Quais são as desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica?

Quais são as desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica?

iStock.com / Zsteves A usina hidráulica ou hidrelétrica utiliza a força das águas para gerar energia elétrica.

Mesmo utilizando apenas 25% de seu potencial, a energia hidrelétrica ou hidráulica é a responsável pela produção de 90% da eletricidade brasileira, que ocupa o primeiro lugar entre os maiores potenciais hidráulicos do mundo. Com suas vantagens e desvantagens, a implantação de usinas hidráulicas permanece em expansão, com amplos estudos de viabilidade de novos projetos hidrelétricos por todo o país.

Usinas hidrelétricas no Brasil

A usina hidrelétrica ou hidráulica apresente três tipos de energia: cinética (vinda das águas), mecânica (formada pela rotação das turbinas) e a elétrica, transformada pelo gerador. A primeira hidrelétrica do Brasil é a de Paulo Afonso, construída na Bahia em 1949. Hoje ela faz parte de um complexo com mais quatro usinas.

A maior usina totalmente brasileira ainda não terminou a sua construção e fica no Rio Xingu, no Pará. A usina de Belo Monte terá potencial para 11 mil MW e será a terceira maior usina do mundo. A segunda maior hidrelétrica do mundo, a Usina de Itaipu, é binacional e pertence ao Brasil e ao Paraguai. Pelo acordo feito entre os países, cada um tem direito a 50% da energia produzia pela hidrelétrica e, como o Paraguai não tem necessidade de consumir toda energia a que tem direito, o país vende o excedente ao Brasil.

O Brasil também compra energia hidrelétrica da Argentina, mesmo que especialistas apontem esta ação como desnecessária. Tudo isso porque, apesar de possuir inúmeras usinas hidrelétricas, o País usa apenas 25% de seu potencial.

Vantagens e desvantagens das usinas hidroelétricas

Não é fácil construir usinas hidrelétricas, e elas causam um grande impacto no meio ambiente. Isso porque essas usinas dependem da presença de uma barragem que represa os rios, geralmente com reservas naturais no seu entorno, destruindo a flora e a fauna existentes na região. As cidades ao redor e as populações indígenas também sofrem desapropriações e precisam alterar suas moradias.

Para que a Usina Hidrelétrica de Itaipu fosse construída, por exemplo, foi necessário alagar um dos locais mais bonitos e especiais do mundo: o Salto de Sete Quedas, que abrigava a maior cachoeira do mundo em volume de água, sendo formado por 19 cachoeiras que desapareceram após a criação do Lago da Usina de Itaipu.

Além disso, o investimento para construir uma usina hidrelétrica é alto e há desvantagens como a modificação do fluxo de água das barragens — o que pode afetar o ecossistema dos rios.

Por outro lado, é possível destacar como vantagem de construir uma usina hidrelétrica o fato de a água ser uma fonte renovável de energia e ela poder ser usada para irrigar plantações próximas da região. Apesar do alto custo de construção, a manutenção tem custo baixo devido a sua automatização.

A criação de energia hidráulica não causa a emissão de gases poluentes, o que impede que haja poluição dos rios, do solo e do ar. Sua grande vantagem é não possuir gases tóxicos como os combustíveis fósseis, apesar de liberar indiretamente o metano e o dióxido de enxofre.

Índice:

  1. Quais são as vantagens e desvantagens da usina hidrelétrica?
  2. Qual a vantagem da usina hidrelétrica?
  3. Qual a energia mais limpa que existe?
  4. Quais são as vantagens e as desvantagens da energia elétrica?
  5. Qual é a principal desvantagem das usinas hidrelétricas?
  6. Quais os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica?
  7. Qual a desvantagem da hidrelétrica?
  8. Qual é a melhor fonte de energia?
  9. Por que o Brasil tem uma das energias mais limpas do mundo?
  10. Quais são as vantagens da energia elétrica?
  11. Qual a importância do controle da qualidade da matéria prima?
  12. Como melhorar a qualidade das matérias primas?
  13. Qual a diferença entre corrente contínua e corrente contínua?
  14. Qual a vantagem da corrente alternada?

Quais são as vantagens e desvantagens da usina hidrelétrica?

Em suma, algumas das vantagens da energia hidrelétrica são que ela:

  • utiliza uma fonte limpa e renovável: a água;
  • não emite dióxido de carbono;
  • é uma fonte barata de eletricidade;
  • gera um custo relativamente baixo para o consumidor final;
  • controla rios propensos a enchentes;
  • reforçam a economia com o turismo.

Qual a vantagem da usina hidrelétrica?

