Identifique a alternativa que descreve corretamente uma das diferenças entre mitose e meiose

Existem dois tipos de divisão celular, mitose e meiose, as quais apresentam algumas importantes diferenças entre si, como a quantidade de cromossomos das células-filhas.

Mitose e meiose são os dois tipos existentes do processo de divisão celular. Esta faz parte do ciclo celular e pode originar novos organismos, como (no caso de seres unicelulares) permitir o desenvolvimento de organismos pluricelulares, além de atuar na reparação de tecidos, entre outras funções. A mitose e a meiose apresentam algumas importantes diferenças entre si, como a quantidade de cromossomos das células-filhas. Para entendermos melhor, vamos relembrar esses dois processos.

→ O que é mitose e meiose?

A mitose é o processo de divisão do núcleo na divisão celular, que é seguido da divisão do citoplasma, fase denominada citocinese. A mitose é caracterizada por manter ao final da divisão a mesma quantidade de cromossomos nas duas novas células produzidas, as células-filhas.

A meiose é um tipo especial de divisão celular e ocorre no processo de produção de gametas, a gametogênese. A meiose é caracterizada por produzir, ao final do processo, quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula original.

Leia também: Cromossomos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Tabela com as diferenças entre meiose e mitose

Mitose

Meiose

Apresenta apenas uma divisão celular.

Apresenta duas divisões celulares.

Não ocorre sinapse dos cromossomos.

Ocorre a sinapse durante a prófase I.

Resulta em duas células-filhas.

Resulta em quatro células-filhas.

As células-filhas são idênticas à célula original (clones).

As células-filhas apresentam a metade dos cromossomos da célula original.

Esse processo ocorre na reprodução de organismos unicelulares, no crescimento dos pluricelulares, na restauração de tecidos, entre outros.

Esse processo ocorre na produção de gametas.

→ Função da mitose e meiose

A mitose, parte do ciclo celular, permite a formação de novos organismos unicelulares, como amebas. Permite também o desenvolvimento dos organismos pluricelulares, atua na reparação dos tecidos, entre outras funções. Já a meiose atua no processo de gametogênese, ou seja, na produção tanto de gametas masculinos quanto femininos. Ela é fundamental para a variabilidade genética, devido às recombinações entre as cromátides que ocorrem durante a prófase I no processo de crossing-over.

→ Fases da mitose e meiose

A mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

  • Prófase: Quando ocorrem o afastamento dos centríolos, já duplicados, para os polos das células, a desintegração do nucléolo, o aumento do volume nuclear e a desorganização da membrana, as cromátides ficam visíveis e os cromossomos prendem-se às fibras do fuso constituídas por microtúbulos do citoesqueleto.

  • Metáfase: Aqui os cromossomos colocam-se na placa metafásica, ou plano equatorial da célula, e apresentam o grau máximo de espiralação.

  • Anáfase: É a fase mais rápida da mitose (demora apenas poucos minutos). Nela, ocorre a separação das cromátides irmãs, os cromossomos-filhos migram para extremidades opostas da célula, a célula alonga-se e encerra essa fase com o mesmo número de cromossomos em cada extremidade.

  • Telófase: Quando os cromossomos desespiralam-se e ocorre a formação dos dois núcleos-filhos — cujos envoltórios são constituídos por fragmentos do envoltório da célula original e de outras porções, como fragmentos das membranas do retículo endoplasmático. Há a formação de novos nucléolos, e os microtúbulos do fuso desaparecem.

Leia também: Diferença entre reprodução sexuada e assexuada

Ao final da telófase, inicia-se o processo de citocinese, que é a divisão do citoplasma. Em células animais, esse processo envolve a formação do sulco de clivagem, que divide a célula em duas. Em células vegetais, ocorre o aparecimento da lamela média, constituída por pectina, na região equatorial da célula. Em seguida, ocorre a formação das membranas ao lado da lamela.

Identifique a alternativa que descreve corretamente uma das diferenças entre mitose e meiose

O processo de mitose produz duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula original.

