Quais são os órgãos femininos externos

O sistema reprodutor feminino apresenta órgãos que garantem a formação de gametas, hormônios e o desenvolvimento adequado do bebê.

Quais são os órgãos femininos externos
O gameta feminino (ovócito secundário) é produzido nos ovários

O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção dos hormônios progesterona e estrógeno e também pela produção dos gametas femininos. Além disso, é nesse sistema que encontramos o útero, órgão em que ocorre o desenvolvimento do bebê durante a gestação.

→ Órgãos externos do sistema reprodutor feminino

Os órgãos externos do sistema reprodutor feminino, também chamados de vulva, são os lábios maiores, os lábios menores e o clitóris.

  • Lábios maiores: São dobras de pele, ricas em tecido adiposo, que protegem e circundam o restante da vulva.

  • Lábios menores: Essas estruturas, que são dobras da mucosa vaginal, delimitam a abertura da vagina e da uretra.

  • Clitóris: É uma estrutura homóloga ao pênis. Também apresenta corpos eréteis, os quais terminam em uma glande clitoridiana e um prepúcio. Durante a excitação sexual, esse órgão se preenche de sangue. É um dos pontos mais sensíveis do corpo da mulher, fato explicado pela grande quantidade de terminações nervosas.

→ Órgãos internos do sistema reprodutor feminino

O sistema genital feminino apresenta como órgãos internos o ovário, as tubas uterinas, o útero e a vagina.

Quais são os órgãos femininos externos

Principais órgãos do sistema reprodutor feminino

  • Ovários: Os ovários são estruturas em forma de amêndoas que apresentam como função a produção dos gametas femininos (ovócitos secundários) e dos hormônios femininos (estrógeno e progesterona). Na região cortical do ovário, localizam-se os folículos, os quais são o conjunto formado pelo ovócito e pelas células que o envolvem. O folículo maduro rompe-se e libera o ovócito na ovulação, que acontece em torno do 14º dia de um ciclo de 28 dias. Na ruptura do folículo, forma-se o corpo lúteo que também secreta progesterona e estrógeno.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Tubas uterinas: As tubas uterinas são tubos musculares de cerca de 12 cm de comprimento. Uma das extremidades abre-se na cavidade peritoneal próximo ao ovário e a outra porção se abre no interior do útero. A parte que se abre próxima ao ovário possui espécies de prolongamentos denominados de fímbrias. É geralmente nas tubas uterinas que ocorre a fecundação. Contrações peristálticas e cílios presentes nesse órgão auxiliam no transporte do óvulo até o útero.

  • Útero: O útero é um órgão em formato de pera que apresenta três partes principais: o corpo, o fundo e o colo uterino. Sua parede é formada por três camadas: a mais externa é uma camada delgada serosa, a intermediária é o miométrio, formado por músculo liso, e a mais interna é o endométrio. Essa última camada, ricamente vascularizada, é parcialmente eliminada na menstruação. É nesse órgão que o bebê se desenvolve.

  • Vagina: A vagina é um órgão muscular e elástico no qual o pênis é introduzido durante a cópula. Esse órgão conecta o sistema ao exterior e é o local de saída da criança no parto normal.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

O pudendo feminino (vulva) constitui a parte externa dos órgãos genitais femininos.

Fundamentalmente ele é representado por uma abertura fusiforme de grande eixo antero-posterior, de bordas muito acidentadas, e situada no períneo, imediatamente por trás da sínfise da pube.

Constituindo como que uma moldura para essa abertura fusiforme, encontramos duas bordas salientes e roliças que descrevem um semi-arco de cada lado, de convexidade lateral, de convexidade lateral e que recebem o nome Lábios Maiores do Pudendo.

Quais são os órgãos femininos externos

Os lábios maiores unem-se anteriormente, nas proximidades da sínfise da pube, formando um ângulo agudo que se denomina Comissura Anterior.

