Quais as principais competências para uma atuação de qualidade na área da saúde e com a orientação de exercícios físicos?

Grátis

19 pág.

Quais as principais competências para uma atuação de qualidade na área da saúde e com a orientação de exercícios físicos?

Quais as principais competências para uma atuação de qualidade na área da saúde e com a orientação de exercícios físicos?

  • Quais as principais competências para uma atuação de qualidade na área da saúde e com a orientação de exercícios físicos?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 2

de educação física terá que estruturar e planejar sua sessão com tempo estipulado, material a ser usado local que tipo de exercícios ira usar para aquele paciente e ter um plano B caso precise.
Comunicação: A comunicação do profissional em educação física deve ser clara e objetiva para passar as informações para a realização e execução correta dos exercícios.
Avaliação: O profissional terá que saber fazer uma avaliação fidedigna da situação do paciente aluno, para que possa assim estruturar uma sessão com exercícios adequados para cada situação, evitando agravos na situação do paciente.
Incentivação: O profissional de educação física terá que ser um bom incentivador na evolução do paciente fazendo assim com que o paciente se motive ainda mais para realizar os exercícios.
Gestão: Cabe ao profissional de educação física liderar a equipe na organização, das tarefas, fichas, horários, atendimentos respeitando a uma hierarquia de comando.
A competência pressupõe a ação, ou seja, o profissional deve refletir sobre a situação para ser capaz de intervir de maneira apropriada (PAQUAY, 2008). Assim, leia o caso a seguir e identifique as competências utilizadas pelo profissional de Educação Física:
Prescrição de exercícios físicos: 
	Ao receber um novo aluno em sua clínica de personal, o profissional de Educação Física realizou uma anamnese detalhada a respeito dos níveis de saúde e de aptidão física do indivíduo. Realizou ainda um teste de esforço e o teste de 1RM com seu aluno/cliente. Identificou que o indivíduo possuía escoliose, sobrepeso e lesão no menisco.
	O aluno/cliente buscava melhorar sua qualidade de vida no geral, bem como fortalecimento muscular.
	A partir destes dados o profissional iniciou seu planejamento (periodização) dos exercícios que seriam realizados ao longo dos treinamentos. Assim, aplicará o volume e da intensidade do treinamento, a fim de atingir o objetivo estabelecido para o treino e pelo aluno. 
Nesse caso, quais as competências utilizadas pelo profissional de educação física para o atendimento do aluno/cliente? 
Avaliação, antropometria.
Interpretação de exames.
Planejamento.
Prescrição de exercícios físicos.
Conhecimento dos métodos e técnicas para a execução dos exercícios físicos.
Como conversamos ao longo desta atividade, a competência profissional é importante para uma boa atuação profissional. Nesse sentido, indique de acordo com sua percepção, quais as principais competências para uma atuação de qualidade na área da saúde e com a orientação de exercícios físicos.
As principais competências para um profissional de educação física para atuar na área hospitalar, é antes de mais nada gostar de ajudar e de cuidar de pessoas. Além de ser comunicativo de fala clara, ser proativo sempre pronto para agir, saber muito bem oque faz, por isso precisar esta sempre buscando conhecimento e se reciclando, ser um líder e saber ouvir trabalhar muito bem em grupo e respeitar o próximo.
E é claro ser bem qualificado esta preparado academicamente, ter conhecimento e atitudes para saber contornar situações adversas que possa ocorrer durante o exercício da profissão.
REFERÊNCIA
REFERÊNCIAS
1
2
3
4
https://bitlybr.com/bOBa
https://bitlybr.com/RhLtG
https://bitlybr.com/VSYePMV1
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
REFERÊNCIAS
1
2
3
4
TEIXEIRA, Fabiane Castilho: CAROLINE, Isabella.
 Intervenção Profissional em Educação Física.
 Belém Maringá-PR. :Unicesumar, 2019. 188 p.

Página12

Grátis

19 pág.

Quais as principais competências para uma atuação de qualidade na área da saúde e com a orientação de exercícios físicos?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Estudo 1
NOME:
RA:
RODRIGO BORGES REDED DE SOUSA
21116676-5
21116676-5
1
Competência profissional na atuação no âmbito da saúde
O mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais preparados e prontos a desempenhar diversas funções com qualidade. Nesse sentido, é essencial que os profissionais desenvolvam um conjunto de habilidades para atender as demandas do contexto profissional, desempenhando suas funções como o esperado.
 