A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, em uma fase denominada intérfase, em seguida ocorre a divisão celular. Na meiose, ocorrem duas divisões celulares seguidas: meiose I e meiose II.

A meiose I é dividida em prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I:

  • Prófase I: Nessa fase, os cromossomos começam a se espiralarem e ficam mais visíveis; os cromossomos homólogos atraem-se e emparelham-se (sinapse), ocorre então o crossing-over; os cromossomos homólogos separam-se, permanecendo ligados apenas em alguns pontos, denominados quiasmas; os pares de cromossomos homólogos movem-se para a região da placa metafásica.

  • Metáfase I: O envoltório nuclear desaparece; os centrômeros dos cromossomos homólogos ligam-se às fibras dos centríolos opostos, atraindo, assim, um cromossomo de cada par para um dos polos.

  • Anáfase I: Aqui os homólogos separam-se e deslocam-se para os polos devido ao encurtamento das fibras dos fusos.

  • Telófase I: Nessa fase, cada metade da célula tem um conjunto haploide completo e ocorre a citocinese; os cromossomos podem desespiralizar-se e o envelope nuclear formar-se novamente.

Leia também: Diferença entre autotrófico e heterotrófico

Antes do início da meiose II, pode ocorrer um intervalo denominado intercinese. Nessa fase, não ocorre duplicação de material genético. As fases da meiose II são: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

  • Prófase II: Essa fase inicia-se com a formação das fibras do fuso, em seguida os cromossomos deslocam-se para a placa metafásica.

  • Metáfase II: Os cromossomos posicionam-se na placa metafásica.

  • Anáfase II: Nessa fase, as cromátides separam-se e deslocam-se para os polos.

  • Telófase II: Aqui os cromossomos desespiralizam-se; o envelope nuclear forma-se novamente e ocorre a citocinese. Ao final desse processo, formam-se quatro células-filhas haploides, ou seja, com a metade dos cromossomos da célula original.

Identifique a alternativa que descreve corretamente uma das diferenças entre mitose e meiose

O processo de meiose produz quatro células-filhas com metade dos cromossomos da célula original.

→ Exercício sobre meiose e mitose

Teste seus conhecimentos sobre o tema resolvendo o exercício abaixo:

(UFPE) Na questão a seguir, escreva nos parênteses a letra (V), se a afirmativa for verdadeira, ou (F), se for falsa.

1. Analise as proposições apresentadas com relação ao tópico "Divisão celular".

( ) Nos organismos pluricelulares, o crescimento e a reparação dos tecidos ocorrem por meio de mitose.

( ) Na mitose, ocorre recombinação de genes e formam-se, ao final do processo, quatro células, todas 2n (diploide) como a célula-mãe.

( ) Em organismos adultos, células em que a capacidade de divisão diminuiu podem voltar a se dividir ativamente, como é o caso de células ósseas após a ocorrência de fraturas.

( ) No processo de meiose, ocorre uma duplicação cromossômica para duas divisões celulares.

( ) Na primeira divisão meiótica, ocorre a segregação das cromátides irmãs de cada cromossomo, e, na segunda divisão, ocorre a separação dos cromossomos homólogos de cada par.

Resolução:

(V)

(F) Na mitose, são formadas duas células 2n.

(V)

(V)

(F) A separação das cromátides ocorre na segunda divisão meiótica, enquanto a separação dos cromossomos homólogos ocorre na primeira divisão meiótica.

Qual é a diferença entre a mitose e meiose?

Você lembra o que isso significa? Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Quais são as principais diferenças entre a meiose?

As principais diferenças entre a mitose e a meiose estão no número de células-filhas formadas e no número de cromossomos que elas apresentam.

Quais são as principais diferenças entre a mitose?

→ Diferenças entre mitose e meiose.

O que é mitose e meiose resumo?

Mitose — são produzidas duas células-filhas; As células são diploides (2n) e contêm o mesmo número de cromossomos da célula-mãe; Meiose — são geradas quatro células-filhas; as células são haploides (n) e têm a metade da quantidade de cromossomos da célula original.