O mesmo acontece posteriormente, no centro do períneo, constituindo a Comissura Posterior.

Quais são os órgãos femininos externos

Por diante da comissura anterior dos lábios maiores do pudendo feminino e em relação com a sínfise da pube, há um acúmulo de tecido adiposo na tela subcutânea, determinando uma saliência a esse nível, elevação essa denominada Monte de Pubis.

A cútis do monte da pube apresenta grande quantidade de pelos, os quais tornam-se mais escassos na região dos lábios maiores do pudendo.

A fenda antero-posterior que é determinada pelos dois lábios maiores recebe o nome de rima do pudendo.

O 1/3 anterior apresenta uma saliência triangular mediana de base posterior, chama-se glande do clitóris e o telhado cutâneo que recobre seria o prepúcio do clitóris.

O Clitóris é uma miniatura do pênis masculino. Como este, é um órgão erétil. O clitóris é formado por um tecido esponjoso denominado corpo cavernoso, passível de se encher de sangue.

Quais são os órgãos femininos externos

O corpo cavernoso do clitóris origina-se por dois ramos (direito e esquerdo) bastante longos, que se acolam medial e depois inferiormente aos ramos (direito e esquerdo) inferiores da pube, indo se unir ao nível do centro da sínfise da pube, constituindo o corpo do clitóris, o qual se dirige obliquamente para frente e para baixo, terminando numa dilatação que é a glande do clitóris.

Cada ramo do corpo cavernoso é envolto por um músculo isquiocavernoso.

Como dissemos, a prega cutânea que envolve o corpo do clitóris denomina-se prepúcio do clitóris.

Os 2/3 posteriores da área limitada pelos maiores são ocupados por uma outra formação fusiforme, porém menor.

Limitando esta área fusiforme menor encontramos de cada lado, uma prega laminar, que em conjunto constituem os lábios menores do pudendo feminino.

Os Lábios Menores são paralelos aos maiores, coincidindo na comissura posterior, mas unindo-se anteriormente, ao nível da glande do clitóris.

Quais são os órgãos femininos externos

Cada lábio menor é semilunar, afilando-se nas extremidades.

O espaço (fusiforme) compreendendo entre os lábios menores, recebe o nome de Vestíbulo da Vagina.

Na profundidade da base de implantação dos lábios menores e portanto, de cada lado da parte mais alta do vestíbulo da vagina, encontramos uma outra formação esponjosa, denominada bulbo do vestíbulo.

Cada bulbo do vestíbulo (bulbo da vagina) é envolto pelo respectivo músculo bulbocacernoso.

Imediatamente por trás da extremidade posterior de cada bulbo do vestíbulo encontramos uma glândula esférica de tamanho aproximado ao de um grão de ervilha, denominada glândula vestibular maior. Os ductos dessas glândulas (direita e esquerda), vão se abrir na base do lábio menor correspondente.

Medianamente no vestíbulo da vagina, situam-se duas aberturas. Uma anterior, pequena, é óstio externo da uretra. A abertura mediana que se situa posteriormente, no vestíbulo da vagina, é o óstio da vagina.

ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS EXTERNOS

Quais são os órgãos femininos externos

 Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.


Qual são os órgãos femininos externos?

As estruturas genitais externas incluem o monte de Vênus, os grandes lábios, os pequenos lábios, e o clitóris. A região onde essas estruturas estão localizadas denomina-se vulva.

Quais os órgãos femininos externos e internos?

Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas). Os órgãos externos são: monte de Vênus (monte púbico) e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris.

Qual é o nome da genitália feminina?

O sistema reprodutor feminino é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, útero, vagina e genitália externa, conhecida como vulva.

O que é Órgão externo?

Órgãos externos são órgãos obtidos no momento da importação de informações de bases de dados externas ao Sipex. Temos como exemplos de bases de dados externas o ISI – WoS (Information Sciences Institute – Web of Science).