Você sabe o que é competência?
Competência 
	A competência profissional pode ser definida como “um conjunto diversificado de conhecimentos da profissão, de esquemas de ação e de posturas que são mobilizados no exercício do ofício” (PAQUAY, 2008, p. 12). E no contexto da educação física e dos esportes pode ser definida como um “conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para uma atuação profissional adequada” (NASCIMENTO, 1998, p. 87).
	Portanto, qual a importância de ser um profissional competente?
	Entendemos que a competência esta relacionada a ser um bom profissional e a possuir qualificação para uma atuação adequada, além da capacidade em solucionar problemas. 
Você se sente competente?
	A aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais no início do século XXI (Resolução nº 01/CNE/2002 e Resolução nº 07/CNE/2004) trouxe propostas ajustadas à preparação de profissionais, sobretudo com a criação do curso de Bacharelado em Educação Física.
	Nas orientações para a elaboração dos currículos das instituições de Ensino Superior preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Educação Física (DCNs em Educação Física), mediante o parecer CNE/CES 584/2018, é possível constatar que o documento recomenda que a graduação deverá qualificar o bacharel em Educação Física sua atuação em diversos espaços. Indica ainda o agrupamento de aspectos relacionados à aquisição e ao desenvolvimento dos conhecimentos, das atitudes e das habilidades dos profissionais de Educação Física.
	Assim, com base no parecer CNE/CES 584/2018 defina qual o campo de atuação que compete ao bacharelado?
Intervenção profissional
Qual o campo de atuação que compete ao bacharelado?
No bacharelado, o profissional de Educação Física poderá atuar em academias de musculação, ginástica, lutas, natação, pilates entre outras modalidades, técnico esportivo de escolinha de base até alto nível, hospitais, hotéis, empresas com ginástica laboral e exercícios compensatórios, programas para idosos, para pessoas com deficiência física, organização de eventos esportivos ou recreativos, clubes recreativos e esportivos, associações classistas desportivas e no desporto comunitário. O campo de atuação do profissional de Educação Física, foi-se o tempo em que o profissional de Educação Física era apenas um professor. É amplo e pode se estender a consultorias, pesquisa e cursos de capacitação para o profissional de Educação Física.
Competência
	Com a criação do bacharelado em Educação Física foi aberto novo leque de possibilidades de atuação em áreas diversas relacionadas ao movimento humano. O que implicou na necessidade de que se desenvolvesse conhecimentos específicos, competências e habilidades específicas pertinentes a atuação. 
	Conforme o Parecer CNE/CES Nº 274, de 2011, o(a) graduado(a) deve ter formação acadêmico-profissional generalista, humanística, crítica, reflexiva e que qualifique a intervenção, pautada no rigor científico e na conduta ética. Os Pareceres CNE/CES Nº 274/2011, CNE/CES Nº 0058/2004 e CNE/CES Nº 0138/2002, além da apresentação do perfil profissional, tratam das competências e das habilidades necessárias para o desempenho das funções.
	Nesse sentido, cite três competências gerais e três competências especificas da educação física.
DIGITE SUA RESPOSTA AQUI
DIGITE SUA RESPOSTA AQUI
DIGITE SUA RESPOSTA AQUI
1
3
2
Competências Gerais
DIGITE SUA RESPOSTA AQUI
DIGITE SUA RESPOSTA AQUI
DIGITE SUA RESPOSTA AQUI
1
3
2
Competências Específicas
ÁREA DA SAÚDE
	A Educação Física foi regulamentada como profissão pela Lei Nº 9.696/1998, a qual criou os sistemas CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e CREF’s (Conselhos Regionais de Educação Física), com o objetivo de organizar a profissão e monitorar a prestação de serviços na área. Ademais, a Educação Física foi apresentada oficialmente por meio da Resolução Nº 218 de 06 de março de 1997 como uma das treze profissões da área da Saúde (CAZELATO, 2006). 
	Recentemente, no ano de 2020 tivemos a Resolução Nº 391, de 26 de agosto de 2020 que buscou definir a atuação do Profissional de Educação Física em contextos hospitalares. A esse respeito responda:
Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física; 
Qual seria sua atuação nesse meio?
Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física; 
DIGIE SUA RESPOSTA AQUI
https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/82
10
Qual seria sua atuação nesse meio?
DIGIE SUA RESPOSTA AQUI – no máximo 7 linhas
https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/82
11
Competências na orientação de exercícios físicos
	No que se refere a atuação no âmbito da orientação de exercícios físicos, além da exigência pela formação acadêmica, o mercado de trabalho tem selecionado os profissionais mais qualificados. 
	Para a área da educação física temos o estudo de Feitosa e Nascimento (2003; 2006) investigaram profissionais que atuavam com a orientação de exercícios físicos e identificaram competências distintas relacionadas à atuação do profissional de educação física. As dimensões identificadas estão relacionadas aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes. As de conhecimentos se dividem em conceitual, procedimental e contextual; as de habilidades englobam planejamento, comunicação, avaliação, incentivação e gestão; e as de atitude dizem respeito às competências não técnicas (FEITOSA, NASCIMENTO, 2003; 2006).
	Nesse sentido conceitue as habilidades de planejamento, comunicação, avaliação, incentivação e gestão e dê um exemplo de cada uma na atuação profissional.
Competências na orientação de exercícios físicos
DIGITE SUA RESPOSTA AQUI
A competência pressupõe a ação, ou seja, o profissional deve refletir sobre a situação para ser capaz de intervir de maneira apropriada (PAQUAY, 2008). Assim, leia o caso a seguir e identifique as competências utilizadas pelo profissional de Educação Física:
Prescrição de exercícios físicos: 
	Ao receber um novo aluno em sua clínica de personal, o profissional de Educação Física realizou uma anamnese detalhada a respeito dos níveis de saúde e de aptidão física do indivíduo. Realizou ainda um teste de esforço e o teste de 1RM com seu aluno/cliente. Identificou que o indivíduo possuía escoliose, sobrepeso e lesão no menisco.
	O aluno/cliente buscava melhorar sua qualidade de vida no geral, bem como fortalecimento muscular.
	A partir destes dados o profissional iniciou seu planejamento (periodização) dos exercícios que seriam realizados ao longo dos treinamentos. Assim, aplicará o volume e da intensidade do treinamento, a fim de atingir o objetivo estabelecido para o treino e pelo aluno. 
Nesse caso, quais as competências utilizadas pelo profissional de educação física para o atendimento do aluno/cliente? 
DIGITE SUA RESPOSTA AQUI
Como conversamos ao longo desta atividade, a competência profissional é importante para uma boa atuação profissional. Nesse sentido, indique de acordo com sua percepção, quais as principais competências para uma atuação de qualidade na área da saúde e com a orientação de exercícios físicos.
Digite sua resposta aqui.
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
REFERÊNCIAS
1
2
3
4
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
REFERÊNCIA
REFERÊNCIAS
1
2
3
4

