Quem é o produtor de energia?

Apresenta��o

ATRIBUI��ES

Como entidade representativa dos produtores independentes, a Apine interage com os poderes executivo e legislativo, com os organismos envolvidos com o setor el�trico brasileiro (MME, Aneel, ONS, CCEE, EPE, ANP etc.) e outros que o influenciam (meio ambiente, gest�o hidrol�gica), com a m�dia e com associa��es coirm�s. Quando necess�rio, tamb�m atua em �mbito internacional.

Tamb�m elabora, sempre que necess�rio, com a participa��o dos t�cnicos das empresas associadas e/ou consultorias contratadas, estudos e notas t�cnicas sobre temas relevantes do setor.

DEFINI��O

A Lei n� 9.074/1995, define o produtor independente de energia el�trica (PIE) como a pessoa jur�dica � ou empresas reunidas em cons�rcio � que recebe concess�o ou autoriza��o do Poder Concedente para produzir energia el�trica destinada ao com�rcio de toda ou parte da energia produzida, por sua conta e risco.

A produ��o independente possibilita a entrada de novos investidores com autonomia para realiza��o de contratos de compra e venda de energia, de forma competitiva e com flexibilidade para atendimento aos requisitos do consumidor, consolidando, dessa forma, suas estrat�gias.

Entre os associados da Apine existem tamb�m geradoras estatais estaduais, que devido a demandas do mercado, participam societariamente de empreendimentos privados de gera��o de energia el�trica. Sua associa��o � Apine possibilita a defesa dos interesses dessas empresas, al�m de proporcionar maior massa cr�tica � Associa��o, ampliando sua representatividade no setor.

ASSOCIADOS

A Apine congrega cerca de 60 associados, e continua crescendo. Eles representam a experi�ncia de mais de 725 mil MW de capacidade instalada no mundo, o equivalente a quase 3 vezes � do Brasil. Aqui, s�o mais de 131 mil MW, o que corresponde a 76% da capacidade instalada no Pa�s.

Clique AQUI para assistir ao v�deo institucional da Apine.

Quem é o produtor de energia?

Na busca de obter energia oriunda do Sol, vários países conseguiram desenvolver tecnologias voltadas para energia solar, utilizando como uma fonte viável de eletricidade. Cinco são os que despontam para se tornarem os líderes na produção de energia solar: China, União Europeia, Estados Unidos, Vietnã e Japão, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

A energia solar é freqüentemente considerada como um nicho de mercado, mas há vários países que estão provando que esta fonte de energia renovável é uma alternativa legítima aos combustíveis fósseis. Na verdade, muitos dos maiores produtores de energia solar estão localizados na Ásia, onde a abundância da luz solar faz dela uma fonte ideal de energia. A China, a Índia e o Japão estão todos na liderança em termos de produção de energia solar, e estão rapidamente fechando a lacuna com fontes de energia tradicionais como o carvão e o gás natural. Com a maior população do mundo e algumas das cidades mais poluídas do planeta, é evidente que a Ásia está liderando a carga quando se trata de energia solar.

Além de ser ecologicamente correta, a energia solar também é muito econômica, tornando-a um investimento inteligente para qualquer país que esteja procurando reduzir sua dependência dos combustíveis fósseis.

Todos estes países, ou união econômica e política no caso da União Europeia, investiram muito em energia solar nos últimos anos a fim de reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e avançar em direção a um futuro mais sustentável. Com o contínuo crescimento e investimento, a energia solar fotovoltaica poderá se tornar uma das maiores fontes de eletricidade do mundo dentro das próximas décadas. E estes países estarão na vanguarda.

1. China

Sendo a nação com a maior população mundial e emissão de carbono, o comprometimento da China em buscar energias renováveis é animador. De acordo com a declaração entre a China e os EUA, a Joint Glasgow Declaration de 2021, ambos os países afirmaram seu compromisso em trabalhar juntos com outras partes para fortalecer a implementação do Acordo de Paris.

Em 2020, de acordo com a Administração Nacional de Energia da China, o país instalou mais de 48 gigawatts (GW) de capacidade fotovoltaica (FV), totalizando a capacidade total instalada em 253,6 GW.

