Quais as interações que podem ser desenvolvidas entre os componentes abióticos e bióticos de um ecossistema?

A palavra ecossistema foi utilizada pela primeira vez no ano de 1935, pelo ecólogo inglês Arthur George Tansley. Ele utilizou esse termo para descrever uma unidade em que componentes bióticos e abióticos interagem entre si formando um sistema em equilíbrio. Ficou confuso? Então iremos lhe explicar de outra forma.

Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc. Podemos encontrar desde ecossistemas pequenos, como um lago, até ecossistemas muito grandes como a Floresta Amazônica, mas independente do seu tamanho, em todos os ecossistemas tem que haver uma interação entre os componentes bióticos e os componentes abióticos.

Para você entender melhor o que é um ecossistema, vamos tomar como exemplo um lago.

Quais as interações que podem ser desenvolvidas entre os componentes abióticos e bióticos de um ecossistema?

Nesse ecossistema, todos os componentes se interagem

Em um lago podemos encontrar organismos capazes de realizar a fotossíntese, como os vegetais encontrados no fundo e nas margens, e as algas microscópicas encontradas na superfície da água. Nesse lago também vivem caramujos e peixes herbívoros (que comem somente vegetais) que se alimentam de restos de plantas, enquanto outros peixes carnívoros (que se alimentam de outros seres vivos) comem os caramujos e os peixes herbívoros. Algumas aves, como as garças, que ficam na margem do lago, alimentam-se dos peixes e também de rãs que vivem naquele local. 

Como vimos, nesse lago todos os organismos, de alguma maneira, dependem uns dos outros. Os caramujos e os peixes herbívoros dependem da vegetação, os peixes carnívoros dependem dos caramujos e peixes herbívoros, e as aves dependem tanto dos peixes quanto das rãs que ali vivem.

Quais as interações que podem ser desenvolvidas entre os componentes abióticos e bióticos de um ecossistema?

Componentes bióticos e abióticos do lago

Mas você deve estar se perguntando, quais são os componentes bióticos e abióticos desse lago? Os componentes bióticos desse lago são os vegetais e todos os outros seres vivos que ali estão. Já os componentes abióticos são:

→ Luz: necessária às plantas para a fotossíntese, lembrando que é a partir da fotossíntese que os vegetais produzem o oxigênio;

Oxigênio: utilizado pelos peixes e demais organismos do lago;

Temperatura da água: quando a temperatura da água aumenta, o oxigênio dissolvido nela diminui, provocando a morte de muitos organismos. Isso deixa a água mais turva, impedindo a passagem de luz e a consequente realização de fotossíntese pelos vegetais. Como os vegetais não fazem fotossíntese, o oxigênio não é produzido e mais organismos morrem;

→ Rochas e lama no fundo e nas margens do lago que servem de esconderijo para alguns organismos;

→ Sais minerais: dissolvidos na água, esses sais são importantes para os organismos que ali vivem.

Através do exemplo dado acima, podemos então definir ecossistema como o conjunto formado pelos organismos vivos e pelos componentes abióticos que atuam sobre esses organismos.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

A relação entre os organismos vivos, seja em comunidades ou solitários, com os fatores químicos e físicos gera os diferentes ecossistemas. Nessa relação, os organismos vivos são denominados de fatores bióticos. Já o restante, que proporciona as condições de vida, são chamados de fatores abióticos.

Portanto esses ecossistemas podem ser divididos em duas classes distintas. A primeira é dos ecossistemas terrestres, que compreende toda a parte emersa representada pelas florestas, desertos, montanhas, entre outros.

Com isso, o agrupamento dos ecossistemas terrestres é denominado de bioma. Esses biomas apresentam ecossistemas com um clima dominante comum a todos e uma vegetação característica em toda região, o que unifica o bioma.

Já um segundo tipo de ecossistema são os aquáticos. Eles podem ser tanto de água doce (lagos, mangues e rios) quando de água salgada (oceanos e mares).

