Quais são as 5 funções organizacionais?

Última Atualização 4 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: Os processos administrativos são também chamados de funções administrativas ou funções gerenciais, sendo que os principais são planejamento, organização, direção, execução e controle.

PLADOC: Planejamento, Organização, Direção, Controle;

POC3: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar;

PODEC: Planejamento, Organização, Direção, Execução, Controle;

QUESTÃO ERRADA: Para a teoria clássica da administração, são quatro as funções do administrador: planejar, organizar, dirigir e controlar.

PLADOC não é a clássica. Clássica é POC3.

FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR POCCC

-PREVER/PLANEJAR – auxiliar o futuro e plano de ação

-ORGANIZAR – recursos materiais e sociais p/ chegar ao objetivo

-COMANDAR – dirigir o pessoal

-COORDENAR – harmonia entre esforços, atividades e atos

-CONTROLAR – ajustar, verificar p/ que tudo esteja ok.

QUESTÃO CERTA: A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de diferentes funções, como planejamento, organização, direção e controle.

QUESTÃO ERRADA: Ao realizar suas tarefas, o administrador desempenha suas responsabilidades por meio de três processos administrativos: planejamento, organização e controle.

PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRECIONAR E CONTROLAR.

QUESTÃO CERTA: Na gestão administrativa de qualquer empreendimento, na iniciativa privada ou pública, devemos ter em mente os preceitos básicos que dizem respeito aos controles e direcionamento dessa gestão. Esses preceitos são: Planejar, Organizar, Executar e Controlar.

QUESTAO ERRADA: Na Escola Clássica da Administração, Henri Fayol criou a teoria administrativa, que elencava cinco funções administrativas, sendo elas: previsão; organização; comando; coordenação; e execução.

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS DE FAYOLPOC3

– PREVER.

– ORGANIZAR

– COMANDAR

– COORDENAR

– CONTROLAR

PRINCÍPIOS DE TAYLOR:

– PLANEJAMENTO

– PREPARO

– CONTROLE

– EXECUÇÃO

QUESTÃO CERTA: No processo de tomada de decisões e de realização de ações, entre os aspectos mais importantes da administração encontram-se o planejamento, a organização, a direção e o controle.

QUESTÃO CERTA: O engenheiro francês Jules Henri Fayol, idealizador da escola ou teoria clássica, disse que a administração compreende cinco funções principais: planejar; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

QUESTÃO CERTA: Henry Fayol, por volta de 1916, identificou cinco funções básicas da administração: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Tais funções interligadas compreendem o chamado processo administrativo. Sobre isso, é correto afirmar. Cada uma das funções administrativas identificadas por Fayol são funções distintas, estão relacionadas e são interdependentes, mas isso não significa que um administrador de topo ou um supervisor não desempenhem ambos as mesmas funções. O que acontece é que cada uma das funções varia em termos de importância e intensidade de acordo com o nível hierárquico do gestor.

As funções do processo organizacional são interdependentes por estarem dentro de um mesmo organismo, ou seja, trata-se de uma cadeia remissiva, as funções estão interligadas, o sistema é orgânico. Aqui não se trata – jamais – de independência.

QUESTÃO CERTA: Conforme a teoria clássica da administração, o ato de administrar compreende prever ou planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, e as funções básicas das organizações são as seguintes: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas.

QUESTÃO CERTA: O método do Ciclo PDCA está associado ao conceito de melhoria contínua de processos.

QUESTÃO CERTA: O desempenho da instituição hospitalar é diretamente proporcional ao desempenho do administrador que deve ter: consciência das funções básicas de planejamento, organização e liderança e dispor de grande capacidade de gestão administrativa.

QUESTÃO CERTA: Melhoria no controle e administração do tempo, foco e flexibilidade são benefícios alcançados por meio da elaboração de planos orientados para o alcance de objetivos propostos no planejam.

O planejamento ocorre nesses três diferentes níveis hierárquicos: planejamento ESTRATÉGICO, planejamento TÁTICO e planejamento OPERACIONAL. O planejamento estratégico é dito global, pois orienta todo o sistema organizacional. Para isso, deve ser desdobrado e detalhado em planos tático, os quais serão detalhados em planos operacionais; logo, é a combinação de todos os planos existentes na organização. O plano é o documento formal em que o planejamento é descrito; logo, é atividade sequencial ao próprio planejamento.

QUESTÃO ERRADA: São afirmativas referentes à função administrativa de controle, EXCETO: O processo de controle não é o complemento dos processos de planejamento e execução.

É sim! O controle retroalimenta o processo de planejamento!

QUESTÃO CERTA: O monitoramento das atividades dos colaboradores da organização, com vistas ao atendimento das metas estabelecidas, corresponde à atividade típica da função de administração denominada: controle.