A energia hidrelétrica é uma fonte de energia limpa que tem uma longa tradição e que deve ser redescoberta e renovada. Pode ajudar na recuperação e na irrigação, e tem capacidade de ser desfrutada seja para grandes instalações, que para pequenas usinas.

Qual a energia mais limpa que existe?

energia solar A energia solar possui a vantagem de ser uma energia limpa, sustentável, alternativa e renovável, além de possuir uma fonte de energia gratuita e trazer economia para seus consumidores.

Quais são as vantagens e as desvantagens da energia elétrica?

A vantagem deste tipo de energia é relacionada a questões econômicas, pois para o meio ambiente são muito prejudiciais. São relacionados a este tipo de energia problemas como: efeito estufa, destruição da camada de ozônio, poluição, e muitos outros fatores.

Qual é a principal desvantagem das usinas hidrelétricas?

Desvantagens: As principais desvantagens ou impactos negativos sociais e ambientais das hidrelétricas estão relacionadas com o alagamento de grandes áreas. Os impactos sociais envolvem tanto as populações ribeirinhas, que precisam ser deslocadas, quanto as que ficam em regiões próximas não inundadas.

Quais os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica?

Destruição da vegetação natural; Assoreamento do leito dos rios; Desmoronamento de barreiras; Extinção de espécies de peixes, por interferência nos processos migratórios e reprodutivos (piracema);

Qual a desvantagem da hidrelétrica?

Desvantagens da energia hidrelétrica. ... A vida aquática é profundamente afetada pela construção de hidrelétricas, havendo perdas de espécies de peixes. Mudança do clima local, uma vez que o reservatório concentra uma ampla quantidade de água, aumentando a transpiração nos locais onde as hidrelétricas estão instaladas.

Qual é a melhor fonte de energia?

Top 5 – Fontes limpas de energia

  1. Solar. O aproveitamento dos raios solares para a geração de energia é uma das formas menos nocivas ao meio ambiente. ...
  2. Eólica. Esta também é considerada uma das fontes mais limpas para a produção de energia. ...
  3. Biomassa. ...
  4. Geotérmica. ...
  5. Hidrelétrica.

Por que o Brasil tem uma das energias mais limpas do mundo?

Energia limpa é aquela gerada por fontes renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera. ... No território brasileiro, ocorre o contrário, pois aqui há a melhor matriz de energia renovável do mundo, segundo o professor Nivalde Castro, que coordena o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel).

Quais são as vantagens da energia elétrica?

a energia elétrica é limpa, pois não emite gases poluentes (como no caso de geradores a diesel ou carvão), acessível e disponível em praticamente todo o país.

Qual a importância do controle da qualidade da matéria prima?

  • Aqui você poderá conferir em vídeo, seguindo a série Dores da Indústria, a minha explicação e reflexão sobre a importância do controle da qualidade da matéria prima, como também uma explicação mais a fundo em texto. Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria.

Como melhorar a qualidade das matérias primas?

  • Ou seja, na medida em que for recebendo matérias primas, sua equipe irá avaliar a qualidade dos produtos recebidos. Com essa informação em mãos você poderá diminuir a frequência da inspeção para fornecedores confiáveis e aumentar a frequência de novos fornecedores ou daqueles que já apresentaram algum problema.

Qual a diferença entre corrente contínua e corrente contínua?

  • Diferente da corrente alternada a corrente contínua possui polaridade bem definida, com polo negativo e outro positivo. Como o próprio nome já diz a corrente contínua permanece sempre em uma única polaridade, ou seja, os elétrons estão indo em apenas um único sentido, que por convenção saem do polo de maior potencial para o polo de menor potencial.

Qual a vantagem da corrente alternada?

  • Em comparação com a geração mecânica a partir de corrente contínua, é mais simples. Com a ausência de comutadores e escovas que as máquinas de corrente contínua utilizam para gerar eletricidade, o consumo de energia é também uma das vantagens da Corrente Alternada.

Quais as desvantagens de uma usina hidrelétrica?

As usinas hidrelétricas são consideradas poluidoras, uma vez que o alagamento provocado pela formação de barragens resulta na decomposição de vegetais presentes na região ocupada pela água. Desse modo, há a emissão de gases causadores do efeito estufa, como o metano, por meio do processo de decomposição vegetal.

Quais são as desvantagens da energia elétrica?

Veja agora as suas duas principais desvantagens..
Pode gerar impactos ambientais negativos. A energia elétrica no mundo gera diversos impactos ambientais negativos, visto que muitas das suas formas de produção são altamente prejudiciais..
O custo costuma ser alto..

Quais são os principais problemas causados pela construção de uma usina hidrelétrica?

Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d'água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los.

Quais são as vantagens e as desvantagens da energia elétrica?

Principais características das fontes de energia.