O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

Vem cá que eu te conto o que é a Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos.

Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.

Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a​ Educação Infantil​ é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.

De acordo com o​ Censo Escolar de 2018​, foram feitas mais de 3,5 milhões de matrículas em creches e mais de 5 milhões de matrículas em pré-escolas no país. Ainda segundo a pesquisa, 32% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches, sendo que ​a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir o índice de 50% até 2024​. Já na pré-escola, 91% das crianças com a faixa etária correspondente (quatro e cinco anos) estão matriculadas.

Por que a Educação Infantil é importante?

O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

Por que a Educação Infantil é importante?

Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a​ Educação Infantil​ é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) prevê que aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais devem ser desenvolvidos nessa etapa. Isso de modo que a ação da escola complemente a formação familiar e permita a inserção da criança na comunidade. Outras característica da ​Educação Infantil​ é que ​o brincar e o aprender devem ser conectados​. Por isso, há a realização de jogos e brincadeiras no horário escolar; dessa forma, a criança pode desenvolver habilidades motoras, emocionais e técnicas de modo lúdico.

O que se aprende na Educação Infantil?

A ​Base Nacional Comum Curricular (BNCC)​, que começa a valer a partir de 2020, não prevê um currículo de conteúdo, mas um ​conjunto de habilidades que devem ser ensinadas de acordo com o ano escolar​.

A ​BNCC ​estabelece seis direitos de aprendizado na ​Educação Infantil​: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Se você reparar, vai perceber que todos os direitos previstos no documento são verbos, portanto indicam ações.

Isso porque o intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas. Além disso, a ​BNCC ​também prevê o campo da experiência, que possui cinco divisões.

Desse modo, é possível garantir que os conteúdos sejam ensinados de modo lúdico, capaz de envolver a criança por experienciação no processo de aprendizado.

Veja alguns dados da Educação Infantil

De acordo com o​ Censo Escolar de 2018​, foram feitas mais de 3,5 milhões de matrículas em creches e mais de 5 milhões de matrículas em pré-escolas no país. Ainda segundo a pesquisa, 32% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches, sendo que ​a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir o índice de 50% até 2024​. Já na pré-escola, 91% das crianças com a faixa etária correspondente (quatro e cinco anos) estão matriculadas.

A Educação Infantil é dividido por grupos

Os grupos são definidos principalmente pela idade das crianças, indo de 1 a 5 após completar a creche.

Parabéns! Agora você será avisado sobre novas bolsas!

Educação Infantil Creche e Berçário: entenda como funciona

A creche ou berçário é o primeiro contato que crianças de 4 a 11 meses têm com o meio escolar, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que a cerca.

Apesar de não existir uma base curricular comum para a Educação Infantil, em 1999, o Ministério da Educação (MEC) elaborou o Referencial Curricular Nacional (RCN) com o intuito de oferecer diretrizes sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam com crianças de 0 a 5 anos.

Como é o dia a dia da criança no Berçário?

Além do cuidado básico - como banho e alimentação - a creche é responsável também por promover o aprendizado e desenvolvimento integral da criança, desde aspectos cognitivos e psicomotores até emocionais e sociais, respeitando a sua individualidade e diversidade. É durante essa fase da vida que o bebê começa a reconhecer o limite do seu corpo e a se relacionar com o mundo a sua volta, apurando os cinco sentidos.

Todo esse ensinamento é realizado a partir de estímulos sensoriais, motores, jogos e brincadeiras, sempre com o auxílio e interação dos professores e pedagogos.

Encontrar Creches

Educação Infantil Grupo 1: entenda como funciona

A Educação Infantil é o primeiro nível da educação básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Ela é dividida em cinco grupos, sendo o Grupo 1 voltado para crianças de 1 a 2 anos.

Diferente de outros níveis da Educação Básica até o Ensino Médio, não há uma base curricular comum para a Educação Infantil, mas o Referencial Curricular Nacional elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) sugere que as escolas desenvolvam os seguintes eixos de trabalho: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

No Grupo 1 da Educação Infantil, o período de desenvolvimento da criança é acelerado e permeado por transformações socioafetivas, motoras, cognitivas e de linguagem. A criança entre 1 ou 2 anos de idade já possui uma autonomia maior e seu aprendizado acontece por meio da exploração do ambiente, curiosidade e imitação.

