Quais são as 4 cavidades do coração e suas funções?

Autor: Rafael Lourenço do Carmo MD • Revisor: Rafaela Linhares MD
Última revisão: 08 de Junho de 2022
Tempo de leitura: 15 minutos

Quais são as 4 cavidades do coração e suas funções?

Coração - vista lateral direita

coração é um órgão muscular que bombeia o sangue ao longo do sistema circulatório para distribuí-lo pelo corpo. Ele está localizado no mediastino, envolvido em um saco seroso de duas camadas conhecido como pericárdio. O coração possui o formato de uma pirâmide com quatro faces, orientada como se tivesse tombado para um dos lados. Assim, a base da pirâmide está voltada para a parede torácica posterior e seu ápice aponta em direção à parede torácica anterior

Os grandes vasos que se originam do coração encaminham seus ramos para a cabeça e o pescoço, o tórax, o abdome e os membros superiores e inferiores.

O coração é um órgão essencial no organismo humano. Você pode viver sem seu baço, ou com um único rim. Você possui até mesmo a capacidade de regenerar parcialmente seu fígado, mas você não pode viver sem um coração. Esse artigo fornece uma introdução à anatomia desse órgão.

Notas sobre a terminologia anatômica referente ao coração em Português:

Existem algumas variações na terminologia referente ao coração em Português do Brasil e Português Europeu. Essa variação de terminologia pode ser bastante confusa, portanto serão explicitadas abaixo para melhor compreensão do restante do texto.

  • Em Português do Brasil o termo átrio é equivalente ao termo aurícula, utilizado em Português Europeu.
  • O termo aurícula em Português do Brasil faz referência a outra estrutura, que em Português Europeu é chamada de apêndice auricular ou auriculeta.
  • O termo valva, utilizado em Português do Brasil, corresponde ao termo válvula, em Português Europeu.
  • No Português brasileiro o termo válvula pode ser utilizado como referência aos componentes das valvas, ou seja, como sinônimo do termo cúspide. O contrário ocorre em Português Europeu, que usa o termo valva como sinônimo de cúspide.

Para tornar o texto desse artigo mais claro, a partir desse ponto utilizaremos exclusivamente a terminologia em Português do Brasil.

Informações importantes sobre o coração
Bordas Superior (átrios, aurículas)
Inferior (ventrículos direito e esquerdo)
Esquerda (aurícula esquerda, ventrículo esquerdo)
Direita (átrio direito)
Faces (superfícies) Esternocostal (ventrículo direito)
Diafragmática (principalmente ventrículo direito, parte do ventrículo esquerdo)
Pulmonares direita e esquerda (impressão cardíaca)
Câmaras Átrios (direito e esquerdo)
Ventrículos (direito e esquerdo)
Vasos que entram e deixam o coração Veias cavas superior e inferior (-> átrio direito)
Veias pulmonares (-> átrio esquerdo)
(ventrículo direito ->) tronco da artéria pulmonar
(ventrículo esquerdo ->) aorta
Valvas Tricúspide (atrioventricular direita): entre o átrio e o ventrículo direitos
Pulmonar:
 entre o ventrículo direito e o tronco da artéria pulmonar
Mitral (atrioventricular esquerda ou bicúspide):
entre o átrio e o ventrículo esquerdos
Aórtica:
entre o ventrículo esquerdo e a aorta
Irrigação arterial Artéria coronária direita: ramos nodal sinoatrial, marginal direito, nodal atrioventricular e interventricular posterior
Artéria coronária esquerda: ramos circunflexo e descendente anterior (interventricular anterior)
Drenagem venosa Veias cardíacas magna, média, parva e posterior do ventrículo esquerdo, convergindo para o seio coronário, que se abre no átrio direito

Antes de se aprofundar na leitura, aproveite o vídeo abaixo para começar a se familiarizar com a anatomia do coração de forma mais fácil e rápida:

Anatomia do coração

O coração possui cinco faces ou superfícies: a base, também conhecida como face ou superfície posterior e as faces diafragmática (inferior), esternocostal (anterior) e pulmonares (laterais) direita e esquerda. Ele possui ainda quatro margens ou bordas:

  • A margem direita é um pequeno segmento do átrio direito, que se estende entre as veias cavas superior e inferior.
  • margem esquerda é formada pelo ventrículo esquerdo e pela aurícula esquerda.
  • margem superior é formada por ambos os átrios e suas respectivas aurículas.
  • margem inferior é marcada pelo ventrículo direito.

Internamente, o coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo).

átrio direito recebe sangue desoxigenado das veias sistêmicas, e o bombeia para o ventrículo direito, que em seguida o encaminha aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue oxigenado dos pulmões, e o envia para o ventrículo esquerdo, que o distribui por todo o corpo.

