Quais processos de separação de misturas que você observa no seu dia a dia?

Quais processos de separação de misturas que você observa no seu dia a dia?

Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.

Na videoaula de hoje vamos dialogar sobre o processo de separação de misturas mediante exemplos do cotidiano. Você já parou para pensar que o seu cafezinho de todo dia, a gasolina do seu carro ou mesmo o leite e o sangue constituem-se misturas? Na correria entre trabalho, família, amigos e demais afazeres, não conseguimos tempo para assimilar e (re)pensar o quanto de Ciência há nos processos que desenvolvemos, não é mesmo?! Porém fique tranquilo que nesta aula realizaremos essa relação. Vamos nessa!?!

Quais processos de separação de misturas que você observa no seu dia a dia?
Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS NO COTIDIANO

5ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 10 – PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS NO COTIDIANO

Na videoaula acima aprendemos que mistura compreende a junção entre duas substâncias. Existem dois tipos de misturas, que são:

  • Homogênea: aquela que apresenta apenas uma fase. Exemplos: café, bebidas alcoólicas, vinagre e outros ;
  • Heterogênea: aquela que apresenta duas ou mais fases. Exemplos: Junção de água e óleo, granito, leite e outros;

Entendemos que os processos de separação de misturas são importantes para diferentes aspectos da vida, a citar a separação de poluentes, o processo de produção de metais, a obtenção de sal de cozinha e outros. Porém, mediante a composição dessas misturas são necessários técnicas e métodos específicos de separação das substâncias, sendo alguns deles:

  • Catação – método manual de separação. Processo empregado na escolha dos feijões para cozinhar;
  • Ventilação – processo físico de separação que ocorre pelo arraste por corrente de ar dos componentes menos densos da mistura. Como exemplo: a separação de cascas de grãos de arroz, café, amendoim torrado e outros;
  • Levigação – processo de separação de misturas heterogêneas de sólidos, onde estes de baixa densidade são arrastados pela corrente de água, permanecendo no recipiente os de maior densidade. Esse processo é empregado por garimpeiros para separar o ouro da areia;
  • Peneiração ou tamisação – método de separação de sólidos de diferentes tamanhos, com o auxílio de uma peneira. Esse processo é realizado oportunizando que os sólidos menores passem pela malha e os maiores fiquem retidos. Na construção civil, com vista à separação da areia do cascalho ou mesmo em casa, no processo de peneirar a farinha de trigo para realização de algum preparo, estamos falando de peneiração ou tamisação.

ATIVIDADE 1

Que tal avançarmos nos estudos realizados? Outras técnicas e métodos são empregados na separação de misturas, como: centrifugação; filtração; decantação; dissolução fracionada; separação magnética; flotação e floculação. Para ficar por dentro desses processos, você realizará uma pesquisa buscando compreendê-los, bem como apresentar exemplos de cada um deles. Dessa forma, conseguirá ampliar seus conhecimentos e seguir relacionando ciência e cotidiano. Para auxiliar você na sua pesquisa, leia o texto disponibilizado no link abaixo e otimize sua busca em fontes confiáveis.

Como pesquisar em fontes confiáveis e otimizar sua pesquisa? | Escola Digital – Professor

ATIVIDADE 2

Leia o texto “Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju” do site da FAPERJ, disponibilizado no link abaixo:

FAPERJ

O petróleo é apontado como uma importante fonte de energia. Porém, sua utilização traz inúmeros riscos para o meio ambiente, desde o processo de extração até o consumo. Ações como a utilização do óleo de mamona e castanha-de-caju é fundamental para amenizar e evitar catástrofes ambientais. Mas só isso não basta, o consumo consciente, atitudes eficientes e responsáveis, bem como avanços tecnológicos são urgentes para auxiliar na redução  dos impactos ambientais negativos causados pela atividade da indústria petrolífera. E você o que pensa sobre esse assunto? Acha que devemos explorar ao máximo o meio ambiente para usufruir dos benefícios do petróleo ou essa exploração deve ser com vistas à sustentabilidade, ou seja, pensando nas gerações futuras? Reflita sobre esse assunto, faça novas pesquisas, seguindo as orientações da atividade anterior e prepare seus argumentos para defender seu ponto de vista em um debate sobre o tema que ocorrerá na escola. Bom trabalho!


Referencial Bibliográfico MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
UCHÔA, A. M.; NASCIMENTO, R. F.; SILVA, A. P.; BARROS, A. A. D.; LIMA, A. M. B.; PINTO, E. S. S.; LEMES, G. S. V.; SOUZA, J. Q.; OLIVEIRA, J. S.; SILVA, M. J. P.; GOMES, P. S.; SANTOS, P. A. B.; GARCIA, V. M.; PEREIRA-JÚNIOR, G. J.; OLIVEIRA, A. C. G.; YAMASHITA, M.; FRANCISCO-JÚNIOR, W. E. Passando um “cafezinho”: misturas e separação de misturas a partir de um experimento com materiais do cotidiano. Revista Eletrônica de Extensão da URI, v. 8, n. 14, p. 181-191, 2012.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes Curriculares Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza (EAJACI0504) Identificar nas tarefas do cotidiano os diferentes processos de separação de misturas.
Língua Portuguesa (EAJALP0538) Promover debate sobre tema jornalístico da atualidade.

Quais os processos de separação de misturas que você usa no cotidiano?

Outras técnicas e métodos são empregados na separação de misturas, como: centrifugação; filtração; decantação; dissolução fracionada; separação magnética; flotação e floculação.

Como as misturas fazem parte do nosso cotidiano?

As misturas fazem parte do nosso cotidiano a todo instante, desde o ar que respiramos até os objetos que utilizamos nas tarefas diárias, nos alimentos, nos líquidos que ingerimos, inclusive na água, em que estão misturados diversos sais minerais e gases.

Quais são os processos de separação de misturas?

Alguns exemplos de métodos de separação de misturas: catação, ventilação, levigação e peneiração.

Qual é o processo de separação de arroz e feijão?

Catação: é o método mais simples de separação, no qual usamos as mãos ou algum instrumento como pinça ou pegadores para separar um sólido do outro. É muito utilizado no dia a dia, para escolher feijão, lentilha e outros grãos, separando-os de pedras, grãos indesejados e outros detritos antes de cozinhá-los.