Este ciclo é caracterizado pelo descobrimento; é quando ela aprende a dar os seus primeiros passos e a se comunicar com palavras e frases curtas.

O que é ensinado no Grupo 1 da Educação Infantil?

A escola tem como papel principal desenvolver as habilidades da criança através de brincadeiras e exercícios que estimulem:

  • Foco e atenção;
  • Movimento e equilíbrio;
  • Criatividade e imaginação;
  • Comunicação e expressão.

Encontrar Escolas (Grupo 1)

Educação Infantil Grupo 2: entenda como funciona

O Grupo 2 da Educação Infantil contempla as crianças de 2 anos de idade. Segundo o Referencial Curricular elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1999, é importante que as escolas desenvolvam as capacidades motoras da criança, bem como suas habilidades de se comunicar e relacionar as pessoas.

Nesta fase, o conteúdo pedagógico poderá utilizar atividades lúdicas e multidisciplinares para auxiliar no desenvolvimento pleno da criança.

O que é ensinado no Grupo 2 da Educação Infantil?

Ao final deste ciclo, é esperado que a criança aprenda a:

  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Deslocar-se e realizar movimentos com mais destreza;
  • Identificar sentimentos e expressões, aprimorando sua capacidade de comunicação e interação;
  • Explorar os 5 sentidos experimentando diferentes texturas, sons, cores, gestos e alimentos;
  • Conhecer a si próprio e construir sua identidade pessoal, cultural e social.

Encontrar Escolas (Grupo 2)

Educação Infantil Grupo 3: entenda como funciona

O Grupo 3 da Educação Infantil contempla crianças de 3 anos de idade. Nesta terceira etapa, as escolas deverão proporcionar aos alunos um ambiente alfabetizador através de brincadeiras e atividades que estimulem a fala e a leitura.

Todo conteúdo pedagógico é aplicado conforme o método de cada escola, porém, em 1999, o Ministério da Educação (MEC) criou o Referencial Curricular Nacional com atividades e interações baseadas nos seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

O que é ensinado no Grupo 3 da Educação Infantil?

Ao final deste ciclo, é esperado que a criança aprenda a:

  • Comunicar-se de diversas maneiras e relatar suas experiências em sequência temporal e causal;
  • Reconhecer números, as operações e contagens orais, e as noções espaciais;
  • Desenvolver noções de grandeza, posição, direção, sentido e tempo;
  • Aprimorar movimentos de preensão, encaixe e lançamentos;
  • Construir e aceitar as normas de convivência, como falar e ouvir de forma sistematizada;
  • Manipular diversos materiais, objetos e brinquedos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.

Encontrar Escolas (Grupo 3)

Educação Infantil Grupo 4: entenda como funciona

O Grupo 4 da Educação Infantil, mais conhecido como pré-escola, é voltado para crianças de 4 anos de idade. Por ser uma etapa importante na alfabetização, a escola tem como objetivo mostrar ao aluno que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito.

As atividades e brincadeiras aplicadas através da ludicidade, servem como instrumentos para o aprimoramento de habilidades já assimiladas e o desenvolvimento de novas capacidades, seguindo o modelo sugerido pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas, o que diz esse documento? Em 1999, o MEC criou o Referencial Curricular Comum, um documento com diretrizes de ensino para educadores infantis tendo como base os seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.

O que é ensinado no Grupo 4 da Educação Infantil?

Ao final desta etapa, é esperado que a criança aprenda a:

  • Maior controle dos seus movimentos e coordenação;
  • Adquirir vocabulário mais rico e complexo;
  • Diferenciar letras de números e demonstrar interesse pela escrita e leitura;
  • Percepção de conceitos espaciais e comparação de quantidade e grandezas;
  • Expressar os seus sentimentos e sensações verbal e corporalmente;
  • Demonstrar empatia pelo o outro, revelando espírito democrático, moral e cívico para uma convivência harmoniosa.

É importante destacar que cada criança possui um desenvolvimento físico, emocional e cognitivo particular a si mesma, e que as práticas de ensino aplicadas mudam conforme a escola e o método pedagógico utilizado.

Encontrar Escolas (Grupo 4)

Educação Infantil Grupo 5: entenda como funciona

O Grupo 5 da Educação Infantil é a etapa que fecha o primeiro ciclo da Educação Básica e prepara alunos de 5 anos de idade para ingressar no Ensino Fundamental.