Essa capacidade de FV é o suficiente para a China manter sua posição liderante no mercado, representando 33% das instalações globais. A maior parte dos produtos fotovoltaicos, os painéis solares, estão sendo instalados em áreas remotas por parques solares que vendem a energia para concessionárias.

2. União Europeia

A União Europeia, que une 25 países da Europa, é o segundo dentre os países que mais produzem energia solar. o número de estados membros da UE conduzindo leilões para energia solar tem crescido, reduzindo os preços nesse mercado.

Em 2021, a UE teve um crescimento pelo terceiro ano seguido, com 19,8 GW. A Alemanha, Holanda e Espanha foram os mercados principais, seguidos por Polônia, França e Bélgica.

O total instalado de capacidade FV na UE ultrapassou 138 GW em 2020. Quase 55% das instalações são nos telhados de residências e estabelecimentos comerciais.

3. Estados Unidos

Quem é o produtor de energia?
Imagem: Pexels

Os Estados Unidos continuam expandindo o uso de energia solar no país, e grande parte do crescimento é atribuído a incentivos governamentais dados ao setor residencial, que é um segmento de rápido crescimento.

A capacidade instalada em 2020 foi de 19,7 GW, que trouxe um acúmulo total de 95 GW de capacidade instalada nos EUA.

4. Vietnã

De acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia de 2020, o Vietnã é um dos líderes na produção de energia solar, tendo um avanço de 11,1 GW nesse ano. Um dos fatores que justificam o sucesso do país é o estímulo dado por uma política governamental que encorajou o investimento em energia solar, garantindo aos produtores um preço acima do mercado.

Isso permitiu que o país instalasse cinco vezes mais do que inicialmente projetado. Em 2020, o Vietnã tinha 7,7% de participação no mercado fotovoltaico global.

5. Japão

Sendo um dos países mais densamente povoados no mundo, o Japão tem um espaço limitado para a instalação de painéis solares. Apesar disso, ainda é um dos países que mais produzem energia solar, com 8,7 GW de nova capacidade instalada em 2020.

Após o desastre nuclear na usina de Fukushima em 2011, o Japão se comprometeu com o desenvolvimento de energia solar como parte do plano de duplicar sua energia renovável até 2030.

O país tem criado “ilhas solares” flutuantes, com milhares de painéis solares resistentes à água. Esses parques solares inovadores possuem diversas vantagens, como a habilidade de serem resfriados de forma eficaz com a água.

Energia solar no Brasil

No Brasil, a energia solar é atualmente responsável por cerca de 1% da geração total de eletricidade do país, mas espera-se que ela cresça rapidamente nos próximos anos. Diversos fatores estão impulsionando este crescimento, incluindo o declínio do custo da tecnologia solar no mundo todo, o aumento da eficiência das células solares, a conscientização dos benefícios ambientais da energia solar e a disponibilidade de grandes áreas de terra com altos níveis de luz solar, como o norte e nordeste brasileiro.

Quem é responsável pela produção de energia?

A mitocôndria é a organela responsável pela produção de energia para todo o organismo. Essa produção acontece pela respiração celular aeróbica, que ocorre em três etapas diferentes.

Quem produz energia no Brasil?

No Brasil, a maior parte da energia gerada provém das hidrelétricas. Elas correspondem a, praticamente, 70% da capacidade de geração instalada no país. A segunda fonte que mais gera energia para o país são as termelétricas, com 14%, em terceiro lugar e com 8%, está a energia eólica.

Qual o maior produtor de energia?

A China ocupa a primeira posição, com geração de 912 TWh, montante 2,3 vezes o do Canadá e 2,4 vezes o do Brasil. A potência instalada hidráulica brasileira é a terceira maior do mundo em 2011, com 82,5 GW, perdendo para a China (249 GW) e para os Estados Unidos (100,9 GW).

O que é um autoprodutor de energia?

Em sua essência, o autoprodutor é o consumidor que optou por investir na geração da sua própria energia , atividade distinta de seu negócio, adquirindo ou construindo usinas. Com isso, está apto a utilizar a energia gerada para suprir parcialmente, ou totalmente, suas necessidades energéticas.