Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?

Os alpinistas estão denunciando isto já faz muito tempo e agora os últimos dados do governo do Nepal lhes dá razão: a massificação do Everest converteu a maior das 14 montanhas com mais de 8 mil metros na lixeira mais alta do mundo. As inúmeras expedições que sobem este colosso de rochas e neve em cada temporada geram tanto lixo que só em 2019 foram retiradas 11 toneladas de material esportivo e resíduos deixados na montanha e em seus arredores.

O IMPACTO ECOLÓGICO DOS EVENTOS ESPORTIVOS

Longe do Everest, os grandes eventos esportivos — como os Jogos Olímpicos e o Mundial de Futebol — deixam uma pegada profunda no ambiente que é difícil de apagar com a quase sempre apressada construção de infraestruturas (estádios, ginásios, complexos, etc.) e o impacto ambiental dos espectadores. Conforme uma estimativa de três pesquisadores (Andrea Collins, Calvin Jones e Max Munday) da Universidade de Cardiff (Gales), durante estes acontecimentos dito impacto é sete vezes maior do que o normal, pois se multiplicam as viagens, a acumulação de resíduos e o consumo de energia, alimentos e água.

Por exemplo, na maratona de Londres, os corredores deixaram espalhadas pelas ruas da cidade em 2019 cerca de 350.000 garrafas de plástico, conforme a empresa Veolia UK, responsável pela limpeza do percurso. Estes grandes eventos também poluem o ar, como acontece, entre outros, com o motociclismo, a Fórmula 1 ou o Rally Dakar. Esta última competição, onde participam mais de 340 veículos e 3.500 pessoas, danifica as dunas dos desertos por onde passa e gera, conforme a ONG inglesa Open Democracy, aproximadamente 100 toneladas de resíduos.

COMO ORGANIZAR ATIVIDADES ESPORTIVAS SUSTENTÁVEIS

Todos podemos fazer alguma coisa para praticar esporte de forma sustentável e organizar competições ecológicas. Estas são algumas das práticas recomendáveis:

Praticar esportes ao ar livre traz inúmeros benefícios psicológicos, mas também físicos e neurológicos, além de juntar amigos e família

Baixar Material

Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?
Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?

Descrição do conteúdo

O ambiente em que vivemos, que influencia bastante no nosso modo de vida, é especialmente importante quando considerado na atividade física. Praticar esportes ao ar livre traz inúmeros benefícios psicológicos, mas também físicos e neurológicos, além de juntar amigos e família para fazer algo prazeroso. Vamos discutir no conteúdo pedagógico Esporte e Natureza: por uma vida mais saudável, quais esportes podem ser praticados em família ou sozinho, desfrutando tudo o que a natureza pode nos oferecer!

Neste conteúdo pedagógico vamos: verificar como as características do meio ambiente contribuem para a prática esportiva, conhecer os esportes mais viáveis e simples para serem praticados em contato com a natureza e conhecer algumas atividades esportivas ao ar live que podem ser praticadas em família.

Esportes praticados fora de ambientes fechados, ao ar livre, aproximam as pessoas da natureza, aumentando a preocupação com a preservação. O motivo é simples: conhecendo os benefícios que os recursos naturais fazem parte para a sua vida, as pessoas evitarão jogar lixo em qualquer lugar, poluir o ar e a água, fazer queimadas e destruir plantações.

O conteúdo Esporte e Natureza: por uma vida mais saudável pode ser usado por professores, educadores ou coordenadores pedagógicos com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Este material tem como objetivo não apenas criar um consciência sobre a natureza, mas entender os benefícios que a união com o esporte pode trazer. Além disso, com este conteúdo é possível estimular a cultura esportiva na sua comunidade escolar e apresentar novos esportes para os alunos.

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Público

Coordenador Pedagógico, Educador, Professor

Unidades Temáticas da BNCC

Esportes

Segmentos de Ensino

EF II, EM

Tags

conteúdos interdisciplinares cultura esportiva esporte e natureza

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?
Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?

Conteúdos pedagógicos

Xeque-mate: o xadrez mostra seu jogo

Xeque-mate: o xadrez mostra seu jogo

Baixar arquivo PDF Acessar conteúdo Xeque-mate: o xadrez mostra seu jogo Saiba

Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?
Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?

Conteúdos pedagógicos

Doping: Jogo limpo nos esportes e na vida

Você sabe por que o doping é proibido e como nosso corpo reage a certas substâncias? Descubra baixando esta aula

Baixar arquivo PDF Acessar conteúdo Doping: Jogo limpo nos esportes e na vida Saiba

Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?
Quais as contribuições do esporte de aventura para o meio ambiente?

Conteúdos pedagógicos

Teqball: ensine o esporte da moda entre os craques de futebol

Conteúdo digital do Impulsiona apresenta a história do teqball, principais regras e dicas de como ensiná-lo na escola

Qual a importância dos esportes de aventura para o meio ambiente?

Estimulante e cheios de adrenalina, os esportes ecológicos não poluem, não agridem o meio ambiente e permitem um contato íntimo com a natureza. Na verdade, quanto mais preservado o local da prática, mais desafiador será o exercício e ainda mais interessante será a interação entre o homem e o meio ambiente.

Como esporte de aventura pode contribuir para preservar o meio ambiente?

São diversos os esportes que colocam o atleta diretamente em contato com a natureza e o meio ambiente durante sua prática. Pequenos gestos, como retirar o lixo das estradas, ou ações de como coletar resíduos no fundo do mar estão unindo atletas e admiradores de diferentes esportes em torno do enfrentamento da poluição.

Quais os benefícios das práticas de esportes de aventura para os ambientes naturais?

Benefícios em praticar esporte de aventura na natureza.
Melhora do condicionamento e preparo físico;.
O contato com a natureza proporciona relaxamento mental;.
A prática de esportes libera endorfina, hormônio que ajuda a reduzir o estresse e traz sensação de bem-estar;.