Pq espirramos quando estamos gripado

Pq espirramos quando estamos gripado

O primeiro sinal é uma coceirinha na base das narinas, que vai aumentando gradativamente até “subir” para a parte interna do nariz. Pode ser que o primeiro sinal seja apenas um engano, pois por poucos segundos a sensação não está mais lá, até que vem e você não consegue segurar e a-a-a-atchim! Saúde! Isso foi um espirro!
Quando espirramos podemos expelir mais de 100 mil germes, alocados nas inúmeras partículas virais que se espalham pelo ar, podendo disseminar doenças – por isso é tão importante por a mão na boca quando tossimos ou espirramos.

Mas a pergunta que tanto queremos responder é: por que espirramos?

“Espirrar é uma resposta fisiológica à irritação do revestimento epitelial respiratório do nariz. O processo geralmente começa com a liberação de substâncias químicas como a histamina ou leucotrienos. Essa liberação química é causada por infecções virais respiratórias, partículas filtradas, alérgenos (substâncias que desencadeiam reações alérgicas) ou irritantes físicos, tais como fumaça, poluição, perfumes e ar frio. Isso leva a fuga de líquido dos vasos do nariz, causando sintomas de congestão nasal e gotejamento. Além disso, as terminações nervosas são estimuladas, o que leva à sensação de coceira”, explica George Teixeira , neurologista infantil do Hospital Luzia de Pinho Mello, de Mogi das Cruzes.

Os irritantes que podem provocar espirros são vários, como frio repentino, luminosidade intensa, poeira, vírus e bactérias, que são encarados como agressões.
Simplificando, podemos dizer que o espirro é causado por uma irritação ou por um bloqueio de bactérias na garganta, pulmões e passagens de ar do nariz. E tem uma função muito nobre: expulsar do corpo algo que está incomodando o organismo. “O espirro é uma expiração espasmódica violenta, súbita e audível de ar através do nariz e da boca, especialmente como um ato reflexo”, descreve o neurologista.
O nariz é o principal caminho pelo qual o ar entra e sai das vias respiratórias e, devido à sua posição, ele (o nariz) tem várias funções.
“A via aérea estreita faz com que o ar inspirado flua com maior turbulência que, por sua vez, aumenta a interação entre a corrente de ar e a mucosa nasal, permitindo a troca de calor e umidade, e a limpeza de partículas que ali estão”, explica George Teixeira.

Mas, como ocorre?

A coceirinha provocada por partículas irritantes da via respiratória estimula uma terminação nervosa que leva à ativação de um reflexo no interior do cérebro. O impulso nervoso viaja pelos nervos sensitivos para o sistema nervoso central que, por sua vez, reflete para os nervos que controlam os músculos da cabeça e pescoço, o que leva à rápida expulsão de ar.
“A alta velocidade do fluxo de ar é conseguida pelo aumento da pressão no interior da caixa com as cordas vocais fechada. A súbita abertura das cordas permite que o ar pressurizado flua de volta ao trato respiratório expulsando assim as partículas irritantes da mucosa do nariz”, explica o neurologista.

Espirros também podem ser tratados

“Vários medicamentos estão disponíveis para ajudar a controlar essa reação. Os anti-histamínicos atuam principalmente bloqueando a ação da histamina nos receptores localizados nos vasos sanguíneos no nariz. Descongestionantes estimulam os receptores situados nos mesmos vasos e diminuem a congestão nasal, diminuindo a irritação da mucosa. Esteróides nasais tópicos são utilizados em pacientes alérgicos ao reduzir o número de células inflamatórias e, em última análise, inibindo a liberação de histamina”.

Pq espirramos quando estamos gripado

O ato de espirrar é um movimento involuntário das vias respiratórias para expulsar qualquer substância estranha do organismo como poeira, pólen, vírus, ácaros, entre outros. Isso acontece pois uma função do nariz é limpar o ar inalado, fazendo com que a maioria das partículas e sujeiras fique presa no muco., para depois ser digerido pelo estômago. Dessa maneira o corpo neutraliza potenciais invasores causadores de doenças. No entanto, se uma destas partículas irrita o nariz ou a garganta, pode desencadear um espirro. 

Causas Espirro

Como já foi dito, o espirro é causado por uma irritação no nariz ou garganta devido à presença de substâncias estranhas. No entanto, alguns outros motivos podem causar um espirro:, como doenças respiratórias, como gripes comuns e resfriados; alergias; outras doenças virais; presença de poeira ou ácaros em excesso no ambiente; inalação de certos tipos de medicamentos ou drogas; inalação de ar muito frio; traumas ou lesões no nariz (menos comum).

Sintomas Espirros

O espirro não tem sintomas, porque é uma reação involuntária natural do corpo humano quando. Quando o nervo trigêmeo, responsável pelo controle motor da face, identifica uma irritação e envia um sinal ao cérebro. Com isso, os músculos das costas e abdômen se contraem fazendo com que aconteça uma violenta saída de ar, que pode chegar a 160 km/h.

Tratamento Espirro

O espirro não tem cura, já que não é uma doença, e sim o movimento involuntário das vias aéreas superiores. No entanto, para quem apresenta crises de espirro devido a alergias, pode ser recomendado tratamento específico. Todavia, alguns medicamentos ajudam o paciente a parar de espirrar, como Allegra D, Claritin D, Loratadina, Nasonex, entre outros. 

A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Marque uma consulta

É bom espirrar quando está gripado?

Ele elimina de nossas vias aéreas organismos que estão causando algum mal, como o vírus da gripe e o do resfriado ou, ainda, organismos que estão desencadeando alergia, como poeira e pólen. Assim sendo, os espirros ajudam a proteger nosso corpo.

Porque a gripe faz espirrar?

Espirros são reflexos do organismo diante de obstruções e agentes estranhos nas vias respiratórias. Mas por que espirramos quando temos gripes e resfriados? O ato de espirrar corresponde a uma resposta reflexa decorrente da congestão nasal ou da irritação da mucosa.

Qual é a função do espirro?

O ato de espirrar é um movimento involuntário das vias respiratórias para expulsar qualquer substância estranha do organismo como poeira, pólen, vírus, ácaros, entre outros.

Quais sinais que a gripe está indo embora?

Um ponto em comum entre essas infecções é que ambas afetam os seios da face, fossas nasais e a faringe, parte superior da garganta que se liga a boca, nariz e ouvidos. Por esse motivo, os sintomas de gripe e resfriado mal curados incluem sinusite, otite, faringite e outras inflamações localizadas.