Quais os benefícios da gestão da qualidade?

Para que uma empresa perdure no mercado e permaneça competitiva, independente do seu porte, a gestão da qualidade é fundamental, tendo em vista que influencia diretamente no contentamento dos clientes, investidores, fornecedores e outros colaboradores da organização. Por esse motivo, a implementação de melhorias contínuas garante vantagens, quando aplicada a serviços, processos e produtos.

Afinal, no que consiste a gestão da qualidade?

Essa ferramenta estratégica é muito utilizada nas organizações, pois proporciona uma visão clara e objetiva acerca de todos os setores da empresa, além de estar nivelada a outros princípios e técnicas respeitados em todo o mundo. Por meio dela, é possível gerir e monitorar todos os fluxos e interfaces das atividades organizacionais — desde o gerenciamento de dados até a parte de contabilidade e finanças —, oportunizando resultados acima da média e a completa satisfação dos clientes.

Quais os benefícios da gestão da qualidade?
Organizar as ações é um passo fundamental para garantir o sucesso da metodologia.

Além disso, essa gerência direcionada à qualidade dos processos gerais de uma empresa também objetiva comandar e supervisionar toda a extremidade organizacional, com o intuito de otimizar o serviço e alcançar resultados acima da média para os produtos. Para isso, são empregues algumas ferramentas de qualidade ou concepções dessa maneira de gerenciamento que devem ser vistas e utilizadas dentro de qualquer instituição. Assim, diversos benefícios financeiros e econômicos dos processos de gestão podem ser atingidos.

Explorando essa ferramenta estratégica

Primeiramente, as empresas devem compreender o real significado de qualidade para então entender os seus princípios e aplicá-los. Essa palavra se origina do latim qualitate. A NBR ISO 9000 explica qualidade como o estágio em que um conjunto de características intrínsecas correspondem a condições. Pode ser mensurada quando atinja ou supere as expectativas dos clientes, considerando que cada indivíduo tem uma visão e opinião distinta em relação ao serviço ou produto que adquire, baseado em experiências particulares, expectativas e necessidades.

Quais os benefícios da gestão da qualidade?
Utilizar OKR’s e KPI’s ajuda a mensurar os resultados alcançados com a aplicação da metodologia.

A aplicação dessa ferramenta pode ajudar a trazer benefícios como otimização de processos, redução de custos e economia de tempo, mas para a mesma ser empregue é preciso conhecer sobre o setor de implementação, para ficar por dentro da metodologia e ter os melhores resultados acesse o site.

Para continuar por dentro das principais novidades do mundo da indústria acesse o nosso site.

A gestão da qualidade total (TQM ou Total Quality Management) é um conjunto de técnicas que formam um sistema em busca da melhoria contínua. Para ser implementada, pode até ser aliada a outras metodologias, como o Lean Manufacturing.

O fato é que colocá-la em prática gera diversas melhorias capazes de impactar positivamente o desempenho do negócio e sua relação com o mercado. Por isso, tem sido cada vez mais procurada, em um mercado dinâmico e repleto de concorrentes.

Para explorar todos os pontos positivos, é preciso aplicá-la da maneira correta e entender suas ferramentas. A seguir, veja o que considerar sobre a gestão da qualidade total!

As maiores vantagens desse sistema

Aplicado da forma adequada, o TQM permite que a melhoria contínua seja implementada. Como consequência, há melhor aproveitamento de recursos e maior produtividade dos funcionários.

Também há uma redução dos custos operacionais, condição para se obter um incremento da lucratividade. Não menos importante, há uma redução dos erros e das perdas com a implantação de processos robustos, o que evita o retrabalho.

Tudo isso gera um benefício principal e de destaque: o aumento da competitividade no mercado. Assim, a empresa consegue se destacar para conquistar e fidelizar os clientes com mais facilidade.

As ferramentas essenciais da qualidade total

O TQM utiliza algumas ferramentas específicas para que suas atividades sejam colocadas em prática. Além de conhecê-las, é indispensável saber como usá-las. A seguir, veja quais são algumas das ferramentas e como cada uma funciona.