As metades direita e esquerda do coração são separadas pelos septos interatrial e interventricular, que são contínuos entre si. Além disso, os átrios são separados dos ventrículos pelos septos atrioventriculares. O sangue flui dos átrios para os ventrículos através dos orifícios atrioventriculares (direito e esquerdo), que são aberturas nos septos atrioventriculares. Essas aberturas se abrem e se fecham alternadamente pelas valvas cardíacas, dependendo da fase do ciclo cardíaco.

Apesar de haver muitos termos anatômicos e estruturas a serem aprendidos para se compreender a anatomia do coração, não se preocupe, nós vamos orientar seu estudo para facilitar a aprendizagem. Basta seguir o fluxo desse artigo. Por enquanto confira nosso teste personalizado sobre a anatomia da superfície do coração e das câmaras cardíacas.

Agora é uma boa hora para se familiarizar com as estruturas que estão ao redor do coração. Para fazer isso de forma mais eficiente assista à videoaula a seguir:

Valvas cardíacas

As valvas cardíacas separam os átrios dos ventrículos, bem como os ventrículos dos grandes vasos, situando-se nos orifícios atrioventriculares e nas raízes do tronco pulmonar e da aorta. Cada uma delas possuí dois ou três folhetos, também chamados de cúspides.

Valvas cardíacas

As cúspides se abrem para permitir que o sangue flua em uma direção, e em seguida se fecham para ocluir os orifícios e impedir o refluxo do sangue.

Existem dois tipos de valvas: as atrioventriculares, situadas sempre entre um átrio e um ventrículo, e as semilunares, situadas entre um ventrículo e a raiz de um grande vaso (tronco da artéria pulmonar e aorta). As valvas atrioventriculares impedem o fluxo retrógrado de sangue dos ventrículos em direção aos átrios:

  • A valva atrioventricular direita é chamada de valva tricúspide, e situa-se entre o átrio e o ventrículo direitos. Ela possui, como o próprio nome sugere, três cúspides ou folhetos: anterior (anterossuperior), septal e posterior (inferior).
  • valva atrioventricular esquerda é chamada de valva mitral ou valva bicúspide. Esses nomes se devem ao fato de que essa valva possui duas cúspides: anterior (aórtica) e posterior (mural), cujos formatos lembram o formato de uma mitra, que é uma espécie de chapéu alto utilizado por autoridades da religião católica (papa, bispos, arcebipos, etc).
Valvas cardíacas em um cadáver

As valvas semilunares impedem o fluxo sanguíneo retrógrado dos grandes vasos para os ventrículos.

  • A valva pulmonar encontra-se entre o ventrículo direito e a abertura do tronco pulmonar. Ela possui três cúspides com formato semilunar: anterior (não adjacente), esquerda (adjacente esquerda) e direita (adjacente direita).
  • valva aórtica encontra-se entre o ventrículo esquerdo e a abertura da aorta. Ela possui três cúspides: esquerda (coronária esquerda), direita (coronária direita) e posterior (não coronária).

Na prática clínica, as valvas cardíacas podem ser auscultadas, geralmente com o auxílio de um estetoscópio.

Faça uma pausa na leitura para testar seus conhecimentos recém-adquiridos sobre as valvas cardíacas. Isso vai lhe ajudar muito na memorização:

Fluxo sanguíneo através do coração

O fluxo sanguíneo através do coração é bastante lógico. Ele ocorre em função do ciclo cardíaco, que consiste em contrações e relaxamentos alternados do miocárdio dos átrios e ventrículos. O período de contração do miocárdio é chamado de sístole, enquanto o período de relaxamento é chamado de diástole. Note que sempre que os átrios se contraem (sístole atrial), os ventrículos se relaxam (diástole ventrícular), e vice-versa. Vamos traduzir em palavras o fluxo cardíaco do coração:

  • O átrio direito recebe sangue desoxigenado das veias cavas superior e inferior e do seio coronário
  • O átrio direito se contrai, empurrando sangue através da valva tricúspide até o ventrículo direito. O ventrículo então se contrai, passando o sangue para o tronco pulmonar através da valva pulmonar, até que o sangue chegue aos pulmões
  • Nos pulmões, o sangue é oxigenado e em seguida retorna ao coração, entrando no átrio esquerdo através das veias pulmonares
  • O átrio esquerdo se contrai e empurra o sangue para o ventrículo esquerdo através da valva mitral.
  • O ventrículo esquerdo empurra o sangue oxigenado através da valva aórtica para a aorta, a partir da qual o sangue é distribuído para todo o corpo.

O ciclo cardíaco é controlado involuntariamente por um plexo autonômico nervoso chamado de plexo cardíaco.

Circulação coronariana

O coração precisa também de sangue oxigenado para seu adequado funcionamento. O suprimento arterial do coração é realizado por duas artérias, as artérias coronárias direita e esquerda.

Os músculos cardíacos funcionam o tempo todo (ainda bem!), então o coração possui uma alta necessidade nutricional. As artérias coronárias emergem dos seios aórticos na raiz da aorta ascendente, e então originam vários ramos que envolvem o coração. Assim, o sangue oxigenado atinge cada parte do órgão.

