Quais são os componentes curriculares da área de Matemática e suas tecnologias?

O Novo Ensino Médio, que já será implementado em 2022, promete uma carga horária maior e estudos dedicados para áreas de interesse profissional de cada aluno. Entender como os componentes curriculares e objetos de conhecimento se adaptam a essa realidade é fundamental para a qualidade desse novo modelo.

Antes de mais nada, é importante saber: o formato do Novo Ensino Médio não altera os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), muito menos os objetos de conhecimento. O que se altera é o formato como eles serão organizados, planejados e apresentados aos alunos. 

Antes de entender como os componentes curriculares da BNCC ficam no Novo Ensino Médio, vamos entender um pouco mais sobre eles?

O que são componentes curriculares na BNCC?

Nas escolas, é muito comum chamarmos os componentes curriculares de disciplinas. História, Artes, Educação Física são matérias acadêmicas que compõem o itinerário curricular da formação básica do Ensino Médio. 

Os componentes curriculares definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio, válidos ao Novo Ensino Médio, são: 

  • Linguagens e suas Tecnologias
    • Artes
    • Educação Física
    • Língua Inglesa
    • Língua Portuguesa
  • Matemática
    • Matemática
  • Ciências da Natureza
    • Biologia
    • Física
    • Química
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
    • História
    • Geografia
    • Sociologia 
    • Filosofia

Lembramos que a BNCC é um documento que orienta as escolas sobre quais aprendizados são essenciais e devem ser desenvolvidos ao longo das etapas na Educação Básica. Nesse sentido, ela funciona como uma ferramenta que assegura o direito de todas e todos no Brasil à aprendizagem e desenvolvimento.

Importante ressaltar que todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares se alinham às competências da BNCC.

Qual a diferença entre disciplina e componente curricular?

Ainda na dúvida sobre como abordar os componentes curriculares BNCC no Novo Ensino Médio? Com o SAS Educação você entende tudo!

Nos componentes curriculares (BNCC), diversas disciplinas são organizadas num processo formativo básico que perpassa as áreas do conhecimento e seus componentes curriculares (como álgebra, em Matemática; história do Brasil em História; etc).

A disciplina curricular pode ser entendida como um conjunto de regras que vão instruir o aprender de determinada área do conhecimento. Podemos chamar Álgebra, Cálculo, Teoria dos Números, etc. de disciplinas ou Unidades Temáticas da Matemática.

A disciplina possibilita entender o componente curricular de modo fragmentado, num método cartesiano de reflexão que apresenta uma visão universalizante da matéria. Já o componente curricular oferece fragmentações da área de conhecimento cujo itinerário curricular é estruturado.

Quais os objetos de conhecimento BNCC?

Os objetos de conhecimento BNCC são o que antes conhecíamos como conteúdos que seriam abordados em sala de aula. Na prática, são os assuntos que serão abordados ao longo de cada componente curricular e são o meio para o desenvolvimento de um conjunto de Habilidades. 

No exemplo seguinte, “Corpo Humano” e “Respeito à Diversidade” são objetos de conhecimento BNCC da Unidade temática “Vida e Evolução” de Ciências. Cada objeto de conhecimento conta com diversas habilidades, como: “reconhecer os órgãos humanos”; nomear e representar partes do corpo humano”, dentre outros.

Pense que cada componente curricular possui competências gerais e específicas que precisam ser desenvolvidas, e que para isso unidades temáticas detalham, em objetos de conhecimentos, os assuntos que precisam ser postos para que as habilidades sejam trabalhadas efetivamente. 

Ainda está confuso? Veja outro exemplo:

Na Unidade temática “História: tempo, espaço e formas de registro”, os objetos de conhecimento são “A questão do tempo, sincronias e diacronias”, “as origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização” e “formas de registros da história e a da produção do conhecimento histórico”.

As unidades, objetos do conhecimento e habilidades guiam as práticas pedagógicas. Entender como trabalhar essas competências nos componentes curriculares BNCC é a chave para um ensino de qualidade.

Como os componentes curriculares BNCC ficam com o Novo Ensino Médio?

