A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius é

Escalas termométricas

EXERCÍCIOS DE FÍSICA – TERMOLOGIA E CALORIMETRIA

1. (ITA-SP) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de 60°C. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?

a) 108°F

b) 60°F

c) 140°F

d) 33°F

e) 92°F

2. (VUNESP-SP) Um estudante, no laboratório, deveria aquecer uma certa quantidade de água desde 25°C até 70°C. Depois de iniciada a experiência ele quebrou o termômetro de escala Celsius e teve de continuá-la com outro de escala Fahrenheit. Em que posição do novo termômetro ele deve ter parado o aquecimento?

Nota: 0°C e 100°C correspondem, respectivamente, a 32°F e 212°F.

a) 102 °F

b) 38 °F

c) 126 °F

d) 158 °F

e) 182 °F

3. (MACKENZIE-SP) A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius, é:

a) 50°C.

b) 40°C.

c) 30°C.

d) 20°C.

e) 10°C.

4. (UELONDRINA-PR) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir.

A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius é

As temperaturas de fusão do gelo e ebulição da água, sob pressão normal, na escala X são, respectivamente,

a) -60 e 250

b) -100 e 200

c) -150 e 350

d) -160 e 400

e) -200 e 300

5. (MACKENZIE-SP) Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já "caíra" de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:

a) 1,8 °C

b) 3,0 °C

c) 5,4 °C

d) 6,0 °C

e) 10,8 °C

6. (MACKENZIE-SP) Em dois termômetros distintos, a escala termométrica utilizada é a Celsius, porém um deles está com defeito. Enquanto o termômetro A assinala 74°C, o termômetro B assinala 70°C e quando o termômetro A assinala 22°C, o B assinala 20°C. Apesar disto, ambos possuem uma temperatura em que o valor medido é idêntico. Este valor corresponde, na escala Kelvin, a:

a) 293 K

b) 273 K

c) 253 K

d) 243 K

e) 223 K

7. (FEI-SP) Nas escalas Celsius e Fahrenheit representadas a seguir, estão anotadas as temperaturas de fusão de gelo e ebulição da água à pressão normal. Sabendo-se que o intervalo entre as temperaturas anotadas foram divididas em partes iguais, ao se ler 32°C, quanto marcará a escala Fahrenheit para a mesma temperatura?

A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius é

a) 112,6 °F

b) 64,0 °F

c) 89,6 °F

d) 144,0 °F

e) 100,0 °F

8. (CESGRANRIO-RJ) Com o objetivo de recalibrar um velho termômetro com a escala totalmente apagada, um estudante o coloca em equilíbrio térmico, primeiro, com gelo fundente e, depois, com água em ebulição sob pressão atmosférica normal. Em cada caso, ele anota a altura atingida pela coluna de mercúrio: 10,0cm e 30,0cm, respectivamente, medida sempre a partir do centro do bulbo. A seguir, ele espera que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o laboratório e verifica que, nesta situação, a altura da coluna de mercúrio é de 18,0cm. Qual a temperatura do laboratório na escala Celsius deste termômetro?

A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius é

a) 20°C

b) 30°C

c) 40°C

d) 50°C

e) 60°C

9. (FAAP-SP) O gráfico a seguir representa a correspondência entre uma escala X e a escala Celsius. Os intervalos de um grau X e de um grau Celsius são representados nos respectivos eixos, por segmentos de mesmo comprimento. A expressão que relaciona essas escalas é:

A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius é

a) tx = (tc + 80)

b) (tc/80) = (tx/100)

c) (tc/100) = (tx/80)

d) tx = (tc - 80)

e) tx = tc

10. (FATEC-SP) À pressão de 1atm, as temperaturas de ebulição da água e fusão do gelo na escala Fahrenheit são, respectivamente, 212°F e 32°F.

A temperatura de um líquido que está a 50°C à pressão de 1atm, é, em °F:

a) 162

b) 90

c) 106

d) 82

e) 122

11. (CESGRANRIO-RJ) Uma escala termométrica X é construída de modo que a temperatura de 0°X corresponde a -4°F, e a temperatura de 100°X corresponde a 68°F. Nesta escala X, a temperatura de fusão do gelo vale:

a) 10 °X

b) 20 °X

c) 30 °X

d) 40 °X

e) 50 °X

Qual é a temperatura cuja indicação na escala Fahrenheit supera em 100 unidades?

Resposta: A temperatura é de 20°C.

Qual é a temperatura cuja indicação na escala Fahrenheit supera em 52 unidades a correspondente indicação na escala na escala Celsius?

25º

Qual é a temperatura cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius?

A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius, é: a) 50°C.

Qual o valor em que a temperatura na escala Fahrenheit supera em 48 unidades a temperatura na escala Celsius?

Então como ele quer a temperatura que em F que supera 48 graus da temperatura em escala C. X = 80/4 => X = 20º, 20ºCelsius equivale a 68º Fahrenheit.

Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio?

Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio em vidro, procura-se colocar o bulbo do termômetro em contato direto com regiões mais próximas do interior do corpo e manter o termômetro assim durante algum tempo, antes de fazer a leitura.

Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio em vidro Procura-se colocar o bulbo de termômetro em contato direto com as regiões mais próximas do interior do corpo e manter o termômetro assim durante algum tempo antes de fazer a leitura esses dois?

Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio em vidro, procura-se colocar o bulbo do termômetro em contato direto com regiões mais próximas do interior do corpo e manter o termômetro assim durante algum tempo, antes de fazer a leitura.

Quando se mede a temperatura de uma pessoa deve se deixar o termômetro durante algum tempo qual o motivo?

Resposta. Resposta: Para que o termômetro e a pessoa entrem em equilíbrio térmico, ficando com a mesma temperatura.

Como faz para medir a temperatura do corpo humano?

A temperatura corporal normal, de acordo com a Associação Médica Americana, pode varias de 36,5°C a 37,2°C. A temperatura pode ser medida das seguintes maneiras: Axilar – A temperatura axilar pode ser verificada sob o braço usando um termômetro de mercúrio ou digital.

Qual é a medida da temperatura em graus Fahrenheit que é 5 vezes a medida da temperatura em graus Celsius?

0 °C = 32 °F. 5 °C = 41 °F.

Em que temperatura as escalas Fahrenheit e Celsius tem o mesmo valor numérico TC 5

Sendo ela a temperatura que coincide nas escalas Celsius e Fahrenheit é - 40°.

Qual a temperatura na escala Celsius e equivalente a 86 graus F?

Fatores de Conversão / Conversion Factors.

Por que a escala Celsius e a mais utilizada?

A maioria dos países utiliza a escala Celsius como escala termométrica oficial. Ela foi criada no século XVIII pelo sueco Anders Celsius e possui cem intervalos. É por isso que ela é chamada de escala centígrada. Os valores adotados por Celsius para os pontos de fusão e ebulição são, respectivamente, 0 e 100.