O sangue venoso do coração é coletado para as veias cardíacas: magna, média, parva e posterior do ventrículo esquerdo. Essas veias convergem para uma estrutura venosa comum, o seio coronário, um vaso calibroso que leva sangue desoxigenado do coração para o átrio direito.

Agora é hora de consolidar seus conhecimentos com um teste sobre as artérias coronárias e as veias cardíacas.

Se você quiser aprender mais detalhes sobre esse assunto, nós temos uma unidade de estudos inteiramente dedicada à vascularização do coração:

Grandes vasos do coração

Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, as veias pulmonares e as veias cavas superior e inferior. Por que eles são chamados grandes vasos? Porque eles são possuem grandes dimensões. O diâmetro da aorta ascendente é de 2,1 centímetros, um pouco maior que o diâmetro de uma moeda de 10 centavos de Real, que tem 2,0 centímetros!

Os principais ramos da aorta incluem o tronco braquiocefálico (que se bifurca nas artérias subclávia direita e carótida comum direita), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.

A veia cava superior recebe sangue da metade superior do corpo através das veias braquiocefálicas direita e esquerda, e a veia cava inferior recebe o sangue da metade inferior do corpo, através das veias ilíacas comuns.

Agora que você estudou tudo sobre o coração, que tal um teste final para preparar a sua memória para que ela não falhe quando você precisar relembrar o que aprendeu hoje?

Correlações clínicas

Há muitas doenças que podem afetar o coração e as estruturas adjacentes. Abaixo estão listadas diferentes patologias, que servem como alguns poucos exemplos:

A angina pectoris é uma dor torácica relacionada à falta de oxigenação no miocárdio. A forma mais comum é a angina estável, e ocorre devido a estreitamento grave das artérias coronárias. A dor é exacerbada ao exercício físico, e pode ser tratada com nitroglicerina.

A endocardite infecciosa é uma infecção bacteriana ou fúngica do coração, e pode incluir as valvas cardíacas, não estando entretanto limitada somente à essas estruturas. Ela se manifesta por formações vegetativas infecciosas que podem ser agudas ou crônicas, e são perigosas, já que têm o potencial de emitir êmbolos caso sofram fragmentação.

As diferentes variações de doenças cardíacas congênitas geralmente não possuem etiologia conhecida. Algumas síndromes que ocorrem devido a anormalidades cromossômicas geralmente estão relacionadas a defeitos cardíacos, incluindo defeitos septais atriais, defeitos septais atrioventriculares, um ducto arterioso patente e em alguns casos até transposição de grandes vasos. As síndromes de Down e Turner estão entre as anomalias cromossômicas mais comuns e bem conhecidas.

Referências

Todo o conteúdo publicado no Kenhub é revisado por especialistas em medicina e anatomia. As informações que nós fornecemos são baseadas na literatura acadêmica e pesquisas científicas. O Kenhub não oferece aconselhamento médico. Você pode aprender mais sobre nosso processo de criação e revisão de conteúdo lendo nossas diretrizes de qualidade de conteúdo.

Ilustrações:

  • Coração - vista lateral direita - Yousun Koh
  • Átrio direito - Yousun Koh
  • Ventrículo direito - Yousun Koh
  • Ventrículo esquerdo - Yousun Koh
  • Valvas cardíacas - Yousun Koh
  • Valvas cardíacas em um cadáver - Prof. Carlos Suárez-Quian
  • Circulação coronariana - Yousun Koh

Coração - quer aprender mais sobre isso?

As nossas videoaulas divertidas, testes interativos, artigos em detalhe e atlas de alta qualidade estão disponíveis para melhorar rapidamente os seus resultados.

Com quais você prefere aprender?

“Eu diria honestamente que o Kenhub diminuiu o meu tempo de estudo para metade.” – Leia mais.

Quais são as 4 cavidades do coração e suas funções?
Kim Bengochea, Universidade de Regis, Denver

© Exceto expresso o contrário, todo o conteúdo, incluindo ilustrações, são propriedade exclusiva da Kenhub GmbH, e são protegidas por leis alemãs e internacionais de direitos autorais. Todos os direitos reservados.

Qual a função das 4 cavidades do coração?

O coração humano divide-se internamente em quatro cavidades: Dois átrios: Cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração; Dois ventrículos: Cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.

Quais são as 4 cavidades do?

O coração humano divide-se em quatro cavidades. Na parte superior situam-se as aurículas direita e esquerda e, na parte inferior, os ventrículos direito e esquerdo. É comum designar o conjunto da aurícula e do ventrículo direitos por "coração direito" e o conjunto equivalente do lado esquerdo por "coração esquerdo".

Qual é a função dos átrios e ventrículos?

Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras.

Qual a função do ventrículo direito e esquerdo?

Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.