Projetar e desenvolver um produto geralmente envolve uma grande equipe de pessoas com diferentes experiências e antecedentes, que entendem as necessidades e comportamentos do usuário e até os processos componentes envolvidos – e juntas criar um produto que atenda as dores de seus usuarios. Show
Esse entendimento comum geralmente é construído utilizando diferentes mapeamentos. Os mapeamentos da experiência do usuário compreendem e descrevem vários aspectos e processos associados a um produto. Você conhece os 4 tipos mais comuns? Esse artigo fornece uma visão geral de quatro mapeamentos comumente usados, suas características definidoras e quando usar quais, são esses:
Além disso, este artigo descreverá em 3 etapas as decisões que devem ser tomadas antes da criação de qualquer um desses mapeamentos. 1. Mapeamento de empatiaDefinição: Um Mapa de Empatia é uma ferramenta usada para articular o que sabemos sobre um tipo específico de usuário. Externaliza o conhecimento do usuário para 1) criar um entendimento compartilhado e 2) auxiliar na tomada de decisões. Mapa de Empatia Características:
Por que usá-lo:
Quando usá-lo:
Exemplo: Comprar uma Televisão 2. Mapeamento da Jornada do ClienteMapa da Jornada do ClienteDefinição: Um Mapa de Jornada do Cliente é uma visualização do processo pelo qual uma pessoa passa para atingir uma meta vinculada a um negócio ou produto específico. É usado para entender e atender às necessidades e pontos problemáticos do cliente.
Na sua forma mais básica, o Mapeamento de Jornada do Cliente começa compilando uma série de objetivos e ações do usuário em um esqueleto de linha do tempo. Em seguida, o esqueleto é reforçado com pensamentos e emoções do usuário, a fim de criar uma narrativa. Finalmente, essa narrativa é condensada em uma visualização usada para comunicar insights que informarão os processos de design. Características:
Por que usá-lo:
Quando usá-lo:
Exemplo: Trocar de Plano Celular 3. Mapeamento da ExperiênciaMapa de ExperiênciaDefinição: Um Mapa de Experiência é uma visualização de uma experiência completa, de ponta a ponta, pela qual uma pessoa “genérica” passa para atingir um objetivo. Essa experiência é independente de um negócio ou produto específico. É usado para entender um comportamento humano geral (em oposição a um Mapa de Jornada do Cliente, que é mais específico e focado em um negócio específico).
Características:
Por que usá-lo:
Quando usá-lo:
Exemplo: Gravidez 4. Blueprinting de ServiçosBlueprint de ServiçoDefinição: A Blueprint de Serviço visualiza os relacionamentos entre diferentes componentes de serviço – pessoas, objetos (evidência física ou digital) e processos – diretamente ligados aos pontos de contato em uma jornada específica do cliente.
Pense na Blueprint de Serviço como a parte dois dos Mapas de Jornada do Cliente. Semelhante aos Mapas de Jornada do Cliente, as Blueprints são fundamentais em cenários complexos, abrangendo muitas ofertas relacionadas a serviços. Criar uma Blueprint de Serviço é uma abordagem ideal para experiências que são muilti-canais, envolvem vários pontos de contato ou exigem um esforço multifuncional (ou seja, coordenação de vários departamentos). Características:
Por que usá-lo:
Quando usá-lo:
Exemplo: loja de aparelhos eletrônicos Estrutura de decisão em três etapasAntes de iniciar qualquer esforço de mapeamentos da experiência do usuário (independentemente do tipo), três decisões devem ser tomadas: 1. Atual (como está) vs. futuro (como vai ser)Essa decisão envolve as ações e estados representados na visualização: eles refletem o estado atual do mundo ou um estado desejado do mundo?
2. Hipótese vs. PesquisaEssa decisão depende do tipo de entrada que você usará para construir seu mapeamento.
3. Baixa fidelidade vs. alta fidelidadeEsta decisão refere-se à qualidade da visualização final do mapa.
ConclusãoTodos os mapeamentos da experiência do usuário têm 2 benefícios. Primeiro, o processo de criação de um mapa força a conversa e um modelo mental alinhado. Segundo, o artefato resultante do mapeamentos da experiência do usuário pode ser usado entre sua equipe, organização ou parceiros para comunicar uma compreensão do seu usuário ou serviço. Esse artefato também pode se tornar a base para a tomada de decisões à medida que a equipe avança. Usar um dos métodos de mapeamentos da experiência do usuário em detrimento de outro não criará nem interromperá um projeto. Idealmente, uma combinação dos quatro será usada conforme necessário em diferentes pontos do seu processo, para criar um entendimento aprofundado de seus usuários e organização. Depois que entender melhor seu usuário, suas dores e desafios, você provavelmente vai começar a projetar sua solução para atende-los Existem diversas fontes de idéias (e você com toda certeza, vai ter ter muitas). Com todas elas em mãos, você pode usar um dos diversos frameworks de priorização para poder criar seu roadmap! Dica final: Um roadmap equilibrado: combinar prioridades de curto prazo, com objetivos de longo prazo Quais são os processos de UX Design?Quais são os processos e tarefas do UX designer?. Pesquisa de usuário. ... . Desenvolvimento de persona. ... . Jornada do usuário. ... . Layout e organização do conteúdo. ... . Prototipagem. ... . Teste de usuário. ... . Adquirir conhecimentos de outras áreas. ... . Estudar designers que inspiram.. Qual é o passo a passo para aplicar o UX Design?Para que você possa aplicar UX no seu negócio, é necessário que você pense como um designer UX, para isso é importante que você esteja sempre aberto a aprender sobre tudo o que está ao seu redor, ser altamente empático com as pessoas, e procurar se manter sempre curioso sobre as necessidades das pessoas.
Quais os três primeiros passos de um UX UI designer?Iniciando uma carreira como UX/UI designer. Entenda a área. ... . Invista em cursos e treinamentos de qualidade. ... . Estude as ferramentas. ... . Nunca ache que está bom o suficiente. ... . Monte um portfólio e currículo. ... . Tenha uma referência.. Quais os principais pontos que um UX Designer deve pensar?1 – Conhecer bem a área e qual área de UX focar. ... . 2 – Dominar bem alguma ferramenta de UI design é interessante. ... . 3 – Ficar atrás do computador não adianta muito. ... . 4 – Seu usuário é diferente de você ... . 5 – Você não detêm a verdade. ... . 6 – Nem tudo é responsabilidade sua. ... . 7 – Entender bem o problema antes de pensar na solução.. |