Qual o significado da palavra diversidade

Índice:

  1. Qual é o significado da palavra diversidade é esquisito?
  2. Como se fala diversidade?
  3. Qual a diferença entre diversidade e diversidade?
  4. Qual o significado de esquisito?
  5. Qual a importância da diversidade cultural?
  6. Qual a diferença entre diversidade e pluralidade?

Qual é o significado da palavra diversidade é esquisito?

DIVERSIDADE: aquilo que é diverso, diferente, variado; variedade. ESQUISITO: desconhecido, estranho, exótico.

Como se fala diversidade?

substantivo feminino Característica ou estado do que é diverso, diferente, diversificado; não semelhante: a exposição apresentava grande diversidade de obras de arte. Reunião do que contém vários e distintos aspectos, características ou tipos; pluralidade: a diversidade de comentários sobre o texto.

Qual a diferença entre diversidade e diversidade?

  • Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Qual o significado de esquisito?

  • Significado de esquisito. O que é esquisito: algo/alguem que tenha algo de diferente/fora do normal, caracteristicas diferentes, paranromal.

Qual a importância da diversidade cultural?

  • A diversidade cultural é considerada como a força do desenvolvimento sustentável, por um complemento intelectual e moral, e não baseada apenas no crescimento econômico. A cultura é uma parte essencial da sociedade, e o reconhecimento de diferentes culturas e o valor atribuído a elas ajuda a promover a interculturalidade da sociedade.

Qual a diferença entre diversidade e pluralidade?

  • Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade. Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística ...

A diversidade (do latim diversĭtas) é uma noção que se refere à diferença, à variedade, à abundância de coisas distintas ou à divergência. Por exemplo: “O Jardim Zoológico de Lisboa apresenta uma ampla variedade de espécies animais”, “A variedade de pratos à escolha neste restaurante é impressionante”, “Quem me dera ter uma variedade de camisas mais ampla para poder escolher a mais apropriada para cada ocasião”.

A diversidade cultural faz alusão à convivência e interacção entre diferentes culturas. A existência de múltiplas culturas é considerada como um activo importante da humanidade pelo facto de contribuir para o conhecimento. Cada pessoa, por outro lado, tem o direito a que a sua cultura seja respeitada tanto por outras pessoas como pelas autoridades.

Em muitas ocasiões, a sobrevivência de uma cultura vê-se ameaçada pelo avanço de outra cultura com vocação hegemónica. Nestes casos, o governo e as instituições devem proteger a cultura que tiver menos poder de modo a garantir a sua subsistência, assegurando, por conseguinte, a diversidade cultural.

Diversidade pode também ser entendida como um conjunto de diferenças e de valores que as pessoas de uma sociedade compartilham entre si. Assim, a diversidade possui ligação com outros conceitos como percepções distintas que cada pessoa um grupo de pessoas possui, com a pluralidade, etc.

É dito que para que uma pessoa ou grupo consigam construir sua identidade, é necessário ter consciência da diversidade. Isso por que ela possui uma função importante para a criação de valores e do modo de viver para que haja uma harmonia nesse modo de convivência nos mais variados ambientes.

Na sociedade contemporânea, o tema diversidade é bastante discutido, isso porque, dentre outros fatores, há um maior acesso à tecnologia e aos recursos de comunicação e tudo isso tem avançado.

Como mencionado, a diversidade trata-se de reunir num só lugar as mais diferentes abordagens, ações, etc., por isso temos a diversidade cultural, a étnica, a religiosa, a biológica, a linguística, entre outras.

Por outro lado, entende-se por diversidade sexual a existência de distintas orientações e identidades sexuais. As minorias, como os homossexuais e os bissexuais, encarregam-se de defender este conceito para que os seus direitos não sejam violados.

Há ainda o que se conhece por diversidade étnica, essa define a presença de vários povos numa sociedade. Entende-se por etnia um grupo de pessoas que pertencem a uma mesma cultura, religião, idioma, origem, etc., estando elas ou não num mesmo país.

A exemplo disso tem-se o Brasil, um país composto por pessoas com uma diversidade étnica bastante ampla.

A diversidade biológica ou biodiversidade abarca a imensa variedade de seres vivos que habitam o planeta após milhões de anos de evolução. O equilíbrio ambiental depende da preservação e da protecção da biodiversidade.

A diversidade ecológica, por fim, refere-se à variedade de espécies existentes dentro de um mesmo ecossistema.

É importante não confundir diversidade com adversidade, esse último ter diz respeito a dificuldades, imprevistos ou obstáculos encontrados (alguns até o descrevem como uma falta de sorte), o que pode impedir a realização de algum processo, ação, etc.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (3 de Fevereiro de 2011). Conceito de diversidade. Conceito.de. https://conceito.de/diversidade

Qual o significado à palavra diversidade?

De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.

Qual é o significado da palavra diversidade humana?

Resumidamente, a diversidade humana diz respeito às diferenças existentes entre os seres humanos. Dentro deste conceito existem diversas categorias, tais como: Diversidade cultural. Diversidade social.

Quais são os tipos de diversidade?

Podemos classificar os tipos de diversidade como:.
Cultural;.
Étnica;.
Biológica;.
Social, entre outros..

Qual o sinônimo da palavra diversidade?

1 desigualdade, diferença, dessemelhança, discrepância, disparidade, dissemelhança, distinção, heterogeneidade, dessemelhação. Discordância: 2 oposição, discordância, divergência, contradição, desacordo.