Quais as competências requeridas ao gestor escolar como uma liderança na condução da escola?

Você, como gestor e gestora escolar, reconhece o impacto que tem na vida da sua equipe? Você tem a habilidade de inspirar e a capacidade de desenvolver competências positivas nos outros? Sabe como potencializar os resultados e a superação do seu grupo de trabalho?  

O conceito de liderança inspiracional, muito comum entre os profissionais de recursos humanos, tem sido visto como o modelo ideal de gestão escolar dos novos tempos. As práticas autoritárias e hierárquicas de se exercer a função perdem força e abrem espaço para um novo paradigma de gestor. Nesse novo contexto, o bom líder é, portanto, inspirador. 

Neste artigo, vamos falar sobre o modelo de liderança inspiracional e como aplicar a técnica no contexto escolar. Siga conosco e saiba como se tornar um gestor altamente inspirador!  

O que é Liderança Inspiracional? 

Historicamente, alguns tipos de líderes foram classificados pela área de recursos humanos, baseado em teorias sociais. Dentre eles, o tradicional modelo de “chefe”, como aquele líder autocrático e que utiliza de sua posição hierárquica para exercer suas funções. Com o passar do tempo – e com o reconhecimento da importância da interação entre equipes e seus líderes -, o modelo democrático de gestão foi ganhando espaço nas organizações. Apesar de ser um pouco mais flexível que o primeiro, esse modelo, ainda assim, vincula-se a um padrão de recompensa e punição. 

Contudo, alinhado às tendências do mundo VUCA (caracterizado por rápidas e constantes mudanças) e novas competências exigidas pelo mercado no século 21, perfil do gestor foi ressignificado. Consciente dos desafios dos novos tempos, a liderança tem agora a função de ensinar e inspirar sua equipe.  

Liderança inspiracional é um conceito que diz sobre as características de gestores que despertam o melhor de cada colaborador do seu time. Trata-se de uma liderança focada em inspirar e encorajar as pessoas que trabalham a sua volta, motivando e envolvendo a todos, positivando o ambiente, as dinâmicas de trabalho e os resultados. Dessa maneira, no modelo de liderança inspiracional, o gestor consegue inspirar sua equipe a partir de suas próprias ações, de sua perspectiva inovadora e visão de negócio, e pela forma como conduz a equipe. 

No contexto escolar, esse pode ser visto como o mais coerente modelo de liderança. Neste artigo, direcionamos nosso olhar para as práticas de gestão escolar, mas, é importante elucidar que a liderança inspiracional pode ser aplicada pelos diferentes atores com funções educativas diversas, ou seja, em todos os níveis de relações existentes no ambiente educacional. Para as rotinas de sala de aula, por exemplo, os professores podem se ater às características desse modelo de liderança para também atuarem de maneira inspiradora.  

Os benefícios de uma liderança inspiracional na escola 

Em um modelo de negócio onde se lidera por influência, os benefícios são inquestionáveis. Estudos apontam que pessoas inspiradas são duas vezes mais produtivas do que as que estão somente satisfeitas. Por isso, ao fomentar a liderança inspiracional, as instituições de ensino podem alcançar um novo patamar de produtividade. 

Se você observar os modelos de liderança que experimentou ao longo da sua trajetória – seja como liderado ou como líder -, certamente notará que as organizações de maior sucesso são aquelas que contam com líderes que trazem energia, propósito e empenho para o trabalho. 

Em ambientes de liderança inspiracional e acolhedora, há um maior engajamento da equipe aos objetivos organizacionais. Em contexto escolar, esse modelo de gestão é um dos principais fatores de mudança, desenvolvimento e melhoria das organizações e práticas diárias. O progresso na performance da equipe traz impacto direto na qualidade e eficiência do negócio e, por conseguinte, proporciona melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, aproveitar o melhor de cada colaborador oportuniza relacionamentos saudáveis e energiza as equipes. 

Diversos fatores podem levar a essa que identificamos como uma liderança inspiracional. Por se tratar de um modelo muito atrelado a confiança e comprometimento, o posicionamento seguro do gestor reflete no engajamento de suas equipes. É sobre que isso que falaremos a seguir.

