digestório é incompleto, pois possui apenas uma cavidade que atua como boca e ânus.

→ Difusão

Não possuem sistema circulatório, respiratório e excretor. Como o organismo possui poucas camadas de células, o transporte de substâncias ocorre por meio de difusão.

→ Reprodução

Os sexos são iguais e separados. Areprodução ocorre por alternância de gerações, ou seja, a reprodução assexuada alterna-se com a sexuada, em um ciclo em que há também alternância entre as formas pólipo (assexuada) e medusa (sexuada).

Curiosidades

⇒ Muitas medusas são bioluminescentes;

⇒ Em algumas espécies, a toxina produzida é mais potente que a peçonha de algumas cobras.

Deve-se evitar nadar onde há uma grande concentração de águas-vivas, pois a toxina produzida por elas pode provocar irritações semelhantes a queimaduras e até reações alérgicas fortes, que podem levar a óbito.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Por Helivania Sardinha dos Santos

Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna I. 

Coluna I

CLASSIFICAÇÃO

1. Plâncton

2. Nécton

3. Bentos

Coluna II

DEFINIÇÃO

( ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas.

( ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar).

( ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Tipos de ecossistemas aquáticos


Artigo escrito pelo site: ostiposde | Categoria do Artigo: Educação. | Nenhum Comentário


Confira a matéria e aprenda de forma simples o que é um ecossistema aquático e suas características mais representativas, os diferentes tipos de ecossistemas aquáticos em rios, mares e oceanos, sua fauna, vegetação e flora.

O elemento mais importante da terra é a água onde, graças a ela, vivemos e não apenas isso, porque nos ecossistemas aquáticos encontramos todos os tipos de seres vivos (animais, vegetação, flora e organismos) cuja atividade e vida se estabelecem neste habitat.

Os ecossistemas aquáticos podem ser divididos em duas grandes categorias, os ecossistemas aquáticos de água salgada e os ecossistemas aquáticos de água doce.

São os seres vivos que se movimentam nadando pela coluna ou corrente de água?

O que é um ecossistema aquático

Os ecossistemas aquáticos cobrem cerca de 70% da superfície da Terra, são aqueles tipos de ecossistemas onde os componentes vivos desenvolvem todas as suas atividades na água, seja salgadas como os estabelecidos nos mares e oceanos ou doces, como rios, lagos, riachos e etc.

Um ecossistema aquático é qualquer ambiente baseado em água em que plantas e animais interagem com as características químicas e físicas do meio ambiente.

Eles formam de uma forma geral os diferentes tipos de lagos, lagoas, rios, córregos, mares, oceanos e todos os habitats onde se encontra a água que abriga a vida. Portanto, é uma simbiose que pode ocorrer em água salada e doce.

Os seres vivos que se desenvolvem na água adquirem características físicas muito semelhantes entre si, como resultado de sua adaptação e necessidades em um habitat aquoso natural.

Tipos de ecossistemas aquáticos

Como regra geral, para poder aprender sobre os ecossistemas aquáticos e conhecer suas principais características, precisamos dividi-los em dois tipos de ecossistemas aquáticos básicos.

Embora em ambos os casos o meio ambiente seja água, existem muitas diferenças nos critérios de classificação entre os diferentes seres vivos e seu meio ambiente e, sobretudo, se estamos estudando habitats de água doce e salgada.

Ecossistemas aquáticos marinhos

O ambiente marinho, também pode ser chamado de vida nos oceanos ou vida marinha coletiva. As regiões do ecossistema marinho incluem oceanos, pântanos, mares, mangues e etc. Esses meios são extremamente estáveis para o desenvolvimento da vida em comparação com qualquer sistema de água doce terrestre. Evidências sugerem que a vida surgiu no mar e, até hoje, ainda é um lugar fascinante e ainda muito pouco explorado.

Os ecossistemas marinhos estão entre os maiores ecossistemas aquáticos da Terra. Exemplos incluem salinas, zonas intertidais (ou zona entre marés), estuários, lagoas, manguezais, recifes de corais, mar profundo e fundo do mar. Eles podem ser contrastados com os ecossistemas de água doce, que têm ausência ou um menor teor de sal. As águas marinhas cobrem dois terços da superfície da Terra. Tais lugares são considerados ecossistemas porque a vida vegetal sustenta a vida animal e a vida animal sustenta a vegetal.

Tipos de ecossistemas aquáticos marinhos

Pântano de sal – as marismas são definidas como zonas úmidas costeiras inundadas e drenadas pela água salgada trazida pelas marés. Estes terrenos pantanosos são capazes de impedir inundações, bem como ajudar a manter a qualidade da água, absorvendo a água da chuva e escoamento que vem através da área.

Zonas Intertidais – também conhecido como zona entremarés, são as áreas visíveis durante a maré baixa e cobertas por água salgada quando a maré está alta. Nestas zonas, organismos simples podem ser encontrados em poças de maré. Essas áreas também têm uma maior salinidade porque o sal é deixado durante o movimento da água salina.

Estuários – os estuários ocorrem onde existe uma grande mudança na salinidade entre a água salgada e fontes de água doce, por exemplo, a confluência entre um rio e um oceano. Muitos organismos dependem deste ecossistema frágil pelo menos uma vez durante o seu ciclo de vida. Portanto, os estuários são locais onde os rios se encontram com o mar e podem ser definidos como áreas onde a água salgada é diluída com água doce. São biologicamente produtivos, pois têm um tipo especial de circulação de água que retém os nutrientes das plantas e estimula a produção primária.

Lagoas – as lagoas podem ser definidas como um corpo raso de água protegido de um corpo de água maior, geralmente o oceano, por bancos de areia, ilhas de barreira ou recifes de corais. Existem dois tipos diferentes de lagoas: lagoas de atol e lagoas costeiras.