Mas é importante lembrar que todos os ecossistemas terrestres estão inseridos na biosfera. Ela também é chamada de ecosfera e ocupa toda a região habitável do planeta, sendo o maior nível de organização biológica.

A relação entre os fatores abióticos e bióticos determina como será o equilíbrio em cada ecossistema. Os fatores abióticos são os determinadores da estrutura e andamento das atividades das comunidades vivas.

Nesse sentido, a interação dos seres vivos, como fatores bióticos, em determinado ecossistema, forma a chamada biota.

De uma maneira geral, a interação dessa comunidade biológica influencia o ecossistema do qual ela faz parte. Assim também é modificadora da região que está inserida.

Esses organismos vivos podem ser divididos em autótrofos e heterótrofos. A primeira classificação é para organismos que conseguem produzir o seu próprio alimento. Já a segunda é para aqueles indivíduos que não conseguem produzir o seu próprio alimento, se alimentando assim de outros seres e vegetais.

Enquanto isso, os fatores abióticos, podem também ser divididos em duas partes. A primeira são os fatores físicos, que determinam o clima do ambiente.

Aliás, o clima é influenciado pela radiação solar. Ela é fundamental na fotossíntese, que é um dos processos de produção de alimento dos seres autótrofos.

Já a segunda são os fatores químicos, que representam os nutrientes que existem nos ecossistemas. Se destacam nessa questão os sais minerais e os fosfatos, que são de suma importância na formação dos ácidos nucleicos, DNA e RNA.

Dicas para o Enem

Você que vai prestar o Enem e outras provas, fique atento aos principais ecossistemas que existem no Brasil.

Talvez o ecossistema mais conhecido do Brasil seja a Amazônia. Esse biossistema chega a ocupar cerca de 50% do território nacional. Portanto, ele abrange três regiões diferentes do país, compondo a maior área restante de floresta tropical do mundo.

Essa região possui um clima quente e úmido, com as temperaturas chegando a variar entre 20°C e 41°C durante as estações do ano.

Além disso, a área apresenta grandes índices de precipitação pluviométrica, chegando à casa dos 1800 mm/ano. O ecossistema também desenvolve índices de umidade acima de 80%.

Outro ecossistema importante dentro do desenvolvimento do Brasil é a Mata Atlântica. Também chamada de Floresta Atlântica, o ecossistema é um dos mais devastados do país, apresentando apenas 5% da sua vegetação original.

Esse biossistema se estende do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, recebendo cerca de 70% de toda população brasileira. O biossistema apresenta-se com clima subtropical úmido ao sul e tropical úmido ao norte. Além de vegetação rica em plantas epífitas e fauna. Ele tem representantes como tucanos, papagaios e mico-leão-dourado.

Sendo assim, para a existência e permanência saudável dos ecossistemas é de extrema importância o equilíbrio entre os fatores abióticos e bióticos. Para isso, é fundamental a preservação dos biomas, evitando assim as queimadas, o desmatamento e outras formas que prejudiquem os ecossistemas.

Bons estudos e boa sorte!

Qual a interação entre os fatores bióticos e abióticos?

A relação entre os fatores abióticos e bióticos determina como será o equilíbrio em cada ecossistema. Os fatores abióticos são os determinadores da estrutura e andamento das atividades das comunidades vivas.

Que relações podem existir entre os fatores bióticos e abióticos Cite um exemplo?

Bióticos – Está relacionado aos seres vivos das comunidades como plantas, animais e bactérias, que por sua vez desempenham papeis diferentes no ecossistema. Abióticos – São fatores externos fundamentais para a sobrevivência das espécies como água, sol, solo, gelo, vento etc.

Quais são os componentes bióticos que interagem o ecossistema?

Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos.

Qual a importância das interações ecológicas entre os componentes bióticos e abióticos?

Relação dos fatores bióticos e abióticos com o ecossistema Os fatores bióticos e abióticos estão em permanente ligação sistêmica. Por isso, tanto os elementos físicos quanto os químicos determinam a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas, afetando as relações ecológicas de um ambiente.