Como ser um líder inspirador 

Não há um arquétipo fixo das pessoas altamente inspiradoras. Contudo, algumas características são comuns a líderes inspiradores. Vale elucidar aqui que a liderança é um cargo, uma ocupação, visto que, ser líder diz de um estado, uma forma de agir. Dessa maneira, ser um líder inspirador é uma habilidade adquirida e aperfeiçoada com o tempo. 

Líderes inspiradores assumem-se com exemplo de integridade e proatividade. São responsáveis pela criação de um bom e motivador ambiente de trabalho. Possuem as habilidades de comunicação assertiva, criatividade e inovação, além da capacidade de aprender com os erros. Esse tipo de gestor reconhece cada integrante da sua equipe como único, legitimando e valorizando suas potencialidades, estimulando o melhor de cada pessoa. 

Embora a inspiração possa parecer algo subjetivo, alguns atributos distintos e tangíveis podem ser colocados em prática em sua jornada inspiracional no contexto escolar. Será que você está pronto para praticar uma liderança inspiradora?  

As características de um líder escolar inspirador 

Uma pesquisa realizada pela Bain & Company, empresa global de consultoria, buscou levantar quais atributos estão associados à inspiração. Da neurologia à ciência da gestão passando pela sociologia, o estudo identificou 33 atributos classificados em 4 categorias. Vamos conhecê-las? 

Desenvolver em si recursos internos   

Essa categoria diz das competências relacionadas aos recursos internos mobilizados por uma pessoaDentre as habilidades, estão: 

  1. Tolerância ao estresse: referindo-se à capacidade de lidar com desafios e contratempos de maneira positiva e construtiva. 
  2. Autoestima: sabendo avaliar as próprias capacidades, competências e habilidades de maneira realista, contudo confiante. 
  3. Autoatualização: buscando continuamente aprimorar-se, pelas mais variadas formas e rotinas. 
  4. Autoconsciência emocional: tendo a habilidade de compreender as próprias emoções, suas causas e o impacto que exercem nas relações sociais.  
  5. Expressão emocional: conseguindo expor de maneira assertiva os sentimentos e emoções. 
  6. Flexibilidade: conseguindo adaptar respostas a situações dinâmicas. 
  7. Independência: reconhecendo o valor do coletivo, mas mantendo a convicção sobre a importância das próprias escolhas e caminhos. 
  8. Otimismo:  mantendo-se confiante e resiliente frente aos desafios. 

Conectar-se com os outros 

Este outro agrupamento considera habilidades socioemocionais essenciais para um líder inspirador, que são: 

  1. Empatia: referindo-se à capacidade de compreender e valorizar necessidades e sentimentos dos outros. 
  2. Assertividade: declarando e defendendo seu ponto de vista de maneira honesta, segura e direta. 
  3. Vitalidade: assegurando que o entusiasmo e a paixão pelo trabalho seja percebida e possa estimular os demais. 
  4. Escuta: dizendo sobre a capacidade de ouvir com atenção o próximo, e mantendo-se sempre aberto aos comentários, ponderações e as ideias das pessoas. 
  5. Senso de comunidade: entendendo o valor das produções coletivos e ajudando outras pessoas a aprimorar suas habilidades. 
  6. Expressividade: transmitindo com clareza o que pretende dizer, de modo claro e atraente. 
  7. Humildade: reconhecendo as possibilidades diárias de trocas e aprendizados, distanciando de posturas arrogantes, agindo com modéstia e ausência de orgulho. 
  8. Desenvolvimento dos outros: estando sempre comprometido com o progresso e o avanço de todo o time, compartilhando interesses e atividades mútuas. 

Definindo o tom 

Essa categoria elenca as habilidades mais relevantes em configurações de grupo para você atuar de maneira inspiracional. São elas: 

  1. Visão de mundo: buscando compreender e incorporar diversas perspectivas ao trabalho. 
  2. Abertura: demonstrando curiosidade, criatividade e receptividade às contribuições. 
  3. Compartilhamento da ambição: aderindo, vivenciando e praticando a missão e os princípios operacionais da instituição. 
  4. Coerência: mostrando integridade e consistência, seja por meio de palavras, seja por ações.  
  5. Responsabilidade: atuando e engajando-se de maneira proativa, sempre dando crédito por uma conquista ou sucesso e assumindo os próprios erros.   
  6. Altruísmo: colocando as necessidades da equipe acima dos benefícios pessoais.
  7. Reconhecimento: demonstrando apreço pelos esforços e resultados de todos os colaborares.  
  8. Equilíbrio: respeitado os limites dos relacionamentos e os compromissos de cada pessoa da equipe, tanto dentro quando fora do ambiente de trabalho. 

