Quais os principais projetos desenvolvidos pela orientação educacional?

​​O Serviço de Orientação Educacional (SOE) planeja, orienta, acompanha e faz a mediação de diversas situações visando promover um ambiente saudável. Tem a responsabilidade de acompanhar as relações entre os estudantes e os processos de ensino e aprendizagem em suas individualidades. Acompanha, juntamente com o Serviço de Coordenação Pedagógica (SCP), as adaptações curriculares dos discentes com necessidades especiais e orienta estudantes e professores quanto às dificuldades que podem ser apresentadas. Orienta e auxilia os estudantes na orientação vocacional e na escolha profissional bem como em hábitos de estudo e organização da rotina escolar. O SOE também auxilia o professor conselheiro no acompanhamento das turmas, na dinamização dos processos para conselho de classe e na autoavaliação discente.  E​​​ntre as atividades, destacamos as de prevenção e integração entre os sujeitos da comunidade escolar. ​

Conheça as inciativas

Projeto de Vida

Colabora para a formação integral, abordando o sentido da vida, as escolhas profissionais, a importância dos habitos saudáveis e de um projeto de vida para a autorealização, bem como dos direitos e deveres enquanto cidadãos.

Acolhida e Adaptação

Favorece a adaptação do estudante e de sua família à rotina e ao ambiente escolar, promovendo a integração, a confiança, o sentimento de pertença e a identificação, afim de tornar a vida escolar significativa.

Convivendo

Favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio de intervenções/mediações na resolução não-violentas de conflitos prevenindo situações de bullying e promovendo uma cultura de paz no ambiente escolar. 

Liderança

Oportuniza vivências que visam à formação de lideranças, estimulando a participação responsável em um ambiente democrático, solidário, de defesa e promoção dos direitos humanos. 

Orientação Profissional

Oportuniza vivências e reflexões sobre autoconhecimento, identificação de expectativas internas e externas e reconhecimento de talentos e oportunidades, auxiliando o estudante a pensar sobre escolhas profissionais. 

Transição

Proporciona experiências e informações sobre as características e desafios a cada nova etapa da vida escolar, favorecendo a integração do estudante. Ocorre no Nível 3 da Educação Infantil, no 5º e 9º anos EF. 

Educação Socioemocional

Baseado nas competências socioemocionais presentes nas 10 competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e considerando o contexto da pandemia, o Projeto Educação Socioemocinal tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais dos estudantes. A proposta é que os professores possam promover experiências psicoeducativas, que contemplem um trabalho permanente com aprendizagem socioemocional para o desenvolvimento de sujeitos socialmente competentes. ​

Quais projetos podem ser desenvolvidos na escola?

8 ideias para desenvolver projetos interdisciplinares na escola.
Robô de sucata para proteger a natureza. ... .
Leitura com alunos vestidos de personalidades famosas. ... .
Museu temporário para celebrar histórias pessoais dos alunos. ... .
Fotos de comida no Facebook. ... .
Autores mirins mobilizados pela causa ambiental..

Quais são os projetos da educação?

Programas e Projetos.
Líderes públicos. Identificar e valorizar pessoas com perfil de liderança, de modo a garantir eficiência e melhor gestão de escolas..
Inova Educação. ... .
Escola + Segura. ... .
Conviva SP. ... .
Novo calendário escolar. ... .
Currículo Paulista. ... .
Sem papel. ... .
Escola + Bonita..

Quais são os objetivos da orientação educacional?

O que faz um orientador educacional? Nas escolas, o orientador tem como função dar um acompanhamento pedagógico — o que também significa dizer apoio psicológico e, até certo, ponto emocional — mais individualizado a cada aluno.

Quais são os principais compromissos da orientação escolar?

Participar da elaboração do currículo pleno da escola. Coordenar a orientação vocacional, a informação educacional e profissional, o processo de sondagem de interesses e aptidões e as habilidades do educando. Participar do processo de identificação das características básicas da comunidade e da clientela escolar.