Qual a finalidade do horário de verão porque o Brasil não adota em todos os estados?

O horário de verão é a prática de adiantar os relógios durante um período do ano com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural e economizar no consumo de energia elétrica.

Devido ao posicionamento da Terra em relação ao sol, durante o verão, os dias são mais longos. Essa diferença de duração do dia é mais significativa nas localidades próximas aos Trópicos de Capricórnio e Câncer.

Já as regiões próximas à linha do Equador apresentam pouca variação na duração do dia e da noite. Por esse motivo, as regiões Norte e Nordeste do Brasil não costumam adotar o horário de verão.

Atualmente vários países do mundo adotam o horário de verão como forma de economia de energia, mas a ideia de adiantar os relógios é do século XVIII.

Em 1784, o americano Benjamin Franklin sugeriu tal mudança para que a luz do sol fosse melhor aproveitada. Naquele momento, ainda não existia energia elétrica.

Horário de verão no Brasil

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez nos anos de 1931 e 1932, por meio do Decreto Lei 20.466, assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas.

Em meio a uma crise econômica mundial, a medida tinha como objetivo gerar uma economia de energia. Naquele momento, todo o território nacional aderiu ao horário de verão, que durou 5 meses.

O horário de verão foi implementado até o ano de 1967, porém sem padrões de datas e duração. De 1967 a 1984 não houve mudança no horário, foi somente em 1985 que a medida voltou a ser adotada.

Em 2008, por meio do Decreto 6.558, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o horário de verão da seguinte forma:

  • Início: zero hora do 3º domingo de outubro (a partir de 2018, o início mudou para o 1º domingo de novembro).
  • Fim: zero hora do 3º domingo de fevereiro (caso esse domingo coincidisse com o domingo de carnaval, o horário de verão se encerraria no domingo subsequente).

Suspensão do horário de verão em 2019

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro suspendeu o horário de verão, que iniciaria no dia 3 de novembro.

Essa foi uma recomendação do Ministério de Minas e Energia, que afirmou que devido às mudanças de hábito dos brasileiros e a configuração do sistema do setor elétrico, o horário de verão não produz mais economias significativas.

Estados brasileiros que adotavam o horário de verão

Entre 1985 e 2018, o horário de verão foi adotado sem interrupções, em todos os estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os estados que costumavam adotar o horário de verão, portanto, são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Qual a finalidade do horário de verão porque o Brasil não adota em todos os estados?

Como funciona o horário de verão?

Quando se inicia o horário de verão, os relógios devem ser adiantados em 1 hora. Ao final do período, os relógios devem ser atrasados também em uma hora.

Qual a finalidade do horário de verão porque o Brasil não adota em todos os estados?
No início do horário de verão, os relógios são adiantados em 1 hora.

O objetivo do horário de verão é economizar energia, especialmente entre as 18 e 21 horas. Esse intervalo de tempo é chamado de horário de ponta e representa o momento do dia de maior demanda de energia elétrica da população.

Isso porque, é nesse horário que as pessoas chegam em casa, tomam banho e ligam outros aparelhos eletrônicos como a televisão.

Assim, considerando o tempo prolongado de sol nessa estação, ao adiantar o relógio em uma hora, as pessoas podem aproveitar a luz natural por mais tempo e reduzir o consumo energético.

Países que adotam horário de verão

O horário de verão, conhecido por daylight savings em inglês, é utilizado em diversos países do mundo, entre eles:

  • Países da União Europeia;
  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • México;
  • Rússia;
  • Cuba;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Chile.

Veja também os Trópicos de Câncer e Capricórnio.

Índice

Introdução

O horário de verão é uma convenção adotada em diversos países ao redor do globo. Em alguns países, é chamado de “horário de poupança de luz do dia” (“daylight saving time”, em tradução livre). 

A prática consiste em adiantar o relógio em uma hora durante um determinado período do ano. Depois de aproximadamente cinco ou seis meses, atrasa-se o relógio para voltar ao horário “normal”

Em geral, o intuito dessa mudança é aumentar o tempo de luz solar de um dia durante os meses de verão. É algo que faz sentido para países cuja posição no globo não garante tanta luz solar, por conta da distribuição desigual durante um dia ou por causa das diferentes estações do ano. 

Países próximos à Linha do Equador, localizados em zonas de baixa latitude, não adotam o horário de verão, pois já recebem uma grande quantidade de luz solar ao longo do ano (aproximadamente doze horas). 

O início do horário de verão depende de cada país que o adota. No Brasil, inicia-se no terceiro domingo de outubro e tem fim no terceiro domingo de fevereiro.