Quais as competências gerais do profissional de educação física?

Art. 2º - Especialidade Profissional em Educação Física é definida como um ramo ou uma competência específica dentro desta profissão, que objetiva aprofundar e/ou aprimorar conhecimentos, técnicas e habilidades, além de agregar conteúdos específicos da prática vivenciada em um determinado tipo de intervenção.

Qual a principal função do profissional de educação física na área da saúde?

O profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva.

O que é preciso para ser um bom profissional de educação física?

Como se tornar um bom profissional de educação física?.
Aposte em uma boa formação. A formação no ensino superior é a porta de entrada para ter um registro profissional na área. ... .
Especialize-se. ... .
Use o dinamismo do mercado a seu favor. ... .
Estabeleça metas. ... .
Dê valor a sua profissão. ... .
Se comprometa com seus alunos..

Quais são as áreas de atuação do profissional de educação física?

Por isso, o grande destaque é a possibilidade de trabalhar como professor..
Ensino em escolas. Quando se pensa nas áreas de atuação do profissional de Educação Física licenciado, o trabalho nas escolas é o mais comum. ... .
Desenvolvimento de projetos. ... .
Esportes. ... .
Lazer. ... .
Saúde. ... .
Reabilitação. ... .
Ginástica laboral. ... .
Gestão..