QUESTÃO CERTA: O ciclo plan, do, check, act (PDCA), ferramenta originada na escola da qualidade, é utilizado como modelo de planejamento e implementação de soluções de aprimoramento contínuo em qualquer área.

QUESTÃO CERTA: Considere:

I. Definir missão.

II. Dividir o trabalho.

III. Alocar recursos.

IV. Designar as pessoas.

As atividades I a IV estão relacionadas, respectivamente, às seguintes etapas do processo administrativo: Planejamento, organização, organização e direção.

QUESTÃO CERTA: O planejamento de uma organização atua como elemento de motivação e compromisso, transmitindo mensagens de credibilidade e segurança para seus empregados.

QUESTÃO ERRADA: Projetar o desempenho organizacional desejado e estabelecer metas para alcançá-lo é uma tarefa da função de organização.

Negativo. É tarefa da função planejamento.

Funções Organizacionais são diferentes das Funções Administrativas.

Veja:

•Funções organizacionais:

Modelo de Fayol: Técnicas; Comerciais; Financeiras; Segurança; Contábeis e Administrativas (Teoria Clássica).

Modelo Peter Drucker (Atual): Produção, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Finanças e Recursos humanos (Teoria Neoclássica).

•Funções administrativas:

Modelo de Fayol (POC3): Prever, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar (Teoria Clássica)

Modelo Peter Drucker (Atual): (PODC) Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (Teoria Neoclássica)

QUESTÃO CERTA: De acordo com a abordagem neoclássica da administração, as principais funções do processo administrativo são: planejamento, organização, direção e controle.

QUESTÃO CERTA: As funções organizacionais são tarefas especializadas executadas por pessoas e grupos para o atingimento de objetivos da empresa. As mais importantes tarefas comuns a qualquer tipo organização incluem a de produção, de marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de finanças e de recursos humanos.

QUESTÃO ERRADA: A responsabilidade ambiental é uma das principais funções organizacionais.

QUESTÃO ERRADA: Funções administrativas são tarefas especializadas executadas por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, em cumprimento dos objetivos organizacionais. As funções administrativas comuns a todos os tipos de organização são classicamente definidas como marketing, produção, finanças e recursos humanos.

QUESTÃO CERTA: Transformar as informações do mercado, as ideias originais e os avanços da ciência em produtos e serviços é uma das funções básicas das organizações. Essa função administrativa corresponde a: pesquisa e desenvolvimento.

QUESTÃO CERTA: O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções. São eles: Planejamento, organização, liderança, execução e controle.

De acordo com Maximiano, são cinco as funções administrativas:

1) Planejamento: compreende as ferramentas relacionadas com o futuro, com os objetivos que se deseja alcançar.

2) Organização: consiste em estruturar os recursos existentes de acordo com critérios pré-estabelecidos.

3) Liderança: “Liderança é o processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos”.

4) Execução: é a etapa em que aquilo que foi planejado é realizado.

5) Controle: são verificações que fazemos para saber se estamos no caminho certo, se estamos realizando, nos prazos e da maneira necessária, aquilo que planejamos.

FONTE: Maximiano, Introdução à administração, 6ª Edição, Atlas 2011 p 38.

QUESTÃO CERTA: As funções administrativas procuram transformar recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos e informacionais em produtos e serviços por meio da eficiência e eficácia do desempenho organizacional.

As funções administrativas são processos RETROALIMENTADOS, isto é, um processo de ENTRADAS (utilização de diversos recursos) e SAÍDAS (transformação destes diversos recursos para consecução de suas finalidades, objetivos e metas).

QUESTÃO ERRADA: As teorias neoclássicas estabelecem como etapas do processo administrativo das organizações a previsão, o planejamento, o comando, a direção e o controle.

Teoria Clássica (Henry Fayol): Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. –> PO3C

Teoria Neoclássica (Peter Drucker): Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.  ————> PODC

Paludo: planejar, dirigir, coordenar, controlar, comunicar.

Funções segundo Maximiano: Planejar, Organizar, Liderar, Executar e Controlar.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Em relação às funções da Administração e as respectivas abrangências, está correto afirmar que: são as mesmas, independentemente do contexto.

Quais são as principais funções das organizações?

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.

Quais são as 4 funções empresariais básicas?

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você precisa exercer quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Quais são as 4 principais áreas funcionais da administração?

Finalmente, ao longo das demais exposições a intenção foi fazer com que você conhecesse as quatro principais áreas funcionais de uma organização – Produção, Marketing, Finanças e Recursos Humanos – e como elas se desenvolvem e são administradas.

Quais as funções da gestão organizacional?

A gestão organizacional é responsável por definir estratégias efetivas e assertivas para o crescimento e expansão dos resultados da organização. Essas estratégias devem estar alinhadas à missão e políticas da empresa.