Com o Novo Ensino Médio todos os componentes curriculares BNCC se mantêm, mas só Português e Matemática continuam obrigatórios nos três anos.

No Novo Ensino Médio, são cinco itinerários possíveis: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional.

Após concluir a carga obrigatória do itinerário de formação básica, cada estudante pode escolher um itinerário formativo, de acordo com seus interesses e necessidades pessoais e as opções oferecidas em seu município.

A carga horária que antes era de 2.400 horas de aula, agora vai para 3.000 horas – totalizando 600 horas a mais. E isso muda muito na prática. 

A distribuição da carga horária funcionará assim: 1.800 horas destinada para o itinerário de formação básica e 1.200 horas para o itinerário formativo.

Nessas 1.800 horas, todas as competências e habilidades das 4 áreas do conhecimento serão contempladas e nas 1.200 horas, o aluno escolhe diferentes itinerários com focos nas áreas de conhecimento, interdisciplinar e/ou técnica profissional de melhor afinidade.  

Por mais que o Itinerário Curricular Básico deva trabalhar todos os componentes curriculares BNCC, somente português e matemática permanecem nos três anos enquanto disciplinas obrigatórias.

Os outros componentes curriculares serão distribuídos de acordo com as orientações de cada Estado. Uma proposta interessante é a possibilidade dos alunos integrarem, em sua trajetória acadêmica, itinerários em outras escolas ou em parceria.

BNCC e ensino híbrido combinam? 

BNCC no Novo Ensino Médio e o ensino híbrido combinam? A resposta é: sim, e bastante!  

O ensino híbrido pode ser uma boa solução para a escola que está se adaptando ao Novo Ensino Médio, visto que os itinerários formativos podem ser oferecidos em formatos diversos.

Conforme estabelecido na Resolução CNE/CEB 3-2018, as atividades curriculares à distância poderão ocupar 20% da carga horária total, podendo ser expandida até 30% no ensino noturno.

A partir disso, os planejamentos pedagógicos podem incluir atividades à distância, fora da sala de aula, para dinamizar as aulas.

Isso pode ser utilizado de forma estratégica para que o ensino híbrido seja parte da sua  realidade escolar. Além de oportunizar aulas em casa para alunos, é possível que elas sirvam a itinerários que trabalhem as Tecnologias de Informação e Comunicação  (TIC’s).

O SAS Plataforma de Educação já resolveu!

O SAS  pode te ajudar nesse processo de adaptação ao Novo Ensino Médio. 

Nossos materiais didáticos são construídos de forma estratégica e qualificada para atender as demandas que a BNCC coloca à gestão escolar. Além de trabalhar os componentes curriculares BNCC básicos de forma excelente, também oferece recursos para otimizar a realidade escolar com habilidades e objetos de conhecimento BNCC.

Os materiais didáticos e as outras soluções do SAS, fomentam o protagonismo e interesse nos estudos, fatores importantes para o Novo Ensino Médio e o ensino híbrido.

A gamificação e propostas de tecnologias educacionais são boas alternativas para diversificar as possibilidades de execução dos itinerários curriculares. Assim como os simulados e sistemas de avaliações podem otimizar e potencializar a implementação desse novo modelo de ensino. 

Quer ajuda para fazer do Novo Ensino Médio um sucesso para sua escola? Converse com um dos nossos consultores clicando no banner abaixo.

Quais são os componentes curriculares da Matemática?

São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Quais disciplinas fazem parte da Matemática e suas tecnologias?

O que cai em Matemática e Suas Tecnologias?.
sistema numérico (números naturais, inteiros, irracionais, frações);.
lógica, medidas (comprimento, volume, metro, litro, quilômetro, escala);.
regra de três;.
razão e proporção;.
porcentagem;.
juros simples e compostos;.
funções;.
aritmética;.

Quais são as cinco competências específicas da Matemática e suas tecnologias?

Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.

Quais são os componentes curriculares?

Componentes Curriculares.
Ciências Experimentais e Tecnologia..
Educação Artística..
Educação Física..
História e Geografia..
Língua Portuguesa e Literatura..
Línguas Estrangeiras..
Matemática..