Fluxograma

Entender as operações internas e como elas se relacionam é fundamental para ampliar a qualidade. O fluxograma traz uma representação visual desse conjunto e identifica os processos, os fluxos e as conexões entre eles. É essencial para mapear as etapas, gerando um reconhecimento rápido e amplo sobre o negócio.

Histograma

Uma boa maneira para se entender processos com maior profundidade consiste em estabelecer medições.

Para uma boa análise de dados, é possível usar o histograma. Por meio dele, é possível acompanhar a frequência de vendas ao longo do ano ou do mês, por exemplo. Ele utiliza um gráfico de barras e uma curva de distribuição. Assim, é possível identificar onde ocorrem os picos ou acúmulos principais, de forma a se obter mais conhecimento sobre os processos.

Folha de verificação

A folha de verificação funciona como o checklist da qualidade total. Ela serve para identificar todas as etapas, elementos e parâmetros que devem ser aplicados para garantir bons processos. A partir dos procedimentos, é possível checar o que já foi feito e o que ainda deve ser realizado, o que permite que nada seja esquecido.

Outras ferramentas também podem ser usadas, como o programa 5S, o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Controlar e Agir), o diagrama de causa e efeito e assim por diante, sempre com foco em analisar o processo, entender causas e estabelecer rotinas de trabalho mais eficientes.

A implementação desse sistema de qualidade

A prática da qualidade total é feita em etapas. O processo começa com o envolvimento da alta administração, que precisa se comprometer de cima para baixo. Sem essa participação, a implementação se torna falha e infrutífera.

A partir disso, é feita uma análise sobre a cultura organizacional e como ela pode aplicar os conceitos do TQM. Foco no cliente, busca da melhoria contínua e fluxo de informações simplificado são alguns dos pontos essenciais e que devem ser trabalhados.

A mudança na cultura deve ser executada de forma integrada com os colaboradores, tanto por meio da comunicação quanto pelo treinamento e desenvolvimento. Além disso, é preciso aplicar as ferramentas adequadas, para cada tipo de processo e objetivo.

O ciclo continua e segue até o monitoramento dos resultados. Nesse momento, as mudanças são estabilizadas e consolidadas, e novas melhorias são planejadas rumo a um melhor desempenho.

Para simplificar o processo, convém ter o apoio de uma consultoria especializada. Com o nível adequado de expertise, o time é capaz de prever as mudanças necessárias para gerar uma boa performance.

A gestão da qualidade total permite que a empresa tenha um desempenho consistente e robusto ao longo do tempo. Com a implantação adequada, o negócio conquista diversos benefícios que levam ao destaque no mercado.

CLIQUE AQUI para saber como podemos suportar sua empresa na aplicação da gestão da qualidade total e alcance da melhoria contínua.

Quais são os benefícios da gestão da qualidade?

Quais os 7 benefícios da gestão da qualidade.
Melhor desempenho empresarial. ... .
Satisfação do cliente. ... .
Consistência dos produtos. ... .
Implementação das melhores práticas. ... .
Produtividade. ... .
Aumento do desempenho financeiro. ... .
Melhoria da comunicação interna..

Quais são os 7 benefícios da gestão da qualidade?

Os 7 pilares da gestão de qualidade.
Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ... .
Liderança. ... .
Melhoria contínua. ... .
Decisão baseada em fatos. ... .
Gestão de relacionamento. ... .
Visão sistêmica. ... .
Gerenciamento por processos..

Quais os benefícios da qualidade Total?

Confira a seguir, algumas das principais vantagens do TQC para as empresas!.
Qualidade dos produtos..
Aumento da relevância..
Aumento da satisfação do cliente..
Redução de custos operacionais..
Organização da empresa..
Aumento da lucratividade..
Características que satisfazem as necessidades do cliente..
Ausência de falhas..

Quais os principais desafios e benefícios do sistema de gestão de qualidade?

Importância da gestão de qualidade nas empresas.
Aumento da satisfação dos clientes finais. ... .
Redução de custos por falhas. ... .
Crescimento da competitividade no mercado. ... .
Melhoria da imagem no mercado. ... .
Comunicação interna empresarial. ... .
Busca pela melhoria contínua. ... .
Uso de tecnologias específicas. ... .
Trabalhe com a Curva ABC..