Em inglês, as expressões “spring forward” e “fall back” indicam os ajustes que devem ser feitos no relógio durante o horário de verão, de acordo com a estação. Em tradução livre: na primavera, o relógio vai para frente, e no outono, vai para trás.

História do horário de verão

O horário de verão foi idealizado por Benjamin Franklin (figura americana importante durante o Iluminismo, que inventou a eletricidade), cuja idéia foi publicada em um artigo pela primeira vez em 1874. Porém, foi executada apenas no  começo do século XX através de William Willett, um empreiteiro inglês. 

Willett foi responsável por financiar e incentivar a adoção do horário de verão pelo governo britânico. A idéia foi rejeitada diversas vezes pelo tal governo - tanto que o primeiro país que adotou o horário de verão foi a Alemanha, em 1916.  A Grã-Bretanha adotou legalmente o horário de verão no mesmo ano alguns meses depois. No entanto, Willett faleceu em 1915, sem ter visto sua idéia, tão defendida durante sua vida, ser concretizada.

Qual a finalidade do horário de verão porque o Brasil não adota em todos os estados?

Mapa múndi com a representação das regiões que adotam (representados em laranja e azul) ou já adotaram em algum período a convenção, mas atualmente não adotam (representados em cinza escuro). Em cinza claro estão as regiões que nunca adotaram o horário de verão em sua história.

Vantagens e desvantagens da adoção do horário de verão 

A discussão sobre as vantagens e desvantagens em relação ao horário de verão é longa, datando desde sua idealização até os dias de hoje. 

Já no início do século XX, uma das vantagens era a economia de energia. Por exemplo, na Alemanha, a convenção foi adotada no intuito de economizar carvão usado para gerar energia elétrica na busca de reduzir os gastos nesse setor, visto que o país estava em guerra nesta época

Uma outra vantagem se mostra no humor e na disposição da população das regiões que adotam o horário de verão. Com mais tempo de luz do dia - consequentemente, mais luz solar -, alguns estudos mostram que as pessoas, em geral, ficam mais ativas e com mais ânimo, inclusive aumentando a produtividade no trabalho ou nos estudos.

Porém, os custos operacionais para a mudança nos relógios podem sair um tanto caros. Programar os relógios para o adiantamento ou atraso afeta diversas coisas no nosso cotidiano em larga escala, como o sistema de tráfego aéreo, o sistema bancário - por exemplo, a realização de transferências bancárias. 

Nas tentativas de adoção arquitetadas por Willett no século XX, um dos maiores contrapontos vinham dos agricultores, que argumentavam que a adoção da convenção afetava as épocas de colheita.

O horário de verão no Brasil

No país, o horário de verão foi implementado em todo território em 1931. Desde este evento, não havia regularidade na adoção, significando que em alguns anos não havia alteração nos relógios, ou os relógios não eram adiantados e atrasados em todos os estados brasileiros. 

Em 2008, foi estabelecido o decreto no. 6558, que fixou as diretrizes do horário de verão no Brasil. Apenas os estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul que o adotam

Ainda assim, todo ano o governo discute a necessidade do horário de verão no país. Os argumentos são de que os custos para implementá-lo são maiores do que a poupança de energia, ou também que a segurança pública fica mais enfraquecida para pessoas que saem para trabalhar ou estudar muito cedo.

Referências

Exercício de fixação

UNIFEI

O horário de verão é um recurso adotado em vários países para evitar sobrecarga do sistema de produção e distribuição de energia elétrica nos períodos de pico. No Brasil o horário de verão é adotado nos meses de outubro a fevereiro, quando os relógios são adiantados em uma hora. Em relação ao horário de verão, é incorreto afirmar: 

A Próximo à linha do Equador o horário de verão não é adotado, pois a variação de fotoperíodo, quando existe, é muito pequena;

B Nos meses iniciais e finais do ano, o dia tende a ser mais longo do que a noite, principalmente nos estados mais ao sul do Brasil;

C A economia de energia total é muito grande, acima de 15%;

D Além do Distrito Federal, o horário de verão é adotado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;

Porque o Brasil não adota em todos os estados horário de verão?

Devido à grande dimensão de nosso país, nem todos os estados adotam o horário de verão. Isso ocorre porque, como já mencionado, nas áreas próximas ao Equador não há variação relevante entre dia e noite.

Qual a finalidade do horário de verão no Brasil?

De acordo com a lei brasileira, no terceiro domingo do mês de outubro, os relógios em alguns estados devem ser adiantados em uma hora, o que dá início ao chamado horário de verão, mudança essa que deve se manter até o terceiro domingo do mês de fevereiro, quando os relógios são novamente atrasados.