Quais as consequências para os romanos com as conquistas militares?

Após as vitórias contra Cartago nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.), houve uma grande expansão romana na região do Mar Mediterrâneo e no continente europeu, fazendo com que Roma criasse o maior império que havia existido em toda a Antiguidade. Em cinco séculos, Roma havia estendido seus domínios na Europa, no norte da África e na Ásia.

Entretanto, a expansão romana gerou mudanças internas na organização da sociedade. Antes da intensificação da expansão territorial, boa parte do trabalho agrícola em Roma era realizada por homens livres, camponeses em sua maioria. Mas como o processo expansionista necessitava de um exército cada vez maior, os soldados eram recrutados entre os camponeses, deixando as terras com pouca mão de obra para trabalhá-la.

Por outro lado, as conquistas de novos territórios resultavam na escravização dos povos que habitavam esses locais. Os escravos eram usados principalmente em trabalhos agrícolas e nas minas, mas também em atividades nas cidades, como artesanato e comércio.

Essas conquistas resultavam ainda no aumento da quantidade de terras que pertenciam aos latifundiários, que precisavam de um número cada vez maior de escravos para nelas trabalhar, pois além do aumento de suas dimensões, o número de pessoas livres disponível para o trabalho diminuía, já que eram recrutadas para o exército.

Com esse processo, o escravismo romano tornou-se a base de sustentação da sociedade que havia se originado na Península Itálica. Os escravos eram usados principalmente nos trabalhos das minas e na agricultura, mas também havia escravos que conseguiam grande prestígio entre os patrícios (a classe dominante em Roma), trabalhando como médicos ou arquitetos, por exemplo.

Apesar de haver pessoas livres trabalhando nos campos dos territórios romanos, grande parte da população dirigia-se às cidades, principalmente depois da participação nas guerras. Durante as campanhas militares, os pequenos proprietários perdiam suas terras para os latifundiários, resultando no aumento do número de habitantes nas áreas urbanas. Nas cidades, as condições de vida eram péssimas para a imensa maioria das pessoas, já que viviam amontoadas nos bairros pobres, sem condições de higiene e de saúde, gerando epidemias e violência.

A vida dos escravos nas minas e nos campos também não era das melhores, longas jornadas de trabalho, castigos físicos e outras punições eram práticas constantes. Porém, em alguns momentos, os escravos rebelaram-se contra essa situação. Uma das rebeliões ocorreu na Sicília, uma ilha ao sul da Península Itálica. Entre 136 e 132 a.C., os escravos rebelaram-se, tomaram uma cidade e proclamaram como seu rei um escravo de nome Euno, mas foram derrotados por tropas do exército romano.

Quais as consequências para os romanos com as conquistas militares?

Estátua de Espártaco, líder da rebelião de escravos que levou seu nome. *

A mais famosa das revoltas escravas ocorreu sob a liderança do escravo gladiador Espártaco. Ocorrida na Península Itálica, a revolta de Espártaco reuniu cerca de 90 mil pessoas, entre 73 e 71 a.C.. Em muitos momentos, tropas romanas foram derrotadas pelos escravos que pretendiam sair da península. Porém, depois de uma traição, Espártaco e os outros escravos foram vencidos pelo exército romano, que executou e castigou a maioria dos participantes.

Apesar de nos chegar aos dias atuais uma impressão de exuberância e beleza da civilização romana, sua construção aconteceu pela escravização dos povos que foram conquistados.

––––––––

* Crédito da Imagem: pseudolongino e Shutterstock.com

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Ouça este artigo:

Durante doze séculos, um dos principais objetivos dos governantes do império romano foi a conquista. Diferente dos gregos ou persas, os romanos não tinham interesse em absorver a cultura ou valores de outros povos, mas conquistá-los e gerir suas riquezas. Prova maior disso é a limitada herança romana nos campos das artes ou das ciências.

Quais as consequências para os romanos com as conquistas militares?

