Quais são os principais fatores que proporcionaram o aumento da população idosa?

Ter atenção à qualidade de vida dos idosos é cuidado essencial para garantir a longevidade e o bem-estar na terceira idade. São muitos os fatores que influenciam nesse tópico, como investir em atividades em família, estimular a prática de atividades físicas e manter uma rotina de consultas médicas.

Neste post, vamos falar sobre a importância da qualidade de vida dos idosos, detalhar alguns fatores que influenciam no bem-estar de pessoas com mais de 65 anos, apresentar alguns dados sobre o tema no Brasil e falar da importância de um seguro nesse momento da vida. Siga com a gente!

A importância da qualidade de vida dos idosos

Quais são os principais fatores que proporcionaram o aumento da população idosa?

A combinação envelhecimento e qualidade de vida deve ser prioridade. Por mais que o conceito seja subjetivo — afinal, o que é felicidade para uma pessoa pode não ser para outra —, é possível considerar alguns pontos determinantes para o bem-estar na terceira idade.

Entre eles, convivência com outras pessoas, sejam familiares ou amigos; cuidados com o corpo, para mantê-lo ativo, e realização de atividades que mantenham a mente estimulada e deem prazer.

É inegável que, quando os idosos mantêm contato constante com outras pessoas, têm hábitos saudáveis e desenvolvem atividades prazerosas, eles desfrutam de benefícios como:

• mais disposição;

• menor propensão a doenças;

• maior sociabilidade;

• mais motivação no dia a dia.

Fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos

Investir na qualidade de vida dos idosos é um passo importante para garantir a longevidade e o bem-estar durante o processo de envelhecimento.

São vários os fatores que influenciam esse índice, como buscar desenvolver hábitos saudáveis, manter a mente em dia com novas atividades e ter contato com família, amigos e colegas. Confira detalhes de cada um a seguir.

1. Hábitos saudáveis

Manter ou, pelo menos, desenvolver hábitos mais saudáveis é fator essencial para a qualidade de vida na terceira idade. A atividade física, por exemplo, não só ajuda a conservar o corpo são, como também traz benefícios no aspecto mental, reduzindo a ansiedade e o estresse.

A alimentação é outro ponto de atenção. É importante garantir a ingestão de itens saudáveis e alinhados não só à idade como às necessidades específicas de saúde do idoso. Por isso, é essencial o acompanhamento de um nutricionista para garantir que a dieta está adequada ao que a pessoa precisa.

Para manter a qualidade de vida em dia durante o envelhecimento, é ainda mais importante abrir mão de hábitos e de comportamentos nocivos à saúde, como fumar e consumir bebidas alcoólicas e alimentos industrializados em excesso. A manutenção da saúde do idoso e, consequentemente, do seu bem-estar, tem ligação direta com o que ele consome no dia a dia.

Quais são os principais fatores que proporcionaram o aumento da população idosa?

2. Estímulo da mente

Cuidar do corpo é importante, mas, para garantir a felicidade e o bem-estar na terceira idade, a mente deve ser constantemente estimulada. Para isso, é necessário incentivar que o idoso desenvolva novas atividades e cultive hobbies de que gosta, seja leitura, seja jardinagem, seja prática de um instrumento musical.

Com o apoio da internet, são inúmeras as possibilidades de diversão sem precisar sair de casa. Fazer cursos, assistir a vídeos sobre temas de interesse e até mesmo jogar online são algumas maneiras de manter a mente estimulada mesmo na idade mais avançada, garantindo a saúde mental em dia.

3. Contato interpessoal

Ter contato com família, amigos e colegas é outro fator essencial para a qualidade de vida dos idosos. Uma das grandes queixas das pessoas da terceira idade é relativa à solidão, principalmente no caso de quem vive sozinho ou em casas de repouso.

Independentemente de onde o idoso mora, é importante que a família esteja sempre em contato, de forma presencial, por telefone ou por chamadas em vídeo.

É interessante ainda estimular que as pessoas da terceira idade mantenham interação com amigos e colegas, sejam da mesma idade, sejam de outra faixa etária. Essa troca de experiências faz toda a diferença na qualidade de vida!