Nessa fase, a criança deixa de ser dependente e passa a ganhar mais autonomia, sendo capaz de raciocinar sozinha, prever cenários e fazer amizades.

Os eixos de conhecimento sugeridos pelo Ministério da Educação - com base no Referencial Curricular Comum estabelecido em 1999 - como movimento, linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade, e matemática são ainda mais explorados no Grupo 5. O desenvolvimento da criança é realizado através de experiências e brincadeiras que incentivam a alfabetização, a coordenação motora, a sociabilidade e o raciocínio lógico.

O que é ensinado no Grupo 5 da Educação Infantil?

Ao final desta etapa, é esperado que a criança tenha os seguintes aprendizados:

  • Coordenação motora grossa (correr, pular) e fina (desenhar, pintar) bem controladas;
  • Compreender e gerenciar os próprios sentimentos;
  • Desenvolver pensamento crítico;
  • Realizar operações matemáticas simples, como soma e subtração;
  • Conviver em sociedade.

Encontrar Escolas (Grupo 5)

Veja algumas bolsas que estão te esperando

O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

Green Kids School

  • Rua Nanuque, 363 - Vila Leopoldina - São Paulo, SP

Bolsas de até 30%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 1.869,00 R$ 1.308,30

O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

Turminha da Juliana Educação Infantil

  • Rua Thereza Maia Pinto, 217 - Jardim Laranjal - São Paulo, SP

Bolsas de até 20%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 567,00 R$ 453,60

O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

Colégio Reggio Emilia

  • Avenida Engenheiro Heitor García, 2270 - Jardim Ester - São Paulo, SP

Bolsas de até 28%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 1.230,00 R$ 885,60

O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

Agnus Dei Junior

  • Rua Nereu Bertini Magalhães, 450 - Jardim Belcito - São Paulo, SP

Bolsas de até 35%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 430,00 R$ 301,00

O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

TROPINHA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Rua Grauça, 99 - Vila Sonia - São Paulo, SP

Bolsas de até 37%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 919,00 R$ 578,97

Trans-Forma Centro Educacional

  • Rua Cerro Corá, 1189 - Alto Da Lapa - São Paulo, SP

Bolsas de até 46.5%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 2.050,00 R$ 1.096,75

O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

Léon Denis Educacional

  • Avenida Bosque Da Saúde, 1624 - Vila Da Saude - São Paulo, SP

Bolsas de até 50%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 680,00 R$ 340,00

O que se trabalha na Educação Infantil 3 anos?

Escola De Educação Infantil Affectio Mater

  • Rua Camberra, 456 - Jardim Vila Formosa - São Paulo, SP

Bolsas de até 50%

Valor com Quero Bolsa

Mensalidade a partir de
R$ 650,00 R$ 325,00

O que trabalhar na educação infantil de 3 anos?

Atividades para crianças de 3 anos: confira 5 brincadeiras educativas.
Narração de histórias. Uma das atividades para fazer com as crianças de 3 anos é a narração de histórias. ... .
Dançar. Uma atividade alegre e extremamente prazerosa em qualquer idade! ... .
Atividades manuais. ... .
Cores e Formas. ... .
Atividades de Autocuidado..

O que é trabalhado com crianças de 3 anos?

A criança nesta idade quer realizar novas proezas. Ela já consegue correr com segurança em diferentes direções, saltar e até subir em alguns lugares; salta com segurança e/ou pula num pé só alternadamente. Com auxílio, ela pode vestir e tirar a sua roupa, além de abotoar.

O que crianças de 3 anos estudam?

Educação Infantil Grupo 3: entenda como funciona O Grupo 3 da Educação Infantil contempla crianças de 3 anos de idade. Nesta terceira etapa, as escolas deverão proporcionar aos alunos um ambiente alfabetizador através de brincadeiras e atividades que estimulem a fala e a leitura.

O que trabalhar na educação infantil 3 e 4 anos?

O tema deste processo de ensino é o brincar na educação infantil 3 a 4 anos, a linha da docência educação infantil..
Teatro..
Jogos e brincadeiras..
Contar histórias..
Cantigas de roda..
Dança e jogos..
Jogos de construção..