Liderar a equipe 

Este último agrupamento considera as habilidades mais relevantes relacionadas à liderança de uma equipe. São elas: 

  1. Visão: criando e compartilhando um objetivo atraente, que gere confiança e encoraje o engajamento.  
  2. Foco: orientando as equipes quanto ao conjunto de resultados mais relevante que precisam ser alcançados.  
  3. Harmonia: promovendo o alinhamento do time e a solução de possíveis conflitos. 
  4. Orientação: estabelecendo o grupo apropriado para o alcance dos objetivos e as expectativas individuais de cada membro do time.  
  5. Empoderamento: encorajando e incentivando o engajamento dos colaboradores, permitindo que tenham também liberdade de movimentos. 
  6. Cocriação: reconhecendo o poder da colaboração para alcançar resultados melhores. 
  7. Disposição de servir: investindo nos talentos dos outros e alegrando-se com os êxitos e sucessos alcançados.
  8. Patrocínio: comprometendo-se a ajudar os outros a alcançarem suas maiores aspirações na carreira. 

Listados os 32 atributos, o estudo coloca um outro elemento como habilidade obrigatória, no centro de todas as competências relacionadas acima. O trigésimo terceiro atributo é nomeado pelo estudo como “Centralidade”, e diz sobre a capacidade de engajar a própria mente no ato de estar presente. Segundo o estudo, a centralidade pode ser tida como uma habilidade universal da liderança inspiracional, sendo considerada o atributo-chave ou uma precondição para inspirar outras pessoas. 

Vale lembrar que os estudiosos dessa pesquisa elucidam que essas 33 características que inspiram podem variam amplamente, mas, sem dúvida, segundo os dados levantados, foram essas as competências mais poderosas em contribuir para a inspiração de uma equipe. Por mais que a estrutura torne mais visível as características de um líder inspirador, o modelo não enfatiza nenhuma distribuição particular de habilidades. Lembrando que é necessário cultivar a inspiração todos os dias. 

Como motivar e liderar equipes à distância? 

A liderança inspiradora tem potencial de trazer sucesso para as escolas e motivar colaboradores. Mas, como motivar e liderar equipes à distância?  

A professora Maria Elisa Moreira, especialista em Psicologia Organizacional e do trabalho, foi a convidada da SOMOS Educação para discutir o tema em um encontro on-line. Voltado para a comunidade escolar, o webinário “Como motivar e liderar equipes à distância? O futuro do trabalho” tratou dos principais elementos necessários para uma equipe de alta performance, identificando pontos de melhoria nas relações interpessoais e colaborativas, além da correlação entre liderança e o futuro do trabalho. Clique abaixo e assista à gravação do encontro! 

Quais as competências requeridas ao gestor escolar como uma liderança na condução da escola?

E as lideranças da sua escola, se encaixam no perfil de liderança inspiradora? Compartilhe conosco nos comentários!  
 

Quais competências requeridas ao gestor escolar como uma liderança na condução da escola?

Entre as principais competências do gestor, está coordenar a organização escolar nas dimensões político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, pessoal e relacional.

Quais as competências de liderança na gestão educacional?

dirigentes de escolas eficaz são líderes, estimulam os professores e funcionários da escola, pais, alunos e comunidade a utilizarem o seu potencial na promoção de um ambiente escolar educacional positivo e no desenvolvimento de seu próprio potencial, orientado para a aprendizagem e construção do conhecimento, a serem ...

Quais as competências que o gestor deverá possuir frente às novas demandas da escola?

O gestor deve se preocupar com a aprendizagem de seus alunos e a utilização correta de seus recursos, revelando a competência da escola. Deve também estabelecer diferentes parcerias com organizações não governamentais e empresas e garantir o bom funcionamento das APPs (Associações de Pais e Mestres).

Quais as principais atribuições do gestor escolar?

O gestor escolar tem como principais objetivos:.
Liderar a equipe escolar;.
Envolver a comunidade escolar e aproximar as famílias da escola;.
Conduzir a construção do Projeto Político Pedagógico;.
Garantir o cumprimento do calendário escolar;.
Valorizar e coordenar os colaboradores e professores;.