Quais são os principais fatores que proporcionaram o aumento da população idosa?

4. Rotina de saúde

Ir ao médico com frequência e manter todos os exames em dia é importante em qualquer fase da vida, mas, no caso dos idosos, ainda mais. Especialmente aqueles que têm algum tipo de doença crônica não podem descuidar das visitas ao consultório médico e das medicações necessárias para viver bem.

Dados sobre a qualidade de vida dos idosos no Brasil

De acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) com divulgação em 2018, 75,3% dos idosos do país contam apenas com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento mostra ainda que 83,1% dos integrantes da terceira idade compareceram a, pelo menos, uma consulta com médico nos últimos 12 meses, mostrando que há preocupação em manter a qualidade de vida.

Já segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a prevalência de diabetes subiu de 5,5% para 7,4% entre 2006 e 2019. No mesmo período, a hipertensão arterial foi de 22,6% para 24,5%.

Mulheres e idosos com mais de 65 anos estão entre o público mais atingido pela diabetes e, também, pela hipertensão arterial. Essa última doença atinge a 59,3% das pessoas com mais de 65 anos, sendo 55,5% do sexo masculino e 61,6%, feminino.

Por mais que a qualidade de vida dependa da percepção do indivíduo sobre o que é felicidade, o crescimento de doenças como diabetes e hipertensão serve como alerta.

Trata-se de doenças que exigem cuidados especiais para não comprometerem o bem-estar, mostrando que é preciso ter atenção redobrada aos vários fatores que influenciam a qualidade de vida dos idosos.

Como a MAG Seguros pode ajudar

Além de todos os fatores que mencionamos acima, para garantir a qualidade de vida e a longevidade nessa fase da vida, é essencial investir na prevenção de acidentes com esse público. Assim, outro item de muita importância é a segurança de que pessoas da terceira idade precisam em seu dia a dia.

O seguro Master Acidentes Domiciliares, voltado para a proteção de idosos contra acidentes, incluindo os domésticos, pode ser o auxílio extra de que você precisa para cuidar ainda melhor dos idosos da sua família e mantê-los seguros. Entre os principais benefícios de contratar o seguro, estão:

• cobertura no caso de acidentes domésticos comuns na terceira idade, como fraturas e queimaduras;

• reembolso para despesas que decorram de acidentes;

• serviços para a segurança da casa.

Agora que você já sabe alguns dos fatores importantes para manter a qualidade de vida dos idosos e já está familiarizado com produtos como seguro de vida, não deixe de considerar a contratação de um seguro contra acidentes para proteger esse público nessa fase tão importante da vida.

Para saber mais sobre o seguro Master Acidentes Domiciliares e como ele pode ajudar a manter a qualidade de vida na terceira idade, entre em contato com a gente!

Curtiu esse artigo? Compartilhe com os seus amigos:

Quais os fatores que levam ao envelhecimento da população?

A redução das taxas de natalidade e mortalidade são as principais causas do constante envelhecimento populacional. Assim, a pirâmide etária brasileira passa por um processo de transição, reduzindo o ingresso de crianças e, consequentemente, impactando no número da população jovem.

Qual é o principal fator que vem influenciando o aumento do número de pessoas idosas no Brasil?

Taxa de fecundidade Dessa forma, com as diminuições das taxas de fecundidade, há o aumento da população jovem e adulta, corroborando a terceira fase da transição demográfica. Assim, o envelhecimento populacional no Brasil é um fator inevitável, o que deve ser visto com atenção e cautela pelo Estado.

Quais são os principais fatores que explicam o envelhecimento da população brasileira?

Os fatores determinantes do envelhecimento, a nível da população de um país, são, fundamentalmente, ditados pelo comportamento de suas taxas de fertilidade e, de modo menos importante, de suas taxas de mortalidade.

Quais fatores contribuíram para esse aumento contínuo e expressivo do número de idosos no mundo?

Resposta: O envelhecimento da população ocorre por dois fatores, que têm ocorrido de maneira concomitante nos países desenvolvidos: um aumento gradual e constante na expectativa de vida (o que ocasiona um aumento no número de idosos) e a expressiva queda na taxa de fecundidade (quantidade de filhos por mulher).