Na área militar, porém, os romanos foram criadores de várias táticas, equipamentos e armas. O corte de cabelo militar que os exércitos adotam ainda hoje é herança romana; ele impedia que o adversário prendesse o soldado pelos cabelos e cortasse seu pescoço. Outra importante inovação está no campo da tática militar, a formação testudo (tartaruga), vista regularmente em filmes. Além disso, os romanos criaram armas como o corvo, o gládio, o pilo e a catapulta. Tudo isso explica a expansão de Roma: sua sociedade estava concentrada na conquista militar.

A fase inicial de conquistas do império romano será dentro da península itálica. Na época, a área estava dividida entre vários povos, os quais os romanos foram vencendo e absorvendo à sua sociedade, com destaque para os sabinos, os etruscos e mesmo os gregos, firmemente estabelecidos em colônias no sul da península e na Sicília.

Completada a unificação da península itálica, os romanos logo estabelecem novo objetivo, maior e mais audaz: a conquista do Mediterrâneo. Por séculos, os fenícios (cujos atuais descendentes são os libaneses e palestinos) dominaram a área, mais pelo do comércio do que pelas armas, enriquecendo e formando diversas colônias ao longo do litoral mediterrâneo. O principal centro fenício naquele momento era Cartago (próximo à atual Túnis, capital da Tunísia, no norte da África). As três guerras contra Cartago e seus aliados ficaram conhecidas como Guerras Púnicas (leia: Primeira Guerra Púnica, Segunda Guerra Púnica e Terceira Guerra Púnica), cujo resultado foi a conquista da cidade fenícia com sua destruição e posterior reconstrução como centro romano dos mais importantes no funcionamento do império.

Com isso, os romanos tinham o controle do Mare Nostrum (Nosso mar, em latim, referência ao Mediterrâneo). Esse domínio era a verdadeira "espinha dorsal" do império, pois era nas cidades do Mediterrâneo que se davam as mais importantes trocas, as mais rentáveis e as que sustentavam o estado. O norte da África, aliás, era o local de onde vinha boa parte dos alimentos que abasteciam Roma.

Os romanos passam então a expandir seu território a partir de áreas periféricas, chegando à península ibérica, Marrocos, Arábia, Inglaterra, Romênia, Palestina, etc.

As conquistas continuarão até o reinado de Adriano (117 d.C. - 138 d.C.), imperador famoso pelo muro na Inglaterra que leva o seu nome. Ele é responsável por uma mudança na visão expansionista de Roma, preferindo administrar os territórios já adquiridos ao invés de realizar novas conquistas. Nos séculos seguintes, o império vai gradualmente declinando e a atitude defensiva de Adriano é seguida por boa parte de seus sucessores.

Bibliografia:
As Conquistas Romanas. Disponível em: <http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=21 >. Acesso: 07/04/13.
Mapa: http://antigaroma.webs.com/expansoeconquistasromana.htm

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/conquistas-romanas/

Quais as consequências das conquistas militares em Roma?

As Consequências das Conquistas Militares - As conquistas militares acabaram levando à Roma a riqueza dos países dominados. O estilo de vida romano, antes simples e modesto, evoluiu em direção ao luxuoso, ao requintado, ao exótico.

Quais transformações foram provocadas pelas conquistas militares romanas?

O domínio do Império Romano se deu por meio dos saques das regiões conquistadas, com isso o Império apoderou-se de todas as riquezas e terras, transformando-as em províncias. Cada província era obrigada a pagar altos impostos a Roma.

Quais foram as consequências do Império Romano?

A partir do século II, o Império Romano deixa de expandir seus territórios e como consequência, há uma diminuição no número de escravos. O sistema de produção romano era dependente do trabalho escravo e com a diminuição da oferta dessa mão-de-obra, se inicia uma crise econômica.

Quais as consequências das guerras para a sociedade romana?

Consequências das Guerras Púnicas Ao final das três guerras contra Cartago, Roma impôs seu domínio sobre o mar Mediterrâneo, transformando-o no que ficou conhecido como Mare Nostrum (nosso mar). Os romanos dominaram o comércio no Mediterrâneo e consolidaram sua expansão pelas terras de Cartago.