Manguezais – os manguezais são uma compilação de diferentes espécies de árvores de mangue que vivem juntas perto da costa para criar um tipo de floresta. Essas florestas de mangue possuem um intrincado sistema radicular que pode atuar como habitat para muitas espécies, além de amortecer a erosão do solo. É um bioma costeiro de transição entre os ambientes terrestres e marinhos.

Recifes de Coral – os recifes de coral são um dos ecossistemas marinhos mais conhecidos do mundo. Os recifes de corais são o segundo ecossistema mais rico do mundo e possuem uma grande diversidade de plantas e animais. Como resultado, os recifes de coral costumam ser referidos como a floresta tropical dos oceanos. O maior é o da Grande Barreira de Corais. Esses recifes são compostos de grandes colônias de corais de uma variedade de espécies que vivem juntas. Os corais formam múltiplas relações simbióticas com os organismos ao seu redor.

Mar profundo e fundo do mar – o mar profundo é ocupado por até 95% do espaço dos organismos vivos. Combinados com o fundo do mar, ou zona bentônica, essas duas áreas ainda precisam ser exploradas e ter seus organismos documentados, tornando esses ecossistemas um dos mais difíceis de estudar e entender pelos cientistas.

Grande parte do oxigênio vem dos oceanos. Mares e oceanos são responsáveis pela produção de 90% do oxigênio do planeta.

Ecossistemas aquáticos de água doce

Ecossistemas de água doce são um subconjunto dos ecossistemas aquáticos da Terra. Eles incluem lagos e lagoas, rios, zonas úmidas, córregos e nascentes. Eles podem ser contrastados com ecossistemas marinhos, que têm um maior teor de sal. Habitats de água doce podem ser classificados por diferentes fatores, incluindo temperatura, tipo de luz e vegetação. Os ecossistemas de água doce podem ser definidos em ecossistemas lóticos (água corrente) e ecossistemas lênticos (águas paradas).

Tipos de ecossistemas aquáticos de água doce

Ecossistemas Lóticos – os ecossistemas lóticos são os sistemas com águas correntes que se movem de maneira unidirecional, como rios e córregos. Esses ambientes abrigam numerosas espécies de insetos, como moscas varejeiras, mosquitos e besouros, que desenvolveram características adaptadas para sobreviver ao meio ambiente. Além de vários mamíferos, como castores, lontras e golfinhos do rio, várias espécies de peixes como a enguia e truta são encontradas nos ecossistemas lóticos.

Ecossistemas Lênticos – os ecossistemas lênticos incluem todos os habitats de água parada, como lagos e lagoas. Esses ecossistemas abrigam algas, plantas e invertebrados com raízes e folhas flutuantes, como caranguejos e camarões. Anfíbios como salamandras e sapos e répteis como jacarés e serpentes d’água também são encontrados nos sistemas lênticos.

Organismos e Animais Aquáticos

É possível encontrar uma grande variedade de organismos e animais nos ecossistemas aquáticos. Portanto, podemos encontrar seres de características simples e complexas como, por exemplo baleias, tubarões e algas. Dentre os organismos mais importantes , podemos destacar os zooplânctons, plânctons, fitoplânctons, bentos e nectons:

  • Zooplânctons são formados por seres heterotróficos que se alimentam de fitoplâncton, ou seja, consumidores primários, entre os quais protozoários, alguns crustáceos e larvas de animais.
  • Plânctons aquáticos são os seres vivos chamados de plâncton, vivem flutuando em águas terrestres ou marinhas e são arrastados por correntes marítimas porque não se movem produzindo os seus próprios movimentos. Pode ser dividido em fitoplâncton e zooplânctons.
  • Fitoplânctons, na Oceanografia, biologia marinha e limnologia chama-se fitoplâncton o conjunto de todos os organismos aquáticos microscópicos que possuem a capacidade fotossintética e que vivem em lugar não determinado, flutuando na coluna de água.
  • Bentos são organismos que na ecologia são conhecidos como a comunidade formada pelos organismos que habitam o fundo dos ecossistemas aquáticos. Os bentos diferem do plâncton e nekton, formado por organismos que habitam a coluna de água.
  • Nécton são na ecologia e paleoecologia, o nome coletivo necton aplica-se a todos os organismos que nadam ativamente em áreas aquáticas. O conceito se aplica igualmente a sistemas de água doce e oceânicos.

  • água
  • biótipo
  • oceano

Quais são os seres que são levados pelas correntes de água?

O plâncton (plankton = errante) é formado pelo conjunto de seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas.

Quais são os seres que vivem na coluna de água se movimentam e vencem as correntes?

Aqueles que apresentam movimentação ativa na água, isto é, que nadam e vencem as correntes, formam o grupo chamado de nécton. Já aqueles que habitam o fundo do mar, sejam fixos (sésseis), ou móveis (se locomovendo pelo fundo em contato com o solo), constituem o grupo chamado de bentos.

O que são animais bentônicos e Nectônicos?

O nécton (necto = aquele que nada) inclui os seres dotados de movimento ativo, capaz de nadar e vencer as correntes. É o caso dos peixes e dos mamíferos aquáticos. O bentons (bentos = profundidade) é formado pelos seres que vivem no leito do mar.

Quais são os organismos microscópicos que vivem em suspensão na coluna d'água?

Plâncton: Fazem parte do plâncton todos os seres vivos que vivem em suspensão na coluna de água (zona pelágica) e são passivamente carregados pelas correntezas. Em geral, os organismos do plâncton são microscópicos e representados por larvas de animais, bactérias, fungos e algas unicelulares.